CONCEPÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO: (re)elaborações de sentidos sobre pessoas com deficiência

Autores

  • Luciana de Abreu Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - IFSULDEMINAS
  • Maria de Fátima Carvalho Univesidade Federal de São Paulo - Unifesp

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.15035

Palavras-chave:

Psicologia histórico-cultural, Formação de Professores, Inclusão Educacional

Resumo

Ao tratar da escolarização da pessoa com deficiência, as diretrizes para formação docente transitam entre posições genéricas sobre diversidade e a instrumentalização para o atendimento educacional especializado, versando sobre o professor generalista, amparado pelo especialista, sem que se aprofunde em como se dão suas formações. Assumindo os cursos de formação docente como espaços privilegiados de (re)construção de saberes para a prática educacional, neste artigo, propõe-se a investigação dos modos como estudantes de cursos de Pedagogia elaboram questões relacionadas à educação da pessoa com deficiência e ao papel da graduação na construção de conhecimentos sobre o tema. Fundamentado pela Psicologia Histórico-cultural e pelos estudos da linguagem numa perspectiva dialógico-enunciativa, o trabalho envolveu a elaboração/conceituação da ideia de concepção e a realização de rodas de conversas com graduandas de três universidades paulistas sobre a escolarização de estudantes com deficiência. A análise e discussão a partir da áudio-gravação das rodas evidenciam como concepções elaboradas pelas estudantes trazem significados sobre deficiência; sobre a formação na universidade; e sobre a escola e o fazer docente, arrematados pelas indefinições do tema, constituindo-se não como conceitos, mas como saberes em elaboração. A reflexão aqui proposta contribui para a problematização da formação com vistas à transformação de expectativas e práticas que orientam a relação de professores em formação com conhecimentos sobre a pessoa com deficiência e sua educação. Ainda, apontam-se as rodas de conversa como potencial espaço formativo em uma perspectiva dialógica de reelaboração de saberes e práticas.

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Biografia do Autor

Luciana de Abreu Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - IFSULDEMINAS

Pedagoga (UNESP-2007), Mestre em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência (UNIFESP-2012) e Doutora em Educação (USP- 2018). Professora nos cursos de formação docente do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas.

Maria de Fátima Carvalho, Univesidade Federal de São Paulo - Unifesp

Psicóloga. Mestre em Educação Especial (UFSCar, 1996) e Doutora em Educação (UNICAMP, 2004). Estágios pós-doutoramento: USP, 2006; UMinho, 2022; Unicamp, 2022. Docente e pesquisadora do Departamento de Educação, curso de Pedagogia e Programa Pós Graduação em Educação e Saúde Infância e Adolescência - Unifesp.

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Nascimento, L. de A., & Carvalho, M. de F. (2023). CONCEPÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO: (re)elaborações de sentidos sobre pessoas com deficiência. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 11(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.15035

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural

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