PERMANÊNCIA ESCOLAR E A TRAJETÓRIA DE JOVENS DE ESCOLA PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Bruna Faria Simões Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Sônia Cristina Soares Dias Vermelho Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ https://orcid.org/0000-0003-2205-8070

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.14509

Palavras-chave:

Ensino Médio, Escola Pública., Permanência escolar

Resumo

A taxas de abandono escolar no Brasil são altas e ocorrem em sua maioria na escola pública e com jovens em condições de vulnerabilidade. Face a maioria das pesquisas observarem o fenômeno pela ótica da evasão, o objetivo deste trabalho foi analisar pelo da permanência. A pesquisa foi feita em uma escola pública de Ensino Médio da região metropolitana do Rio de Janeiro, foi aplicado um questionário estruturado aos alunos de Ensino Médio, contendo perguntas acerca da trajetória e permanência escolar. Ao todo, 115 alunos responderam o questionário. Os resultados indicaram que a perspectiva de futuro apareceu como principal motivo da permanência escolar, e que a escola é importante para vida, mostrando que a permanência está atrelada a um futuro melhor, relacionado a um trabalho e à garantia de ganho financeiro para melhoria de vida, aspectos que cercam a vida da população mais pobre. A permanência, portanto, indica uma forte relação com o desejo de sair do ciclo ligado a condição de vulnerabilidade, pois apesar do desestímulo pelas dificuldades em aprender, permanecem, pois, têm a esperança de que estudar lhes garantirá um futuro e uma vida melhor.

 

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Biografia do Autor

Bruna Faria Simões, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde; Mestre em Agronomia-Ciência do Solo; Laboratório de Estudos das Ciências. Interesses de pesquisa: Educação em Ciências, Evasão e Permanência Escolar, Educação e Novas Tecnologias.

Sônia Cristina Soares Dias Vermelho, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade (PUCSP), professora adjunta da UFRJ, Laboratório de Estudos das Ciências. Interesses de pesquisa: Educação e Teoria Crítica, pesquisa social e participante, Educação e Novas Tecnologias.

 

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Simões, B. F. ., & Vermelho, S. C. S. D. . (2022). PERMANÊNCIA ESCOLAR E A TRAJETÓRIA DE JOVENS DE ESCOLA PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 10(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.14509

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural