A ATIVIDADE DE ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS, APRENDIZAGEM E VULNERABILIDADE SOCIAL

Autores

  • Maria Vanusia de Oliveira Silva Prefeitura do Município de São Paulo. São Paulo, Brasil
  • Vanessa Dias Moretti Universidade Federal de São Paulo - Unifesp. Departamento de Educação.

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.14381

Palavras-chave:

Atividade de Ensino de Matemática, Vulnerabilidade social, Teoria Histórico-Cultural.

Resumo

O texto apresenta uma pesquisa de mestrado que investigou o movimento dos sentidos atribuídos por professoras, que ensinam matemática nos anos iniciais, à organização do ensino para promover a aprendizagem do estudante em situação de vulnerabilidade social. Para isso, partindo da Teoria Histórico-Cultural, desenvolveu-se uma formação continuada em que as professoras estudaram o conceito de vulnerabilidade social e elaboraram situações desencadeadoras de aprendizagem ancoradas no conceito de Atividade Orientadora de Ensino. Foram analisadas as gravações das discussões desses momentos de formação e os materiais produzidos pelas professoras. Os resultados da análise dos dados indicam que a apropriação do conceito de vulnerabilidade social, associada a um trabalho coletivo de organização do ensino da Matemática apoiado nos pressupostos da AOE, permitiram às professoras a produção de novos sentidos e novas ações decorrentes. Evidenciando que: o êxito escolar de um estudante não é determinado pela sua classe social; os estudantes em situação de vulnerabilidade social estão condicionados ao insucesso no processo de aprendizagem; e, a escola sozinha não possui os instrumentos objetivos para a superação da vulnerabilidade, os resultados da pesquisa nos permitem defender que é possível um movimento coletivo de organização de ensino de matemática que considere as especificidades vinculadas às vulnerabilidades dos estudantes e, ao criar situações desencadeadoras que coloquem o conceito como necessidade cognitiva para as crianças, ofereça condições plenas para sua aprendizagem.

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Biografia do Autor

Maria Vanusia de Oliveira Silva, Prefeitura do Município de São Paulo. São Paulo, Brasil

Mestre em Educação pela UNIFESP, atuando na investigação na área de formação de professores. Licenciada em Matemática pela Unicsul, com especialização em Gestão Escolar e em Educação Matemática (Unicsul).  É professora de ensino fundamental II e médio e Coordenadora Pedagógica na Red Pública Municipal de São Paulo. 

Vanessa Dias Moretti, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp. Departamento de Educação.

Doutora em Educação (área de Ensino de Ciências e Matemática) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, com pós-doutorado em Educação Matemática pela Laurentian University (Canadá), onde foi professora visitante entre 2019 e 2020. Professora Associada e docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Processos Educativos e Perspectiva Histórico-Cultural (GEPPEDH/Unifesp) e é pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica- GEPAPe/USP.

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Silva, M. V. de O., & Moretti, V. D. (2022). A ATIVIDADE DE ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS, APRENDIZAGEM E VULNERABILIDADE SOCIAL. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 10(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.14381

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural