BRINQUEDOS E PROPAGANDA: gênero e a constituição de meninos e meninas
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.14066Palavras-chave:
brincar, gênero, mídiaResumo
O texto objetiva situar o papel do brincar no desenvolvimento infantil e problematizar como as questões de gênero se manifestam nas propagandas televisivas. Metodologicamente, a pesquisa assumiu um viés qualitativo, com análise documental de propagandas de brinquedos veiculadas na televisão aberta. Tais propagandas foram gravadas, descritas e os dados organizados e analisados a partir de seu conteúdo, incluindo imagens, som e discurso. O estudo explicitou que, em pleno século XXI, temos propagandas marcadamente dedicadas a meninos e meninas, cujos produtos divulgados reforçam comportamentos e interesses culturalmente radicados em estereótipos; para a menina, o universo da casa, e, para os meninos, o mundo do lado de fora. A análise empreendida a partir das descrições das propagandas evidenciou que, em objetos, falas, cores, gestos, personagens e ações, mesmo em exposições de curta duração, mas veiculadas repetidamente, apresenta-se um brincar condicionado pelo reforço de estereótipos de gênero. Os produtos apresentados incitam o consumo e conformam um campo de ação para meninos e meninas de modo limitado e pouco criativo, em que prevalecem interesses comerciais.
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