A ATUAÇÃO DO PROFESSOR MEDIADOR ESCOLAR E COMUNITÁRIO EM LONDRINA, PR, FRENTE À PANDEMIA DA COVID - 19
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.14518Palavras-chave:
Professor, Educação, AlunosResumo
Este estudo discute a atuação do Professor Mediador Escolar e Comunitário nas escolas da Rede Municipal de Educação de Londrina, PR, no contexto da pandemia da Covid-19, no período compreendido entre os anos de 2020 a 2022 e analisa, também, as possibilidades e limites no trabalho desempenhado por esse profissional, assim como os reflexos da pandemia na evasão/ abandono escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica e documental. A partir dos dados analisados, os resultados apontam que a desigualdade social já existente anterior à pandemia da Covid-19 promoveu um impacto ainda maior da doença sobre os alunos mais pobres, em situação de vulnerabilidade social. Apontam, também, que o Professor Mediador Escolar e Comunitário exerceu um papel de suma importância na efetivação do direito à educação, à alimentação, na prevenção da evasão escolar e de situações de violência contra crianças e adolescentes. Apesar dos esforços do Professor Mediador Escolar e Comunitário, conclui-se que o formato de ensino remoto, adotado na pandemia da Covid -19, não alcançou a todos os alunos igualmente, sendo a evasão escolar uma demanda superada parcialmente.
Métricas
Referências
ALBUQUERQUE, Dayane. Prefeitura lança programa de mediação de conflitos no ambiente escolar. Disponível em https://blog.londrina.pr.gov.br/?p=60190 Acesso em: 10 mar. 2022.
ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. Políticas Educacionais e pedagogia da exclusão: a escola em xeque no Brasil do século XXI. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n.17, p. 33-44, jan./abr. 2006. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/de/v06n17/v06n17a04.pdf Acesso em 14 mai. 2022.
BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Brasília, DF., 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 21 maio. 2022.
______. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 13 jul. 1990.
______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 30 abr. 2021.
______. Lei nº 11.346 de 15 set. 2006. Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional. Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, D.F., 15. set 2006.
______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
______. Ministério da Saúde. Doença pelo Novo Coronavírus – COVID-19. 2022. Disponível em: file:///C:/Users/55439/Downloads/Boletim_COVID_131_23set22_simp_v1%20bx.pdf. Acesso em: 20 de set.2022.
______. Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Orientações técnicas sobre o PAIF: serviço de proteção e atendimento integral à família – PAIF, segundo a tipificação nacional de serviços socioassistenciais. Brasília: Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2012.
DUTRA, Martinha Clarete. Material para TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por em 18 mai. 2022.
______. Martinha Clarete. Finalização do TCC sobre o Professor Mediador [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por em 19 set. 2022.
GONÇALVES, Juliana. Professores mediadores visitam alunos em situação de vulnerabilidade. 2020. Disponível em: https://blog.londrina.pr.gov.br/?p=81288. Acesso em: 02 mai. de 2021.
______. Busca ativa da rede municipal recuperou 2.762 alunos em risco de evasão escolar. 2020, 2022. Disponível em: https://blog.londrina.pr.gov.br/?p=119977. Acesso em: 10 mar. 2022.
Lenardão, E., Lenardão, E., & Karpinski, A. L. ‛Proposições para o ensino do futuro’: contribuições de Pierre Bourdieu a uma ‘pedagogia racional’. Imagens Da Educação, v.6, n° 3, p.37-48, 2016. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/29315. Acesso em: 10 de mai. 2021.
LONDRINA. Conselho Municipal de Educação de Londrina. Deliberação nº 02/2020, de 01 de setembro de 2020. Institui normas para o desenvolvimento de atividades e estudos escolares não presenciais, em razão da Pandemia da Covid – 19 no âmbito do Sistema Municipal de Ensino de Londrina, tendo em vista a homologação dos Pareceres nº: 05/2020 - CNE/CP, 09/2020 – CNE/CP e 11/2020 – CNE/CP. Disponível em:https://repositorio.londrina.pr.gov.br/index.php/conselho-educacao/deliberacao/34 981-delib-02-2020-jornal-4148-pg-17-27/file. Acesso em: 01 out. 2021.
______. Lei n° 11.631 de 20 de Junho de 2012. Institui o Sistema de informações sobre violência nas escolas da Rede Municipal de Ensino e dá outras providências. 2012. Disponível em https://www1.cml.pr.gov.br/leis/2012/web/LE116312012consol.html. Acesso em: 08 mar.2022.
______. Lei n° 12.467, de 6 de Dezembro de 2016. Cria o Programa Municipal de Práticas Restaurativas nas Escolas Municipais e dá outras providências. 2016. Disponível em: https://www2.cml.pr.gov.br/leis/2016/web/LE124672016consol.html. Acesso em: 08 mar.2022.
______. Lei n° 12.988, de 20 de dezembro de 2019. Institui o Programa Mediação Escolar e Comunitária na Rede Municipal de Ensino de Londrina e dá outras providências. Jornal Oficial do Município de Londrina, Londrina, Paraná, 26 dez. 2019.
______. Prefeitura do Município de Londrina. Decreto nº 334, de 17 de março de 2020. Regulamenta medidas relativas às ações a serem coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde para o enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) decorrente do coronavírus (COVID-19). Disponível em: https://www.londrina.pr.gov.br/images/stories/jornalOficial/Jornal-4023-Exta-Assinado-pdf.pdf#page=226. Acesso em: 18 jun. 2022.
______. Secretaria Municipal de Educação de Londrina. Resolução nº 25, de 27 de Maio de 2020. Orienta as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Londrina sobre o desenvolvimento de atividades escolares não presenciais, em caráter de excepcionalidade, enquanto permanecerem as medidas de isolamento previstas pelas autoridades como prevenção e combate ao coronavírus e dá outras providências. Disponível em: http://repositorio.londrina.pr.gov.br/index.php/menu-educacao/educacao-e-a-covid-19/legislacao17/32254-resolucao-25-comissao-ped/file. Acesso em: 08 mar. 2022.
______. Secretaria Municipal de Educação de Londrina. Prestando contas. 2021a. Disponível em: http://repositorio.londrina.pr.gov.br/index.php/menu-educacao/educacao-e-a-covid-19/34543-gab-prestando-contas/file. Acesso em: 08 mar.2022.
______. Secretaria Municipal de Educação de Londrina. Plano de biossegurança para o retorno às aulas presenciais no contexto da pandemia da covid 19. Londrina, PR., 2021b. Disponível em pl_biosseguranca_4_9-6-21.pdf. Acesso em: 08/06/2022.
MARCON, Karina. A inclusão digital de educadores a distância: Estudo multicaso nas Universidades Abertas do Brasil e de Portugal. 2015. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015.
MINAYO, Maria Cecilia de Souza (Org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 29° Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
ORSO, P. J. Planejamento escolar em tempos de precarização da Educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n°65, p.265-279, out.2015. Disponível em https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8642710 Acesso em: 08 mai. 2021.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Referencial curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações. Curitiba, PR: SEED/PRBNCC, 2018.
Secretaria Municipal de Londrina/ Secretaria Municipal de Educação. Guia de Orientações sobre o Plano de Estudos Dirigidos - PED. Disponível em: http://repositorio.londrina.pr.gov.br/index.php/menu-educacao/educacao-e-a-covid-19/legislacao-17/32258-professores-orientacoes-ped/file. Acesso em: 30 de abr. de 2021.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Bruna Caroline Dayane Fonseca, Beatriz Carmo Lima de Aguiar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.






