GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural

Autores

  • Edna Martins Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
  • Vanessa Dias Moretti Universidade Federal de São Paulo - Unifesp https://orcid.org/0000-0003-2435-5773

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.15143

Palavras-chave:

Teoria histórico-cultural, Vigotski, Teoria da Atividade

Resumo

Apresentação do dossiê temático: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva Histórico-Cultural

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edna Martins, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP no Programa de Pós-graduação em Educação. Desenvolve pesquisas na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, com ênfase em Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Práticas educativas, relação família-escola, inlcusão de pessoas com deficiência e relações étnico-raciais.

Vanessa Dias Moretti, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Desenvolve pesquisas em Educação Matemática focando especialmente a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática, aprendizagem da docência, atividade de ensino, teoria histórico-cultural e teoria da objetivação.

Referências

ANDRADE, Juliana Ribeiro. Práticas Lúdicas e a Organização do Ensino da Matemática: Movimento dos Sentidos na Formação Docente. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, 2020.

AMORIM, Gisele Mendes. Matemática na Educação Infantil? Contribuições da Atividade Orientadora de Ensino para a (re)organização da prática docente.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, 2015.

ARRUDA, Fábio Pinto de. Aprendizagem de projetos no ensino técnico: contribuições da teoria histórico-cultural para o desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes. Dissertação (Mestrado em Educação ) - Universidade Federal de São Paulo, 2016.

AVELINO, Márcia da Conceição. Leituras docentes da desatenção atenta: uma leitura histórico- cultural sobre o TDAH. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, 2021.

BELIEIRO, Fernando Granja. A fogueira, o cachimbo e a escola: Sentidos e significados de escolarização para famílias de uma aldeia Guarani Mbya. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, 2020.

CASTILHO, Raquel Camalionte. O 'encontro' com o Mapa e a Geografia no sexto ano do ensino fundamental na escola: contribuições da Teoria Cultural da Objetivação. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, 2019.

DAVÍDOV, Vasili. La Enseñanza Escolar y el Desarrollo Psiquico: Investigación psicológica y experimental. Editorial Progresso. Moscu, 1988.

FERREIRA, Priscilla Antunes. Significados e Sentidos de escolarização para famílias e estudantes do ensino médio Técnico: um estudo à luz da teoria Histórico-Cultural. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, 2019.

LEMOS, Priscila Tavares Coelho de. Relação família-escola: os sentidos e os significados atribuídos por famílias de crianças de camadas populares sobre educação escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, 2019.

LEONTIEV, Alexis.Actividad, Consciencia, Personalidad. Ciudad de La Habana: Editorial Pueblo Y Educación, 1983.

MOURA, Manoel O. et al. Atividade Orientadora de Ensino como unidade entre ensino e aprendizagem. In: A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília: Liber livro, 2010.

OLIVEIRA, Sidney de Paula. Cotas Raciais ou Sistema Universal: Um estudo sobre o Acesso de estudantes negros na Universidade Federal de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, 2018.

RADFORD, Luis. Elementos de una teoria cultural de la objetivación. In: Relime, Número Especial, 2006, p. 103-129.

ROMEIRO, Iraji de Oliveira. O movimento do pensamento teórico de professores sobre o conceito de fração e o sentido atribuído aos materiais didáticos na atividade de ensino. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, 2017.

ROMEIRO, Iraji de Oliveira. Formas de generalização no processo formativo de professores envolvendo elementos do conhecimento algébrico nos anos iniciais. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, 2023.

SANTOS, Fernanda Cristina Ferreira. Desenvolvimento do pensamento algébrico de professores dos anos iniciais em atividade de ensino: o pensamento teórico mediado por conceitos algébricos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, 2020.

SILVA, Cintia Quina Da. “Gente, o que é macumba?”: sentidos e significados construídos acerca das religiões de matrizes africanas. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de São Paulo, 2020a.

SILVA, Maria Vanusia de Oliveira. A organização da Atividade de Ensino dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais para promover a aprendizagem dos alunos em situação de vulnerabilidade social. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, 2020b.

SILVA, Lidiane Aparecida Araujo da. Trajetórias de escolarização de universitários com deficiência e a lei de cotas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, 2022.

SMITH ANGELO, Alex Garcia. O Desenvolvimento do Pensamento Teórico de Professores em um Contexto de Jogos Digitais e das Tecnologias de Informação e Comunicação (Tics). Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, 2021.

SOUZA FILHO, Edmundo Fernandes; MARTINS, Edna. Contribuições da teoria histórico-cultural para a compreensão das questões raciais na educação escolar. Educação e Pesquisa, v. 48, 2022.

SOUZA FILHO, Edmundo Fernandes. SIGNIFICADOS E SENTIDOS DO ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: um estudo sobre as cotas raciais a partir da teoria histórico-cultural. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, 2018.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. 2ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

VIRGENS, Wellington Pereira das. Problemas Desencadeadores de Aprendizagem na organização do Ensino: sentidos em movimento na formação de professores de matemática. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, 2019.

ZEFERINO, Lidiane Chaves. Aprender a ensinar Frações a partir do conceito de Atividade Orientadora de Ensino: um estudo com professores de quartos e quintos anos do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, 2016.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Martins, E., & Moretti, V. D. . (2023). GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 11(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.15143

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)