LEITURA DE CLÁSSICOS LITERÁRIOS NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.14290

Palavras-chave:

educação escolar, ensino médio, leitura literária

Resumo

Este artigo, que sintetiza os resultados de um estudo teórico-bibliográfico, dedica-se a uma questão encontrada por professores de Língua Portuguesa e Literatura atuantes nos últimos anos da educação básica. A Pedagogia das Competências foi erigida como teoria pedagógica de Estado, o que vem sendo apontado como incompatível com uma educação literária em seu sentido pleno. Neste novo quadro, é relevante trabalhar com clássicos literários, muitos deles produzidos há séculos atrás – portanto, aparentemente muito distantes dos adolescentes e jovens contemporâneos? O artigo defende a manutenção do ensino de leitura literária de textos e obras clássicos no nível médio, considerando a especificidade da educação escolar e sua contribuição para a formação humana, sob inspiração da Pedagogia Histórico-Crítica em sua articulação com a Psicologia Histórico-Cultural. Compreende a leitura literária dos clássicos como possibilidade afim a um ensino desenvolvimental, que tem por meio e finalidade tanto a socialização do saber sistematizado quanto a elucidação e superação das condições objetivas postas, que tendem a dificultar – quando não impossibilitar – a produção e circulação de conhecimentos literários que integrem os planos do sensível e do inteligível, na realidade da educação pública brasileira contemporânea. Partindo do pressuposto de que, na sociedade capitalista, a apropriação dessas objetivações não está garantida, principalmente para as pessoas desfavorecidas socioeconomicamente, tal proposta configura-se em chave contra-hegemônica.

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Biografia do Autor

Adriana Pin, Instituto Federal do Espírito Santo

Licenciada, mestra e doutora em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória (ES) - Brasil. Professora do Instituto Federal do Espírito Santo, São Mateus (ES) - Brasil.

Maria Amélia Dalvi, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciada em Letras, especialista em Psicologia, mestra em Letras, doutora em Educação, realizou o estágio p´´ós-doutoral em Letras e Linguística. É professora associada da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória (ES) - Brasil.

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Pin, A., & Dalvi, M. A. (2023). LEITURA DE CLÁSSICOS LITERÁRIOS NO ENSINO MÉDIO. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 11(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.14290

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural