GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.15143Palavras-chave:
Teoria histórico-cultural, Vigotski, Teoria da AtividadeResumo
Apresentação do dossiê temático: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva Histórico-Cultural
Downloads
Métricas
Referências
ANDRADE, Juliana Ribeiro. Práticas Lúdicas e a Organização do Ensino da Matemática: Movimento dos Sentidos na Formação Docente. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, 2020.
AMORIM, Gisele Mendes. Matemática na Educação Infantil? Contribuições da Atividade Orientadora de Ensino para a (re)organização da prática docente.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, 2015.
ARRUDA, Fábio Pinto de. Aprendizagem de projetos no ensino técnico: contribuições da teoria histórico-cultural para o desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes. Dissertação (Mestrado em Educação ) - Universidade Federal de São Paulo, 2016.
AVELINO, Márcia da Conceição. Leituras docentes da desatenção atenta: uma leitura histórico- cultural sobre o TDAH. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, 2021.
BELIEIRO, Fernando Granja. A fogueira, o cachimbo e a escola: Sentidos e significados de escolarização para famílias de uma aldeia Guarani Mbya. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, 2020.
CASTILHO, Raquel Camalionte. O 'encontro' com o Mapa e a Geografia no sexto ano do ensino fundamental na escola: contribuições da Teoria Cultural da Objetivação. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, 2019.
DAVÍDOV, Vasili. La Enseñanza Escolar y el Desarrollo Psiquico: Investigación psicológica y experimental. Editorial Progresso. Moscu, 1988.
FERREIRA, Priscilla Antunes. Significados e Sentidos de escolarização para famílias e estudantes do ensino médio Técnico: um estudo à luz da teoria Histórico-Cultural. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, 2019.
LEMOS, Priscila Tavares Coelho de. Relação família-escola: os sentidos e os significados atribuídos por famílias de crianças de camadas populares sobre educação escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, 2019.
LEONTIEV, Alexis.Actividad, Consciencia, Personalidad. Ciudad de La Habana: Editorial Pueblo Y Educación, 1983.
MOURA, Manoel O. et al. Atividade Orientadora de Ensino como unidade entre ensino e aprendizagem. In: A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília: Liber livro, 2010.
OLIVEIRA, Sidney de Paula. Cotas Raciais ou Sistema Universal: Um estudo sobre o Acesso de estudantes negros na Universidade Federal de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, 2018.
RADFORD, Luis. Elementos de una teoria cultural de la objetivación. In: Relime, Número Especial, 2006, p. 103-129.
ROMEIRO, Iraji de Oliveira. O movimento do pensamento teórico de professores sobre o conceito de fração e o sentido atribuído aos materiais didáticos na atividade de ensino. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, 2017.
ROMEIRO, Iraji de Oliveira. Formas de generalização no processo formativo de professores envolvendo elementos do conhecimento algébrico nos anos iniciais. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, 2023.
SANTOS, Fernanda Cristina Ferreira. Desenvolvimento do pensamento algébrico de professores dos anos iniciais em atividade de ensino: o pensamento teórico mediado por conceitos algébricos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, 2020.
SILVA, Cintia Quina Da. “Gente, o que é macumba?”: sentidos e significados construídos acerca das religiões de matrizes africanas. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de São Paulo, 2020a.
SILVA, Maria Vanusia de Oliveira. A organização da Atividade de Ensino dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais para promover a aprendizagem dos alunos em situação de vulnerabilidade social. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, 2020b.
SILVA, Lidiane Aparecida Araujo da. Trajetórias de escolarização de universitários com deficiência e a lei de cotas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, 2022.
SMITH ANGELO, Alex Garcia. O Desenvolvimento do Pensamento Teórico de Professores em um Contexto de Jogos Digitais e das Tecnologias de Informação e Comunicação (Tics). Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, 2021.
SOUZA FILHO, Edmundo Fernandes; MARTINS, Edna. Contribuições da teoria histórico-cultural para a compreensão das questões raciais na educação escolar. Educação e Pesquisa, v. 48, 2022.
SOUZA FILHO, Edmundo Fernandes. SIGNIFICADOS E SENTIDOS DO ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: um estudo sobre as cotas raciais a partir da teoria histórico-cultural. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, 2018.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. 2ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
VIRGENS, Wellington Pereira das. Problemas Desencadeadores de Aprendizagem na organização do Ensino: sentidos em movimento na formação de professores de matemática. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, 2019.
ZEFERINO, Lidiane Chaves. Aprender a ensinar Frações a partir do conceito de Atividade Orientadora de Ensino: um estudo com professores de quartos e quintos anos do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Edna Martins, Vanessa Dias Moretti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.