DESAFIOS DO PROGRAMA “GOIÁS TEC – ENSINO MÉDIO AO ALCANCE DE TODOS”

Autores

  • Udna Lemos Torres Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Dr. Pedro Ludovico. Quirinópolis, GO
  • Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho Universidade Estadual de Goias - UEG https://orcid.org/0000-0002-0896-1362
  • Juliana Simião Ferreira Universidade Estadual de Goiás - UEG

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.15198

Palavras-chave:

Programa de Ensino Estadual, Tecnologias Educacionais, Aprendizagem, Ensino

Resumo

O Programa “GOIÁS TEC – Ensino Médio ao Alcance de Todos”, oferta o Ensino Médio regular com o uso de ferramentas tecnológicas, sendo composto por aulas ministradas em estúdio, por professores habilitados por área de conhecimento, transmitidas, via satélite, em tempo real, aos estudantes que estarão na sala de aula interativa da sua comunidade. O propósito é a implantação do Ensino Médio por Mediação Tecnológica em distritos, zonas rurais e regiões de difícil acesso ou que possuam carência de professores habilitados para lecionarem. A partir disso, este estudo teve como objetivo investigar as possíveis contribuições deste programa para os alunos participantes em zonas rurais de Quirinópolis, Goiás. A pesquisa foi realizada por meio de questionário, com questões de múltipla escolha e questões abertas aplicadas aos estudantes, utilizando como ferramenta o Google Forms. Ao analisarmos as respostas, verificamos, entre os pontos positivos: a qualificação dos professores e a possibilidade de rever novamente as aulas em casa em outro horário. Quanto aos pontos negativos, os alunos mencionaram: as dúvidas em alguns conteúdos, também foi informado que alguns alunos não se adaptaram ao método de ensino, além da internet de má qualidade e falta de energia elétrica na escola, no horário da transmissão das aulas. Diante desse cenário, para um bom desempenho deste modelo de ensino, acreditamos que deve haver acompanhamento pedagógico e monitoramento técnico diários, durante todo o processo de execução no período letivo, para que os problemas sejam sanados, à medida que surjam.

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Biografia do Autor

Udna Lemos Torres, Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Dr. Pedro Ludovico. Quirinópolis, GO

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás (2007) e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2015). Pós Graduada em Docência e Inovação na Educação Básica pela Universidade Estadual de Goiás (2022).

Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho, Universidade Estadual de Goias - UEG

Pós-doutorado e doutorado pela PUC de Campinas (2021). Docente Permanente do Programa de Pós-graduação-Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC), na Universidade Estadual de Goiás (UEG). Tem experiência na Educação nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, ensino de ciências e biologia.

Juliana Simião Ferreira, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Doutora em Ecologia e Evolução pela UFG (2013). Docente permanente do Programa de Pós-graduação-Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Universidade Estadual de Goiás (UEG). Tem experiência na área de Ecologia aquática; Ensino de Ciências; Ensino por investigação e Popularização da Ciência.

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Publicado

2023-12-04

Como Citar

Torres, U. L. ., Fialho, W. C. G. ., & Ferreira, J. S. . (2023). DESAFIOS DO PROGRAMA “GOIÁS TEC – ENSINO MÉDIO AO ALCANCE DE TODOS”. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 11(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.15198

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: Escolarização de crianças e jovens no Brasil entre o século XIX e o século XX