O PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL MEDIADO PELOS CONTEÚDOS DA MÚSICA

Autores

  • Gislaine Rossler Rodrigues Gobbo Sistema Municipal de Educação Bauru-SMEB
  • Karina Locilha Cocato UNESP- Campus Marília

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.14440

Palavras-chave:

Educação Infantil, Educação como humanização, Educação musical

Resumo

A música é de todas as artes, a mais subjetiva, pois particulariza as emoções, possibilita a expressão do ser humano e contribui para a humanização. O papel da escola é proporcionar a aquisição de diferentes tipos de linguagem estética, incluindo a musical. O Objetivo do estudo é apresentar situações de ensino na escola considerando a música como fonte sonora, na apreciação na diversidade dos gêneros musicais e na contextualização da música como produto cultural e histórico. Para tanto, explicita-se o processo de humanização, ancorado nas funções psicológica superiores e na situação social do desenvolvimento. Coloca-se a favor da questão, uma sequência didática aplicada por uma professora da Educação Infantil, com a música Outono-Allegro de Antônio Vivaldi, adotando para validação dos fundamentos teóricos, um texto escrito por uma mãe, direcionado à professora, explicitando elementos da humanização defendidos pela Psicologia Histórico Cultural. Os resultados denotam que o processo de humanização do homem é uma possibilidade, pois existem formas de ensino, que elevam esse patamar, incluindo-se os conteúdos da educação musical como linguagem em práticas de contextualização e sentido. A educação musical sensibiliza, alterando a realidade material da criança por meio de uma ação docente que recria e transforma o próprio sujeito.

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Biografia do Autor

Gislaine Rossler Rodrigues Gobbo, Sistema Municipal de Educação Bauru-SMEB

Doutorado UNESP- Marília (2018); Mestrado  UNESP-Marilia (2011). Especialização em Educação Infantil e Educação em Arte. Graduação em Letras e em Pedagogia (UNISAGRADO). Diretor de Escola da Prefeitura Municipal de Bauru (2015-2022) Coordenador de Educação Infantil (Secretaria Municipal de Educação Bauru- 2017-2020). Autor e organizador dos materiais: orientações para professores da Primeira Infância e Currículo- Infantil bebês -S. M.E. B.

Karina Locilha Cocato, UNESP- Campus Marília

Graduação Pedagogia-USC. Diretora de escola de Educação Infantil do Sistema Municipal de Educação de Bauru. Participante da elaboração do "Currículo para o Infantil - Bebês" do Sistema de Ensino do Município de Bauru. Membro do Grupo de Estudos CEPLLI, literatura e filosofia da linguagem. UNESP – Marília. 

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Gobbo, G. R. R. ., & Cocato, K. L. . (2023). O PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL MEDIADO PELOS CONTEÚDOS DA MÚSICA. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 11(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.14440

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural