Como ser um bom professor na visão de um grupo de alunos

Autores

  • Jefferson Peixoto Silva Professor de Sociologia e Educação da Universidade Paulista - UNIP Tecnologista da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO / MTE

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.128

Resumo

O presente trabalho pretende apresentar parte dos resultados obtidos por meio de uma pesquisa de campo realizada com um grupo de alunos de uma escola da rede pública estadual paulista. A despeito dos objetivos iniciais daquela pesquisa, os alunos entrevistados passaram a mencionar uma série de práticas docentes que os incomodava e que, segundo eles, inviabilizava a execução de um ensino com qualidade. Além das referências a práticas condenáveis, eles também mencionaram as características que um bom professor deveria ter. Foi como se eles estivessem esperando pela oportunidade de serem ouvidos e, tão logo entenderam que esta oportunidade havia chegado, se puseram a expressar o que vinham retendo há muito. O principal objetivo deste texto é apresentar uma súmula descritiva de tais falas e assim assumir uma abordagem alternativa que indique para a fértil possibilidade de se considerar os alunos como fonte de aprendizagem para a formação de professores.

Palavras-chave: alunos, professores, condutas docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Peixoto Silva, Professor de Sociologia e Educação da Universidade Paulista - UNIP Tecnologista da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO / MTE

Mestre em Educação pela UNICID – Universidade Cidade de São Paulo Licenciado em História pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, Assis/SP Licenciado em Pedagogia pela Uninove

Atualmente é Tecnologista Júnior I da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho -  FUNDACENTRO?MTE

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2013-11-30

Como Citar

Silva, J. P. (2013). Como ser um bom professor na visão de um grupo de alunos. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 1(2), 221–246. https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.128