ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E VULNERABILIDADE SOCIAL: Estudo de projetos pedagógicos de sete cursos de graduação em matemática

Autores

  • Francisco Alexandre de Lima Sales Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA
  • Leila do Socorro Rodrigues Feio Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
  • Eliane Leal Vasquez Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
  • Reullyanne Freitas de Aguiar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.14494

Palavras-chave:

Educação Superior, Projeto Pedagógico, Assistência ao Educando, Formação Inicial do Professor, Matemática

Resumo

O objetivo do artigo foi analisar os projetos pedagógicos do curso de Graduação em Matemática (PPCGM) do Instituto Federal de Ensino do Maranhão (IFMA), enfocando a questão da vulnerabilidade social e sua relação com os objetivos da política de assistência estudantil no Brasil. Com base em pesquisa bibliográfica e documental, os dados foram coletados de setembro a novembro de 2022, e utilizou-se o método de análise de conteúdo, orientado pelo livro de Bardin (2011). Parte das informações foram organizadas em um diagrama construído no software Gephi. A análise dos dados foi estruturada em quatro categorias. Quanto a concepção ideológica dos PPCGM em relação à formação inicial do professor, os resultados mostraram que todos os PPCGM apresentavam um forte embasamento com relação ao contexto social, e também com a organização do currículo. No que tange ao ideário apresentado nas ementas, dos sete PPCGM analisados, seis tinham ementas com temas que discutiam a produção do conhecimento científico, as práticas sociais e diversidade. Além disso, dos sete PPCGM, seis revelaram quatorze autores em que nas suas obras apresentavam o termo descritor “social”, citados como indicação para leitura. Por fim, no que concerne as ações para a permanência, os resultados não são animadores, pois os PPCGM do IFMA não abordam as ações para reduzir a vulnerabilidade social, tão pouco a política de permanência e a conclusão de seus cursos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francisco Alexandre de Lima Sales, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pelo REAMEC, mestre em Engenharia Agrícola (UFC), licenciado em Matemática (FACIG). Atualmente é professor efetivo do IFMA, campus Buriticupu. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Laboratório de Educação Matemática (GEPLEMAT).

Leila do Socorro Rodrigues Feio, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Doutora em Psicologia pela Universidade de Oviedo-ES. Professora Adjunta da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, vinculada ao Departamento de Educação. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática-PPGECEM/REAMEC.

Eliane Leal Vasquez, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Doutora em História da Ciência pela PUC-SP. Professora associada I da UNIFAP. Atualmente, integra o corpo docente permanente do Mestrado Profissional em Ensino de História e Graduação em Matemática.

Reullyanne Freitas de Aguiar, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC - polo UFPA). Mestra em Energias Renováveis. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Matemática. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Laboratório de Educação Matemática.

Referências

ARAÚJO, Sandy Andreza de Lavor; ANDRIOLA, Wagner Bandeira; CAVALCANTE, Sueli Maria de Araújo; CHAGAS, Denise Maria Moreira. Efetividade da assistência estudantil para garantir a permanência discente no ensino superior público brasileiro. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, Vol. 24, n. 3, p. 722-743, Dez. 2019.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Decreto nº 7.234 de 19 de julho de 2010. Diário Oficial da União, no 137, Brasília, Seção 1, 20 de julho de 2010, p. 5.

CHAVES, Taniamara Vizzotto; AMBROSINI, Bianca Bueno; VARGAS, Monica Santanna de; CORREA, Soraya Pereira; SANTOS, Fabiana Pimentel dos; PIMENTEL, Fernando Dias; ZAMBRANO, João Metrione Costa; BETIN, Sidmar da Costa. Reflexões sobre a formação de professores: um relato a partir de práticas com estudantes em vulnerabilidade social. Boletim Técnico-Científico, Santa Maria, Vol. 6, n. 1, p. 81-98, 2020.

COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa; FONSECA, André Dioney; COLARES, Anselmo Alencar. A educação no processo de transformação social. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, Vol. 21, p. e021003, Mai. 2021.

CONDE, Fábio Mamoré; OLIVEIRA, Regina Tereza Cestari de. Políticas para a educação profissional e tecnológica no Brasil (2003-2017). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, Vol. 14, n. esp.3, p. 1797-1812, 2019.

COSTA, Evyla da Silva. Vulnerabilidade Social no Contexto Escolar: Implicações no desempenho e aprendizagem. Campina Grande: Editora Realize, 2019.

FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. 23a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 4a ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GONZÁLEZ, Leandro M. Orientaciones de lectura sobre vulnerabilidad social. In: GONZÁLEZ, Leandro M. Lecturas sobre vulnerabilidad y desigualdad social. Córdoba: Centro de Estudios Avanzados/Conicet, 2009. p. 13. 29.

