DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: um resgate aos textos de Vigotski

Autores

  • Fabrício Santos Dias de Abreu Secretaria de Educação do Distrito Federal – Centro Universitário Estácio de Brasília.
  • Patrícia Lima Martins Pederiva Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.14482

Palavras-chave:

educação especial, inclusão, psicologia e educação

Resumo

O presente artigo busca analisar o conjunto de textos escritos, entre os anos 20 e 30 do século XX, em que L. S. Vigotski (1896-1934) aborda a questão da deficiência intelectual na tentativa de apontar que o teórico inaugura uma interpretação à frente do seu tempo histórico e que muitas das discussões engendradas por ele tomaram vigor apenas no século XXI com o advento das políticas de inclusão e acessibilidade. O esforço é demonstrar que a totalidade desses escritos aponta para a necessidade de reformulação de atitudes pedagógicas e terapêuticas que focalizam suas práticas apenas nos processos biológicos ou naquilo que se considera deficitário e passível de ajustamentos. O entendimento revolucionário encontra-se em afirmar que as leis que regem o desenvolvimento do ser social não fazem distinções de pessoas, são únicas para todos os indivíduos, e dependem necessariamente da qualidade dos processos mediacionais que se efetivam no intercâmbio entre os humanos. Onde outras teorias postulam a defesa de uma educação reduzida, em conteúdos e interações, a Teoria Histórico-Cultural sustenta que as dificuldades oriundas da deficiência intelectual podem ser compensadas por meio do pleno desenvolvimento social que se efetiva em um meio inclusivo e colaborativo.

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Biografia do Autor

Fabrício Santos Dias de Abreu, Secretaria de Educação do Distrito Federal – Centro Universitário Estácio de Brasília.

Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de Brasília (UnB), em Brasília, DF, Brasil; pedagogo pela mesma instituição; doutorando em Educação na UnB, professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e do Centro Universitário Estácio de Brasília, DF, Brasil.

Patrícia Lima Martins Pederiva, Universidade de Brasília

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), em Brasília, DF, Brasil; Musicista pela mesma instituição. Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB), em Brasília, DF, Brasil; professora da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB), em Brasília, DF, Brasil.

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Abreu, F. S. D. de ., & Pederiva, P. L. M. (2023). DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: um resgate aos textos de Vigotski. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 11(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.14482

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural