EDUCAÇÃO E VULNERABILIDADE SOCIAL: reflexões, práticas, desafios e um novo horizonte de mudanças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.14761

Palavras-chave:

Vulnerabilidade social, Educação, Equidade Educacional

Resumo

O presente dossiê “Educação e Vulnerabilidade Social” da Revista Olhares traz artigos que abordaram questões teórico-metodológicas e resultados de pesquisas sobre processos educacionais e práticas de formação de professores fundamentados na discussão sobre Educação e sua relação com vulnerabilidade e risco social. Há nele produções sobre arte e emancipação, trajetórias de jovens na escola, vulnerabilidade e educação de jovens e adultos, estudos sobre vulnerabilidade social e projetos do terceiro setor, atuação dos professores e experiências de oficinas com jovens em situação de vulnerabilidade social. Os trabalhos têm representações de diferentes regiões e estados brasileiros como Pará, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Maranhão, Amapá, o que demonstra o quanto as instituições de pesquisa e universidades, ao longo de todo o Brasil, tem compreensão da relevância desse tema de pesquisa para compreender as situações vividas e os horizontes de mudanças que precisam ser vislumbrados.

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Biografia do Autor

  • Luiz Renato Rodrigues Carreiro, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Graduado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), especialista em Neurobiologia pela UFF, mestre e doutor em Ciências – Fisiologia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento – PPG-DD (Conceito 7 pela Capes) Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Nível 1D.

  • Marcos Vinícius de Araújo, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Marcos Vinícius de Araújo - Psicólogo e professor de Psicologia com mestrado e doutorado na área de Distúrbios do Desenvolvimento. Foi Editor da Seção de Psicologia e Educação da revista Psicologia: Teoria e Prática. Foi Vice coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo seres Humanos da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Coordenador do curso de Psicologia da UPM entre 2018 e 2020. Atualmente desenvolve trabalhos de pesquisa e extensão na área da Educação em região de vulnerabilidade social. Coordena o grupo de Pesquisa “Educação, Inclusão e Vulnerabilidade Social”.

  • Edna Martins, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

    Psicóloga, doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professora associada do Departamento de Educação e do Programa de Pós graduação em Educação  da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp.

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Publicado

2022-12-28

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural

Como Citar

Carreiro, L. R. R. ., Araújo, M. V. de ., & Martins, E. (2022). EDUCAÇÃO E VULNERABILIDADE SOCIAL: reflexões, práticas, desafios e um novo horizonte de mudanças . Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 10(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.14761