LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TIRINHAS: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO COM ALUNOS SURDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Eva dos Reis Araújo Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.154

Resumo

O presente artigo apresenta uma experiência vivida durante a aplicação de um Projeto de Estágio de Língua Portuguesa, utilizando o gênero textual “tirinha”, em uma escola especializada em Educação de Surdos. As aulas foram ministradas em Libras e os alunos responderam questões de interpretação dos textos propostos utilizando o português escrito e produziram tirinhas para a confecção de um livrinho. Os resultados dessa aplicação são discutidos e os problemas encontrados são analisados. O artigo também aborda, de maneira sucinta, a história da Educação de Surdos no Brasil e discute quais são as maiores dificuldades encontradas no ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos. Conclui-se através deste trabalho que ainda há muito a ser feito em relação à Educação de Surdos no Brasil e se confirma a hipótese de que os professores de Português devem ser devidamente capacitados para oferecerem um melhor desenvolvimento cognitivo a seus alunos surdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eva dos Reis Araújo Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Letras, licenciatura em Língua Portuguesa e graduanda em Letras, bacharelado em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Cursou parte do primeiro curso de graduação na Universidade de Coimbra, Portugal. Pós-graduanda em Tradução/Interpretação e Docência de Libras, pela Uníntese. Cursa Libras no Centro de Extensão da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG. Atua como bolsista de Iniciação Científica em Libras/Fonologia, na Faculdade de Letras (UFMG). Foi voluntária no Projeto de Extensão de “Formação de Professores de Português como Segunda Língua para Alunos Surdos”, também na Fale/UFMG e participou de monitorias, estágios, oficinas, eventos, palestras e apresentação de trabalhos relacionados a Libras.

Mais informações: http://lattes.cnpq.br/2171435872395281

 

Downloads

Publicado

2014-05-31

Como Citar

Araújo Barbosa, E. dos R. (2014). LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TIRINHAS: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO COM ALUNOS SURDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 2(1), 345–372. https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.154