GOUVEIA, Fernanda Paixão de Souza. A expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no território brasileiro: entre o local e o nacional. Espaço e Economia, Rio de Janeiro, Vol. 5, n. 9, p. 1-18, 2016.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO. Reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. São João dos Patos: IFMA, 2010 a.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO. Projeto de Curso de Licenciatura em Matemática. Zé Doca: IFMA, 2010 b.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO. Projeto do Curso de Licenciatura em Matemática. Codó: IFMA, 2012.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO. Projeto de curso de licenciatura em matemática. Buriticupu: IFMA, 2014.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO. Concurso Público para Provimento de Técnico-administrativos em Educação. São Luis: Fundação Sousandrade, 2016.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Caxias: IFMA, 2017a.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Monte Castelo: IFMA, 2017b.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO. Projeto de Curso de Licenciatura em Matemática. Açailândia: IFMA, 2019.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO. Resultado final do Edital N° 64/2021. Codó: Campus Codó, 2021.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO. Planejamento Estratégico do IFMA 2016-2020. Maranhão. Disponível em: <https://planejamentoestrategico.ifma.edu.br/>. Acesso em: 13 Out. 2022a.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO. Processo seletivo para concessão de auxílio moradia, auxílio transporte e auxílio alimentação. Buriticupu: Campus Buriticupu, 2022b.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO. Edital N° 3/2022 - GAB-MTC/CAMP-MTC/IFMA, 18 de Janeiro de 2022. São Luis: Campus Monte Castelo, 2022c.

INSTITUTO DE PESQUISA APLICADA. IVS - Atlas da Vulnerabilidade Social. Disponível em: <http://ivs.ipea.gov.br/index.php/pt/>. Acesso em: 15 Out. 2022.

MENDES, Maria José de Freitas. Reflexões sobre a formação do professor de matemática. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, Vol. 6, n. 11, p. 109-125, Jan./Jun. 2010.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC. Disponível em: <http://emec.mec.gov.br/>. Acesso em: 15 Out. 2022.

MORENO CROSSLEY, Juan Cristóbal. El concepto de vulnerabilidad social en el debate en torno a la desigualdad: problemas, alcances y perspectivas. Memorias. Miami: Center for Latin American Studies of the University of Miami, 2008.

MONTEIRO, Simone Rocha da Rocha Pires. O marco conceitual da vulnerabilidade social. Sociedade em Debate, Pelotas, Vol. 17, n. 2, p. 29-40, 2012.

PRADO, Eduardo Fraga de Almeida et al. Reflexões sobre a relação família e escola em territórios de vulnerabilidade social. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, Guarulhos, Vol. 8, n. 1, p. 18-32, Abr. 2020.

PRATI, Laíssa Eschiletti; COUTO, Maria Clara P. de Paula; KOLLER, Sílvia Helena. Famílias em vulnerabilidade social: rastreamento de termos utilizados por terapeutas de família. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, Vol. 25, n. 3, p. 403-408, Set. 2009.

REIS, Maria Elídia Teixeira; FIORENTINI, Dario. Formação profissional de professores de matemática em serviço e políticas públicas. Zetetike, Campinas, Vol. 17, Número Temático: Políticas Públicas e Educação Matemática, p. 123-150, 2009.

RODRÍGUEZ-RODRÍGUEZ, José Manuel; GALLARDO-PÉREZ, Henry de Jesús; VILLAMIZAR-JAIMES, Daniel. Condiciones de vulnerabilidad del contexto socioeducativo de la región del Catatumbo que afectan al aprendizaje de las matemáticas, Mundo Fesc, San José de Cúcuta, Vol. 11, n. S4, p. 201-208, 2021.

ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, Vol. 12, n. 34, p. 94-103, Abr. 2007.

SCOTT, Juliano Beck; PROLA, Caroline de Abreu; SIQUEIRA, Aline Cardoso e PEREIRA, Caroline Rubin Rossato. O conceito de vulnerabilidade social no âmbito da psicologia no Brasil: uma revisão sistemática da literatura. Psicologia em Revista. Belo Horizonte, Vol. 24, n. 2, p. 600-615, Ago. 2018.

WINTER, Ana Cristina; MENEGOTTO, Lisiane Machado de Oliveira; ZUCCHETTI, Dinora Tereza. Vulnerabilidade social e educação: uma reflexão na perspectiva da importância da intersetorialidade. Conhecimento & Diversidade, Niterói, Vol. 11, n. 25, p. 165-183 , Set./Dez. 2019.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

Sales, F. A. de L. ., Feio, L. do S. R. ., Vasquez, E. L. ., & Aguiar, R. F. de . (2022). ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E VULNERABILIDADE SOCIAL: Estudo de projetos pedagógicos de sete cursos de graduação em matemática: . Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 10(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.14494

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.