VULNERABILIDADE SOCIAL E SOCIEDADE DE RISCO: As contribuições de um Projeto Político Pedagógico de turmas de EJA, sob a concepção crítico-libertadora

Autores

  • Adriana Pereira da Silva Universidade federal de São Carlos - UFSCAR
  • Nivia Dantas Ribeiro Zanardo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.14404

Palavras-chave:

Vulnerabilidade social, Contextos de riscos, EJA, PPP, Concepção crítico-libertadora

Resumo

Esse artigo objetiva analisar o Projeto político pedagógico (PPP) de turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), observando suas contribuições para superação de uma sociedade de risco e de vulnerabilidades sociais que os (as) trabalhadores (as) estudantes dessa modalidade vivenciam, tendo a referência da concepção crítico-libertadora. Para isso foi organizada uma pesquisa qualitativa, situada na metodologia de estudo bibliográfico, referendado em Salvador (1986) e uma investigação de documento, em que a abordagem metodológica para análise de conteúdos esteve estruturada nas reflexões de Bardin (2016). O referencial teórico do estudo se fundamenta nos pensamentos de Paulo Freire (1979; 2002; 2005), Monteiro (2011) e Beck (2011). As conclusões da pesquisa bibliográfica elucidaram que é possível aproximar os conceitos vulnerabilidade social, sociedade de risco com as categorias: sociedade fechada e situações limites, sob a luz de uma reflexão histórico-crítica, pois essa permite tratar a realidade para além das responsabilidades individuais e circunstâncias ocasionais. Ademais apontaram que os projetos políticos pedagógicos sustentados na concepção crítico-libertadora podem contribuir para a superação de sociedade de risco, pois tem como finalidade educativa a conscientização, condição formativa para que os sujeitos da EJA possam se fazer “ser mais” humano, tornando-se agente histórico de transformação social, na forma comunitária-solidária.

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Biografia do Autor

Adriana Pereira da Silva, Universidade federal de São Carlos - UFSCAR

Doutorada em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos, Paulo Freire, Cultura, Alfabetização, Currículo.

Nivia Dantas Ribeiro Zanardo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduada em Pedagogia, com especialização em educação infantil , mestrado e doutorado pela PUC SP. Atuou em diferentes funções na educação e atualmente é professora da educação básica e formadora.

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Silva, A. P. da, & Zanardo, N. D. R. . (2022). VULNERABILIDADE SOCIAL E SOCIEDADE DE RISCO: As contribuições de um Projeto Político Pedagógico de turmas de EJA, sob a concepção crítico-libertadora. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 10(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.14404

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural