ADOLESCÊNCIA À MARGEM: projeto de vida na educação de jovens e adultos

Autores

  • Mateus Carmona Maciel Pontifícia Universidade Católica de Campinas/PUC-Campinas
  • Letícia Lovato Dellazzana-Zanon Pontifícia Universidade Católica de Campinas/PUC-Campinas

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.14519

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Adolescência, Projeto de Vida

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar os projetos de vida de adolescentes da Educação de Jovens e Adultos. Participaram do estudo 16 adolescentes de 15 a 18 anos estudantes de uma região de nível socioeconômico baixo de Campinas, SP. Os instrumentos utilizados foram: Entrevista de Dados Sociodemográficos e Entrevista Semiestruturada sobre Projetos de Vida. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo, utilizando o modelo aberto de categorização. Foram elencadas as seguintes categorias: Trabalho, Bens Materiais, Relacionamento Afetivo, Reconhecimento e Autonomia, Ajuda a Outrem e Estudo. Observou-se que a maior parte dos projetos de vida dos adolescentes objetiva conquista de um trabalho, estabilidade financeira, aquisição de bens e acesso a serviços básicos. Além disso, observou-se que os adolescentes constroem seus projetos de vida com o objetivo de ajudar suas famílias de origem e suas comunidades a construírem uma vida melhor e mais digna. Este estudo chama atenção para importância do trabalho com projetos de vida como uma possível ferramenta emancipadora e transformadora da realidade desses sujeitos e de suas famílias.

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Biografia do Autor

Mateus Carmona Maciel, Pontifícia Universidade Católica de Campinas/PUC-Campinas

Mestre Psicologia pela PUC-Campinas Católica de Campinas. Especialista em Saúde Mental pena Universidade Federal de São Paulo e Psicólogo pela PUC- Campinas. Trabalhou como psicólogo no Projeto Ecoar e atualmente atua como psicólogo em CAPS adulto III na rede de atenção psicossocial de Campinas.

Letícia Lovato Dellazzana-Zanon, Pontifícia Universidade Católica de Campinas/PUC-Campinas

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia PUC-Campinas. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua na área de Psicologia do Desenvolvimento, com ênfase em desenvolvimento do adolescente, construção do projeto de vida, família e maternidade.

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Maciel, M. C. ., & Dellazzana-Zanon, L. L. (2023). ADOLESCÊNCIA À MARGEM: projeto de vida na educação de jovens e adultos. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 11(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.14519