UMA RECONCEITUAÇÃO DO PROFESSOR A PARTIR DA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.14453Palavras-chave:
Aprendizagem, Saber, Ser, AtividadeResumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma reconceituação do professor de ciências e matemática na perspectiva da Teoria da Objetivação (TO). A TO é uma teoria de ensino e aprendizagem que se inspira no materialismo dialético, na escola histórico-cultural de Lev Vygotsky e na concepção de educação proposta por Paulo Freire. Sua natureza materialista dialética faz com que o professor seja concebido como parte de um todo, um sistema em movimento, que inclui o conhecimento cultural e seus processos de ensino e aprendizagem. Neste contexto, o professor é visto como indivíduo que participa, ombro a ombro, com os estudantes, trabalhando com eles na produção e circulação de saberes, fazendo que esses saberes apareçam coletivamente na aula, por meio de discussões, debates, análises e interpretações da resolução de problemas. Neste trabalho apresentamos estas ideias e ilustramos por meio das passagens de uma lição de cinemática em torno do estudo científico do movimento de corpos, realizado em uma classe do 8º ano (alunos de 13 a 14 anos) em uma escola pública localizada nos arredores de Sudbury, Ontário, Canadá. Ilustramos, em particular, o processo coletivo em que os estudantes encontram um saber científico cultural por meio da interação com colegas e com o professor. Destacamos que o professor no ensino de ciências e matemática não pode se restringir unicamente à dimensão do saber. Esta dimensão é fundamental, mas o professor deve complementá-la com atenção muito específica à dimensão do ser.
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Referências
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