O BRINCAR DAS CRIANÇAS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Michele Morgane de Melo Mattos Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Viviane de Oliveira Freitas Lione Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.14479

Palavras-chave:

Brincar, Educação infantil, Transtorno do espectro autista

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma dissertação de mestrado e tem como objetivo destacar os desafios e possibilidades do brincar das crianças com o Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil, visando contribuir com o processo de inclusão escolar. Com base na teoria histórico-cultural e nos fundamentos da Defectologia, desenvolvidos por Vigotski, foi realizada uma pesquisa-ação com quatro crianças com TEA em duas escolas de Educação Infantil do município do Rio de Janeiro, utilizando como instrumentos a entrevista semiestruturada – com pais, docentes e estagiárias que lidam com as crianças com TEA – e a observação participante. Em geral, os resultados demonstraram as seguintes características em seus modos de brincar: ausência ou pouca funcionalidade no brincar, brincadeiras repetitivas e estereotipadas, hiperfoco, movimentação excessiva, pouca ou nenhuma interação com outras crianças. Constatou-se, também, a necessidade de formação docente continuada, assim como inclusão dos interesses e singularidades da criança com TEA nas propostas pedagógicas. Com base nos resultados apresentados, conclui-se como fundamental trazer para o centro do planejamento os interesses das crianças com TEA e ampliar as suas possibilidades de brincar por meio de atividades lúdicas que considerem suas individualidades. A Educação Infantil é um cenário favorável ao lúdico porque se constitui de propostas pedagógicas que têm como eixos norteadores as interações e brincadeira, podendo contribuir com o desenvolvendo da percepção, da imaginação, da fantasia e da interação social, habilidades que podem ser prejudicadas na criança com TEA. 

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Biografia do Autor

  • Michele Morgane de Melo Mattos, Universidade Federal Fluminense - UFF

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGEdu-UFF). Mestra em Diversidade e Inclusão (CMPDI-UFF). Graduada em Pedagogia - Lic. Plena. Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Sergipe (UFS). 

  • Viviane de Oliveira Freitas Lione, Universidade Federal Fluminense - UFF

    Professora Associada da Faculdade de Farmácia - Universidade Federal do Rio de Janeiro, do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologia e Inclusão da UFF. Coordenadora do Grupo de Estudos em Transtorno do Espectro do Autismo (GETEA).

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Publicado

2023-05-29

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural

Como Citar

Mattos, M. M. de M., & Lione, V. de O. F. . (2023). O BRINCAR DAS CRIANÇAS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 11(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.14479