EDUCAÇÃO E VULNERABILIDADE SOCIAL: reflexões, práticas, desafios e um novo horizonte de mudanças
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.14761Palavras-chave:
Vulnerabilidade social, Educação, Equidade EducacionalResumo
O presente dossiê “Educação e Vulnerabilidade Social” da Revista Olhares traz artigos que abordaram questões teórico-metodológicas e resultados de pesquisas sobre processos educacionais e práticas de formação de professores fundamentados na discussão sobre Educação e sua relação com vulnerabilidade e risco social. Há nele produções sobre arte e emancipação, trajetórias de jovens na escola, vulnerabilidade e educação de jovens e adultos, estudos sobre vulnerabilidade social e projetos do terceiro setor, atuação dos professores e experiências de oficinas com jovens em situação de vulnerabilidade social. Os trabalhos têm representações de diferentes regiões e estados brasileiros como Pará, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Maranhão, Amapá, o que demonstra o quanto as instituições de pesquisa e universidades, ao longo de todo o Brasil, tem compreensão da relevância desse tema de pesquisa para compreender as situações vividas e os horizontes de mudanças que precisam ser vislumbrados.
Downloads
Métricas
Referências
ARAÚJO, M. V.; CARVALHO, A. M. Uma introdução crítica à Psicologia Escolar. In: Rinaldo Molina; Carla Biancha Angelucci. (Org.). Interfaces entre Psicologia e Educação: desafios para a formação do Psicólogo. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012, v. 1, p. 37-44.
CARREIRO, L.R.R.; ARAÚJO, M.V.; PRADO, E.F.A; BISSOLI, E.B. Vivências na pandemia da covid-19 e aprendizados sobre família e escola. Editora CRV, no prelo.
ÉRNICA, Mauricio e BATISTA, Antônio Augusto Gomes. A escola, a metrópole e a vizinhança vulnerável. Caderno de Pesquisa, vol.42, no.146, p.640-666. Ago 2012.
RIBEIRO, V. M.; VÓVIO, C. L. Desigualdade escolar e vulnerabilidade social no território. Educar em Revista, Edição Especial n. 2, p. 71-87, 2017.
SAMMONS, P. As características-chave das escolas eficazes. In: BROOKE, N.; SOARES, J. F. Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora da UFMG, p. 335-382, 2008.
SANT’ANNA, Maria Josefina Gabriel. O papel do território na configuração das oportunidades educativas: efeito escola e efeito vizinhança. In: CARNEIRO, Sandra de Sá; SANT’ANNA, Maria Josefina Gabriel. Cidade: olhares e trajetórias. Rio de Janeiro: Garamond, 2009. p. 167-192.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Luiz Renato Rodrigues Carreiro, Marcos Vinícius de Araújo, Edna Martins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.