DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: um resgate aos textos de Vigotski
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.14482Palavras-chave:
educação especial, inclusão, psicologia e educaçãoResumo
O presente artigo busca analisar o conjunto de textos escritos, entre os anos 20 e 30 do século XX, em que L. S. Vigotski (1896-1934) aborda a questão da deficiência intelectual na tentativa de apontar que o teórico inaugura uma interpretação à frente do seu tempo histórico e que muitas das discussões engendradas por ele tomaram vigor apenas no século XXI com o advento das políticas de inclusão e acessibilidade. O esforço é demonstrar que a totalidade desses escritos aponta para a necessidade de reformulação de atitudes pedagógicas e terapêuticas que focalizam suas práticas apenas nos processos biológicos ou naquilo que se considera deficitário e passível de ajustamentos. O entendimento revolucionário encontra-se em afirmar que as leis que regem o desenvolvimento do ser social não fazem distinções de pessoas, são únicas para todos os indivíduos, e dependem necessariamente da qualidade dos processos mediacionais que se efetivam no intercâmbio entre os humanos. Onde outras teorias postulam a defesa de uma educação reduzida, em conteúdos e interações, a Teoria Histórico-Cultural sustenta que as dificuldades oriundas da deficiência intelectual podem ser compensadas por meio do pleno desenvolvimento social que se efetiva em um meio inclusivo e colaborativo.
Downloads
Métricas
Referências
ABREU, Fabrício Santos de; Pederiva, Patrícia Lima Martins. O desenvolvimento da pessoa com deficiência na teoria histórico-cultural: Caminhos indiretos e compensação. Educação Por Escrito, 12(1), 2021.
ADLER, Alfred. La educación de los niños. Buenos Aires: Editorial Losada, 1960.
COSTA, Marina Teixeira Mendes. A unidade corpo-mente nas atividades criadoras de brincar, narrar e desenhar das crianças cegas ou com baixa visão. Tese de Doutorado. Universidade de Brasília, Distrito Federal, 2018.
DINIZ, Débora. O que é deficiencia. São Paulo: Brasiliense, 2018.
GOULD, Stephen Jay. A falsa medida do homem. São Paulo: Martins Fontes; 2003.
JANNUZZI, Gilberta Martino. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. Campinas: Autores Associados, 2012.
MACHADO, Letícia Vier; FACCI, Marilda. Gonçalves.; BARROCO, Sônia. Mari. Shima. Teoria das emoções em Vigotski. Psicol. estud., Maringá, v. 16, n. 4, p. 647-657, Dez. 2011.
MARX, Karl. Teses contra Feuerbach. In: Marx, Karl. Manuscritos econômicos filosóficos e outros textos escolhidos (p.161-163). São Paulo: Nova cultura. 1987.
MAZZOTTA, Marcos. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 2005.
PESSOTTI, Isaias. Deficiência mental: da superstição à ciência. São Paulo: EDUSP, 1984.
PRESTES, Zoia Ribeiro. Quando não é quase a mesma coisa: traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2012.
SPINOZA, Baruch. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
TOASSA, Gisele. Vigotski contra James-Lange: crítica para uma teoria histórico-cultural das emoções. Psicologia USP (Impresso), v. 23, p. 91-110, 2012.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Manuscrito de 1929. Educação e Sociedade, Campinas, v. 21, n. 71, p. 21-44, 2000.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Sobre a questão da dinâmica do caráter infantil. Linhas Críticas, v. 12, n. 23, p. 279-291, julho-dez, 2006.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 863-869, Dez. 2011.
VIGOTSKI, L. S. Acerca dos processos compensatórios no desenvolvimento da criança mentalmente atrasada. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 44, 2018a.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. 7 aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Rio de Janeiro: e-papers, 2018b.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Obras Completas – Tomo Cinco – Fundamentos de Defectologia. Paraná: Edunioeste, 2019.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Instrução e desenvolvimento na idade pré-escolar. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 7, n. 2, p. 144-160, maio, 2020a.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Base biológica do afeto. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 7, n. 2, p. 161-164, maio, 2020b.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Problemas da defectologia. São Paulo: Expressão Popular, 2021.
VIGOTSKII, Lev Semionovitch. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, Lev Semionovitch.; LURIA, Alexander; LEONTIEV, Alexis. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone (pp. 103-117). 2012.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Obras Escogidas V – Fundamentos de defectologia. Madrid: Visor, 1997.
VIGOTSKY, Lev Semionovitch. Teoría de las emociones: estudio histórico-psicológico. Madrid: Ediciones Akal, 2004.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Obras Escogidas III – Problemas del desarrollo de la psique. Madrid: Machado Libros, 2012.
VYGOTSKI, Lev Semionovitch. Vygotsky’s Notebooks: A Selection. Singapore: Springer, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fabrício Santos Dias de Abreu, Patrícia Lima Martins Pederiva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.