“FALA DA GENTE, SABE?”: cenas de leitura do conto “Rolézim”, de Geovani Martins, com jovens em vulnerabilidade social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.14505

Palavras-chave:

Democratização da leitura, Literatura, justiça Social.

Resumo

O artigo apresenta o recorte de uma pesquisa-ação socialmente crítica que implementou oficinas de língua portuguesa com jovens em vulnerabilidade que integram projetos de inclusão social do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e participam de projeto de extensão Letrajovem. O foco deste trabalho recai sobre a leitura do conto “Rolézim”, de Geovani Martins, o qual foi escolhido pela proximidade da variante linguística empregada, bem como das situações ficcionais, com aquelas vividas pelos participantes das oficinas. A abordagem funda-se na epistemologia freireana e na perspectiva do Letramento Crítico, compreendendo-se a educação como ato político, a literatura como direito humano e a leitura literária como experiência estética singular e multidimensional. Aplicou-se na interpretação dos dados do caderno de campo e da gravação a Análise de Conteúdo, identificando-se categorias neles recorrentes, organizadas em eixos temáticos: conhecimentos sobre o mundo; língua e poder; reconhecimento de desigualdades vividas; ilusão do real e identificação. Nas rodas, a leitura do mundo, as referências culturais e conhecimentos do grupo são acionados. Os resultados indicam que as características do conto e a estratégia de mediação favoreceram o engajamento dos jovens no processo de construção de sentidos, em que acionaram conhecimentos prévios, vivenciaram catarses e elaboraram reflexões crítica. A experiência corroborou a hipótese de que a aproximação com as vivências dos participantes estimularia a interação com o texto e reafirmou a relevância da adoção de perspectivas críticas e colaborativas na democratização da leitura literária com pessoas em vulnerabilidade social. Palavras-chave: Democratização da Leitura. Literatura. Justiça Social.

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Biografia do Autor

Marcia Lisbôa Costa de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Centro de Estudos Sociais - Universidade de Coimbra

Professora adjunta do Departamento de Letras da FFP/UERJ, Docente do PROFLETRAS - FFP/UERJ, do PPLIN-FFP/UERJ e do PPGEDUFFP/UERJ.  Bolsista do Programa PROCIÊNCIA UERJ. Desenvolve investigação de pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, sob supervisão do Professor Doutor Boaventura de Souza Santos.

Karina Rivelli Gonçalves Lima, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Letras/Literaturas pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Durante a graduação atuou como bolsista da Extensão e Iniciação Científica no projeto Letrajovem. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística – FFP/UERJ com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.

 

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Oliveira, M. L. C. de ., & Lima, K. R. G. . (2022). “FALA DA GENTE, SABE?”: cenas de leitura do conto “Rolézim”, de Geovani Martins, com jovens em vulnerabilidade social : . Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 10(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.14505

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural