O PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL MEDIADO PELOS CONTEÚDOS DA MÚSICA
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.14440Palavras-chave:
Educação Infantil, Educação como humanização, Educação musicalResumo
A música é de todas as artes, a mais subjetiva, pois particulariza as emoções, possibilita a expressão do ser humano e contribui para a humanização. O papel da escola é proporcionar a aquisição de diferentes tipos de linguagem estética, incluindo a musical. O Objetivo do estudo é apresentar situações de ensino na escola considerando a música como fonte sonora, na apreciação na diversidade dos gêneros musicais e na contextualização da música como produto cultural e histórico. Para tanto, explicita-se o processo de humanização, ancorado nas funções psicológica superiores e na situação social do desenvolvimento. Coloca-se a favor da questão, uma sequência didática aplicada por uma professora da Educação Infantil, com a música Outono-Allegro de Antônio Vivaldi, adotando para validação dos fundamentos teóricos, um texto escrito por uma mãe, direcionado à professora, explicitando elementos da humanização defendidos pela Psicologia Histórico Cultural. Os resultados denotam que o processo de humanização do homem é uma possibilidade, pois existem formas de ensino, que elevam esse patamar, incluindo-se os conteúdos da educação musical como linguagem em práticas de contextualização e sentido. A educação musical sensibiliza, alterando a realidade material da criança por meio de uma ação docente que recria e transforma o próprio sujeito.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, Berenice de; LEVY, Gabriel. O livro das brincadeiras musicais da Palavra Cantada . Melhoramentos: São Paulo, 2009.
BAURU (SP). Secretaria Municipal de Educação. Proposta pedagógica para a Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino de Bauru/SP.(Org). PASQUALINI, Juliana Campregher: TSUHAKO, Yaeko Nakadakari, Bauru: Secretaria Municipal da Educação, 2016. Bauru: Secretaria Municipal de Educação, 2016. https://www2.bauru.sp.gov.br/arquivos/arquivos_site/sec_educacao/curriculo_comum_educacao_infantil.pdf. Acesso em 2/10/2022
BODROVA, Elena; LEONG, Deborah J. Tools of the Mind: The Vygotskian approach to early childhood education . Columbus, OH; Merrill/Prentice Hall, 2007
BRITO, Teca Alencar de. Música e educação: alianças sensíveis. No tom. revista do CAEM – Central de Apoio às Escolas de Música, São Paulo, 2003.
CHAVES, Marta; FRANCO, Adriana de Fátima. Primeira infância: educação e cuidados para o desenvolvimento humano. In MARTINS, L.M; ABRANTES, A.A.; FACCI, M.G.D. Periodização Histórico-Cultural do Desenvolvimento Psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.
CHEROGLU, Simone; MAGALHÂES Giselle Modé. O primeiro ano de vida: vida uterina, transição pós-natal e atividade de comunicação emocional direta com o adulto. In: MARTINS, Lígia Márcia; ABRANTES, Angelo António; FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Periodização Histórico- Cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas: Autores Associados, p. 93-108, 2016.
DUARTE,Newton. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vygotski . Campinas, Autores Associados, 2007.
ELKONIN. Daniil B. Sobre el problema de la periodização del desarollo psicquico em la infância. In SHUARE.M ( ORG). La psicologia evolutiva y pedagogia en la URSS. Moscú: Editorial Progresso,1987, p.104-124.
GONÇALVES, Augusto Charan Alves Barbosa; PEDERIVA, Patrícia Lima Martins. Música é uma linguagem (?): Ser ou não ser? Eis a questão. In: PEDERIVA, Patrícia Lima Martins: GONÇALVES, Augusto Charan Alves Barbosa; ABREU, Fabrício Santos Dias de (org). Educação Estética: a arte como atividade educativa. São Carlos: Pedro & João editores, 2020.
GONÇALVES, Augusto Charan Alves Barbosa. “Precisamos do nome próprio da arte”. In: SOUZA, Alisson da Silva (org.) O desenho livre e a arte na Educação infantil sob o olhar da Teoria Histórico-Cultural. Curitiba: CRV, 2022.
GUILHERME, Claudia Cristina Fiorio. Musicalização Infantil: trajetórias do aprender a apreender o quê e como ensinar na educação infantil. In: ANGOTTI, Maristela. Educação Infantil: para que, para quem e por quê. Editora Alínea: Campinas/ SP, p. 157-162, 2010.
LAZARETTI, Lucineia Maria.; ARRAIS, L. F. O Que Cabe no Currículo da Educação Infantil? Um Convite à reflexão. Educ. Anál., Londrina, V.3, N.2, p.27-46, jul./dez. 2018. https://redib.org/Record/oai_articulo2429223-o-que-cabe-curr%C3%ADculo-da-educa%C3%A7%C3%A3o-infantil-um-convite-%C3%A0-reflex%C3%A3o. Acesso em 8/08/2022
LAZARETTI, Lucinéia Maria. Uma palavra sobre currículo na educação infantil. In: PASQUALINI; TSUHAKO. (orgs.) Proposta pedagógica da educação infantil do sistema municipal de ensino de Bauru/SP. p.165-175. Bauru: Secretaria Municipal de Educação, 2016.Bauru: Secretaria Municipal de Educação, 2016. https://www2.bauru.sp.gov.br/arquivos/arquivos_site/sec_educacao/curriculo_comum_educacao_infantil.pdf. Acesso em 2/09/2022
LEONTIEV, Aleksei Nikolaevich. Las necessidades y los motivos de la actividad. In: SMIRNOV, A.A.; LEONTIEV, A.N.; RUBINSHTEIN, S.L.; TIEPLOV, B.M. (orgs). Psicología. México: Grijalbo, p.341-354,1960.
LEONTIEV, Aleksei Nikolaevich. Desenvolvimento do Psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.
LEONTIEV, Aleksei Nikolaevich. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKI, L. S., LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2010.
LEONTIEV, Aleksei Nikolaevich. Atividade, Consciência, Personalidade. Tradução Priscila Marques. Bauru/SP. Mireveja, 2022.
LIMA, Elieuza A. de. Re-conceitualizando o papel do educador: o ponto de vista da Escola de Vigotski. 2001. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Brasileira). Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade do Estado de São Paulo, Marília, 2001.
LISINA, M. La génesis de las formas de comunicacion en los ninos. In DAVIDOV, Vasiliv V; SHUARE, M. (Org.) la psicologia evolutiva e pedagógica em la URSS: antologia. Moscou: editorial, 1987. P. 274-298.
LURIA, Alexander Romanovich. Sensações e Percepção: Psicologia dos processos cognitivos (Curso de Psicologia Geral). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. v. II.
MARTINS, Lígia Márcia. O Desenvolvimento do Psiquismo e a Educação Escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Tese de Livre Docência em Psicologia da Educação. Bauru: Departamento de Psicologia / Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2011.
MARTINS, Lígia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, Autores Associados, 2013.
MARTINS, Lígia Márcia. Desenvolvimento do pensamento e educação escolar: etapas de formação de conceitos à luz de Leontiev e Vigotski. Fórum Linguístico, v. 13, p. 1572-1586, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2016v13n4p1572. Acesso em: 06/09/2022
PASQUALINI, Juliana Campregher; LAZARETTI, Lucinéia Maria. Que Educação Infantil queremos? Um manifesto em defesa da Educação escolar para crianças pequenas. MIREVEJA:Bauru/SP, 2022.
PEDERIVA, Patrícia Lima Martins.. Práticas educativas para o desenvolvimento da musicalidade das crianças na educação infantil. In: COSTA, Sinara Almeida da; MELLO, Suely Amaral.Teoria Histórico-Cultural na Educação Infantil: conversando com professoras e professores. Curitiba: CRV. p.165- 172, 2017.
PEDERIVA, Patrícia Lima Martins. Educação Estética Histórico Cultural: conversando com estudantes e profissionais da educação e da psicologia. In: SOUZA, Alisson da Silva (org.) O desenho livre e a arte na Educação infantil sob o olhar da Teoria Histórico-Cultural. Curitiba: CRV, 2022.
PUENTES, Roberto Valdes. L. S. Vigotski e a aprendizagem desenvolvimental: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Coleção biblioteca psicopedagógica e Didática. Série ensino desenvolvimental v. 17. São Carlos: Pedro & João editores, 2023.
PINO, Angel. As marcas do Humano: às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev. S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005.
ROSSLER, João Henrique. O papel da brincadeira de papéis sociais no desenvolvimento do psiquismo humano. In: ARCE, Alessandra; DUARTE, Newton. Brincadeira de papéis sociais na educação infantil. São Paulo: Xamã, 2006, p. 51-63.
SMIRNOV, A.A.; LEONTIEV, A.N.; RUBINSHTEIN, S.L.; TIEPLOV, B.M. (orgs). Psicología. México: Grijalbo, 1960.
TSUHAKO, Yaeko Nakadakari et al. Música. In: PASQUALINI; TSUHAKO. (orgs.) Proposta pedagógica da educação infantil do sistema municipal de ensino de Bauru/SP. p.505-538., 2016 Bauru: Secretaria Municipal de Educação, 2016. https://www2.bauru.sp.gov.br/arquivos/arquivos_site/sec_educacao/curriculo_comum_educacao_infantil.pdf. Acesso em 2/09/2022
VYGOTSKI, Lev. Semenovich. Obras escogidas. Tomo IV. Madrid: Visor, 1996.
VYGOTSKI, Lev. Semenovich. Obras escogidas. Tomo III. Madrid: Visor, 2000.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
VIGOTSKI, Liev Semiónovitch. Escritos sobre arte. Organização, tradução e notas Priscila Marques. Bauru. SP: Mireveja, 2022
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gislaine Rossler Rodrigues Gobbo, Karina Locilha Cocato

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.