A formação de professores de língua estrangeira na era das tecnologias digitais

Autores

  • Gabriela Quatrin Marzari Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.140

Resumo

A formação de professores de línguas tem sido foco de estudos diversos (ALMEIDA FILHO, 2000, 2009; LEFFA, 2001; CELANI, 2002; FREIRE, 2011; entre outros), especialmente devido à presença das tecnologias digitais na sociedade contemporânea. Neste estudo, tem-se como objetivo principal identificar as principais dificuldades encontradas no processo de formação inicial e continuada de professores de línguas estrangeiras, especificamente, de língua inglesa. Além disso, busca-se justificar a importância de ações governamentais, a exemplo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), para a melhoria da qualidade do ensino básico, especialmente o ensino de Línguas Estrangeiras (LEs), e para uma formação docente de qualidade. A pesquisa justifica-se pelo fato de que é necessário repensar a qualidade do ensino na Educação Básica, especialmente no que diz respeito às LEs, e a formação de professores de LEs, permitindo que haja qualidade e continuidade nesse processo, que apenas inicia na Universidade.

Palavras-chave: Língua Inglesa. Formação de professores. Desafios e perspectivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriela Quatrin Marzari, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

Professora do Curso de Letras: Português e Inglês do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria/RS. Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria/RS. Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Pelotas/RS. Doutorado Sanduíche na Monash University (Austrália), sob supervisão da prof. Ilana Snyder, no período de fevereiro a julho de 2012.

Downloads

Publicado

2013-11-30

Como Citar

Marzari, G. Q. (2013). A formação de professores de língua estrangeira na era das tecnologias digitais. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 1(2), 323–341. https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.140