EDUCAÇÃO E VULNERABILIDADE SOCIAL: reflexões, práticas, desafios e um novo horizonte de mudanças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.14761

Palavras-chave:

Vulnerabilidade social, Educação, Equidade Educacional

Resumo

O presente dossiê “Educação e Vulnerabilidade Social” da Revista Olhares traz artigos que abordaram questões teórico-metodológicas e resultados de pesquisas sobre processos educacionais e práticas de formação de professores fundamentados na discussão sobre Educação e sua relação com vulnerabilidade e risco social. Há nele produções sobre arte e emancipação, trajetórias de jovens na escola, vulnerabilidade e educação de jovens e adultos, estudos sobre vulnerabilidade social e projetos do terceiro setor, atuação dos professores e experiências de oficinas com jovens em situação de vulnerabilidade social. Os trabalhos têm representações de diferentes regiões e estados brasileiros como Pará, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Maranhão, Amapá, o que demonstra o quanto as instituições de pesquisa e universidades, ao longo de todo o Brasil, tem compreensão da relevância desse tema de pesquisa para compreender as situações vividas e os horizontes de mudanças que precisam ser vislumbrados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luiz Renato Rodrigues Carreiro, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), especialista em Neurobiologia pela UFF, mestre e doutor em Ciências – Fisiologia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento – PPG-DD (Conceito 7 pela Capes) Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Nível 1D.

Marcos Vinícius de Araújo, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Marcos Vinícius de Araújo - Psicólogo e professor de Psicologia com mestrado e doutorado na área de Distúrbios do Desenvolvimento. Foi Editor da Seção de Psicologia e Educação da revista Psicologia: Teoria e Prática. Foi Vice coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo seres Humanos da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Coordenador do curso de Psicologia da UPM entre 2018 e 2020. Atualmente desenvolve trabalhos de pesquisa e extensão na área da Educação em região de vulnerabilidade social. Coordena o grupo de Pesquisa “Educação, Inclusão e Vulnerabilidade Social”.

Edna Martins, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Psicóloga, doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professora associada do Departamento de Educação e do Programa de Pós graduação em Educação  da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp.

Referências

ARAÚJO, M. V.; CARVALHO, A. M. Uma introdução crítica à Psicologia Escolar. In: Rinaldo Molina; Carla Biancha Angelucci. (Org.). Interfaces entre Psicologia e Educação: desafios para a formação do Psicólogo. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012, v. 1, p. 37-44.

CARREIRO, L.R.R.; ARAÚJO, M.V.; PRADO, E.F.A; BISSOLI, E.B. Vivências na pandemia da covid-19 e aprendizados sobre família e escola. Editora CRV, no prelo.

ÉRNICA, Mauricio e BATISTA, Antônio Augusto Gomes. A escola, a metrópole e a vizinhança vulnerável. Caderno de Pesquisa, vol.42, no.146, p.640-666. Ago 2012.

RIBEIRO, V. M.; VÓVIO, C. L. Desigualdade escolar e vulnerabilidade social no território. Educar em Revista, Edição Especial n. 2, p. 71-87, 2017.

SAMMONS, P. As características-chave das escolas eficazes. In: BROOKE, N.; SOARES, J. F. Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora da UFMG, p. 335-382, 2008.

SANT’ANNA, Maria Josefina Gabriel. O papel do território na configuração das oportunidades educativas: efeito escola e efeito vizinhança. In: CARNEIRO, Sandra de Sá; SANT’ANNA, Maria Josefina Gabriel. Cidade: olhares e trajetórias. Rio de Janeiro: Garamond, 2009. p. 167-192.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

Carreiro, L. R. R. ., Araújo, M. V. de ., & Martins, E. (2022). EDUCAÇÃO E VULNERABILIDADE SOCIAL: reflexões, práticas, desafios e um novo horizonte de mudanças . Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 10(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.14761

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural