UMA RECONCEITUAÇÃO DO PROFESSOR A PARTIR DA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO

Autores

  • Jaqueline Santos Vargas-Plaça Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul
  • Luis Radford Laurentian University em Sudbury, Ontário, Canadá

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.14453

Palavras-chave:

Aprendizagem, Saber, Ser, Atividade

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma reconceituação do professor de ciências e matemática na perspectiva da Teoria da Objetivação (TO). A TO é uma teoria de ensino e aprendizagem que se inspira no materialismo dialético, na escola histórico-cultural de Lev Vygotsky e na concepção de educação proposta por Paulo Freire. Sua natureza materialista dialética faz com que o professor seja concebido como parte de um todo, um sistema em movimento, que inclui o conhecimento cultural e seus processos de ensino e aprendizagem. Neste contexto, o professor é visto como indivíduo que participa, ombro a ombro, com os estudantes, trabalhando com eles na produção e circulação de saberes, fazendo que esses saberes apareçam coletivamente na aula, por meio de discussões, debates, análises e interpretações da resolução de problemas. Neste trabalho apresentamos estas ideias e ilustramos por meio das passagens de uma lição de cinemática em torno do estudo científico do movimento de corpos, realizado em uma classe do 8º ano (alunos de 13 a 14 anos) em uma escola pública localizada nos arredores de Sudbury, Ontário, Canadá. Ilustramos, em particular, o processo coletivo em que os estudantes encontram um saber científico cultural por meio da interação com colegas e com o professor. Destacamos que o professor no ensino de ciências e matemática não pode se restringir unicamente à dimensão do saber. Esta dimensão é fundamental, mas o professor deve complementá-la com atenção muito específica à dimensão do ser.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jaqueline Santos Vargas-Plaça, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul

Assessora Escolar na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Desenvolve pesquisas na área de ensino de ciências utilizando a Teoria da Objetivação como referencial teórico para a compreensão dos processos de aprendizagem de estudantes com deficiência.

Luis Radford, Laurentian University em Sudbury, Ontário, Canadá

Professor titular na Laurentian University of Sudbury, com doutorado pela Université Louis Pasteur Strasbourg e interesse de pesquisa na área de educação matemática. Autor da Teoria da Objetivação e defende que a aprendizagem é um processo social e político que envolve encontrar criticamente outras perspectivas históricas e contemporâneas.

Referências

GIROUX, H. Los profesores como intelectuales. Paidós. 1997.

FREIRE, P. Pedagogy of indignation. Paradigm Publishers. 2004.

LEONT’EV, A. N. Activity, consciousness, and personality. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1978.

MARX, K. Manuscrits économico-philosophiques de 1844 [F. Fischbach, Trans.]. Paris: Vrin, 2007.

RADFORD, L., MIRANDA, I., & DEMERS, S. Processus d’abstraction en mathématiques. Ottawa: Centre franco-ontarien de ressources pédagogiques, Imprimeur de la Reine pour l’Ontario, 2009.

RADFORD, L. Methodological Aspects of the Theory of Objectification. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8(18), p. 547-567, 2015.

RADFORD, L. On alienation in the mathematics classroom. International Journal of Educational Research, 79, 258-266. 2016.

RADFORD, L. A teoria da objetivação e seu lugar na pesquisa sociocultural em educação matemática. In V. Dias Moretti, & W. Lima Cedro. Educação Matemática e a teoria histórico-cultural (pp. 229-261). Campinas: Mercado de Letras, 2017.

RADFORD, L. Un recorrido a través de la teoría de la objetivación. In S. Takeco Gobara & L. Radford (Eds.), Teoria da Objetivação: Fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de ciências e matemática. São Paulo, Brasil: Livraria da Física, p. 15-42, 2020a.

RADFORD, L. Le concept de travail conjoint dans la théorie de l’objectivation. In M. Flores González, A. Kuzniak, A. Nechache, & L. Vivier (Eds.), Cahiers du laboratoire de didactique André Revuz, n°21, IREM de Paris, p. 19-41, 2020b.

RADFORD, L. La ética en la teoría de la objetivación. In L. Radford & M. Silva Acuña (Eds.), Ética: Entre educación y filosofía. Bogota: Universidad de los Andes, p.107-141, 2021a.

RADFORD, L. Teoria da objetivação: uma perspectiva Vygotskiana sobre conhecer e vir a ser no ensino e aprendizagem da matemática. (Tradução de B. Morey e S. Gobara). São Paulo, Brasil: Livraria da Física, 2021b.

VARGAS, J.S., & RADFORD, L. A Formação de professores para o Ensino de Ciências na Perspectiva da Teoria da Objetivação. Interfaces da Educação, Paranaíba, V. 12, N. 36, p. 308 a 328, 2021.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Vargas-Plaça, J. S., & Radford, L. (2023). UMA RECONCEITUAÇÃO DO PROFESSOR A PARTIR DA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 11(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.14453

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural