A ATUAÇÃO DO PROFESSOR MEDIADOR ESCOLAR E COMUNITÁRIO EM LONDRINA, PR, FRENTE À PANDEMIA DA COVID - 19

Autores

  • Bruna Caroline Dayane Fonseca Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Beatriz Carmo Lima de Aguiar Universidade Estadual de Londrina (UEL) https://orcid.org/0000-0002-6753-3384

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.14518

Palavras-chave:

Professor, Educação, Alunos

Resumo

Este estudo discute a atuação do Professor Mediador Escolar e Comunitário nas escolas da Rede Municipal de Educação de Londrina, PR, no contexto da pandemia da Covid-19, no período compreendido entre os anos de 2020 a 2022 e analisa, também, as possibilidades e limites no trabalho desempenhado por esse profissional, assim como os reflexos da pandemia na evasão/ abandono escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica e documental. A partir dos dados analisados, os resultados apontam que a desigualdade social já existente anterior à pandemia da Covid-19 promoveu um impacto ainda maior da doença sobre os alunos mais pobres, em situação de vulnerabilidade social. Apontam, também, que o Professor Mediador Escolar e Comunitário exerceu um papel de suma importância na efetivação do direito à educação, à alimentação, na prevenção da evasão escolar e de situações de violência contra crianças e adolescentes. Apesar dos esforços do Professor Mediador Escolar e Comunitário, conclui-se que o formato de ensino remoto, adotado na pandemia da Covid -19, não alcançou a todos os alunos igualmente, sendo a evasão escolar uma demanda superada parcialmente.

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Biografia do Autor

Bruna Caroline Dayane Fonseca, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Especialista em Saúde Coletiva com ênfase em Saúde da Família pela Faculdade Pitágoras (2017). Graduanda em Pedagogia na Universidade Estadual de Londrina, com conclusão em 2023.

Beatriz Carmo Lima de Aguiar, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutora em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (2015, UNESP/Marília), Mestre em Educação pela UNESP de Marília/SP (2002), graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (2005) e em Ciências Sociais - UEL (1995).

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Fonseca, B. C. D. ., & Aguiar, B. C. L. de . (2022). A ATUAÇÃO DO PROFESSOR MEDIADOR ESCOLAR E COMUNITÁRIO EM LONDRINA, PR, FRENTE À PANDEMIA DA COVID - 19. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 10(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.14518

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural