MASCULINIDADES E SEXISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o que os meninos perdem com isso?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.15270

Palavras-chave:

Meninos e Educação Infantil, Gênero e Infância, Masculinidades

Resumo

Esse estudo é um recorte de pesquisa de mestrado intitulada “Masculinidades como práticas sociais: perspectiva dos meninos da Educação Infantil” que problematizou as masculinidades e as questões de gênero, por meio da observação de práticas sociais de um grupo de quinze crianças com idade entre quatro e cinco anos de uma turma de primeiro período de instituição de Educação Infantil de Sobradinho, Distrito Federal. A pesquisa observou como perspectivas sobre gênero, valores e normas são passadas e recebidas pelas crianças e quais masculinidades faziam parte da dinâmica da instituição, dos discursos e rotinas. O presente artigo busca apontar práticas produtoras de desigualdades e também visibilizar a forma como os meninos são educados e cuidados e como se cuidam e negociam suas práticas. Esse texto, seguindo a linha da pesquisa, utiliza os aportes teóricos da Sociologia da Infância, dos Estudos de Gênero e dos Estudos das Masculinidades e é uma investigação de caráter descritivo qualitativo realizada através de observação participante, com registros fotográficos, gravação de voz e transcrição de falas. Chegou-se à conclusão que a instituição de Educação Infantil legitima normas de gênero e carrega marcas sexistas que são evidenciadas nas práticas pedagógicas; que os meninos estão ressignificando suas ações; e que o caminho em busca de uma Pedagogia da Escuta - não preconceituosa e transformadora – ainda precisa ser melhor percorrido.

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Biografia do Autor

Danielle Atta, Universidade de Brasília - UnB

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Graduada em História e Pedagogia e Pós-graduada em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade e em Educação Infantil. Pedagoga - Orientadora Educacional na Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Monique Aparecida Voltarelli, Universidade de Brasília - UnB

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Docente da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em
Educação Modalidade Profissional da Universidade de Brasília (PPGEMP-UnB). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre os Estudos Sociais da Infância (GEPESI-UnB).

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

Atta, D., & Voltarelli, M. A. (2024). MASCULINIDADES E SEXISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o que os meninos perdem com isso?. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 12(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.15270

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: A educação em disputa: Gênero, cruzadas e formas de resistência