LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TIRINHAS: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO COM ALUNOS SURDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Eva dos Reis Araújo Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.154

Resumo

O presente artigo apresenta uma experiência vivida durante a aplicação de um Projeto de Estágio de Língua Portuguesa, utilizando o gênero textual “tirinha”, em uma escola especializada em Educação de Surdos. As aulas foram ministradas em Libras e os alunos responderam questões de interpretação dos textos propostos utilizando o português escrito e produziram tirinhas para a confecção de um livrinho. Os resultados dessa aplicação são discutidos e os problemas encontrados são analisados. O artigo também aborda, de maneira sucinta, a história da Educação de Surdos no Brasil e discute quais são as maiores dificuldades encontradas no ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos. Conclui-se através deste trabalho que ainda há muito a ser feito em relação à Educação de Surdos no Brasil e se confirma a hipótese de que os professores de Português devem ser devidamente capacitados para oferecerem um melhor desenvolvimento cognitivo a seus alunos surdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eva dos Reis Araújo Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Letras, licenciatura em Língua Portuguesa e graduanda em Letras, bacharelado em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Cursou parte do primeiro curso de graduação na Universidade de Coimbra, Portugal. Pós-graduanda em Tradução/Interpretação e Docência de Libras, pela Uníntese. Cursa Libras no Centro de Extensão da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG. Atua como bolsista de Iniciação Científica em Libras/Fonologia, na Faculdade de Letras (UFMG). Foi voluntária no Projeto de Extensão de “Formação de Professores de Português como Segunda Língua para Alunos Surdos”, também na Fale/UFMG e participou de monitorias, estágios, oficinas, eventos, palestras e apresentação de trabalhos relacionados a Libras.

Mais informações: http://lattes.cnpq.br/2171435872395281

 

Downloads

Publicado

2014-05-31

Como Citar

Araújo Barbosa, E. dos R. (2014). LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TIRINHAS: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO COM ALUNOS SURDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 2(1), 345–372. https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.154