FRAGMENTOS DE UMA HISTÓRIA: Rick , seus objetivos e suas conquistas pelos movimentos dos olhos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.12665

Palavras-chave:

Paralisia cerebral. Mouse ocular. Artigo de opinião.

Resumo

O artigo tematiza a vida escolar e a preparação para escrever uma redação no ENEM de 2021/2022 de um jovem que emprega apenas os olhos para ler e para escrever, usuário de um notebook com mouse ocular, comprado com a colaboração da comunidade onde vive. Para essa preparação, um projeto de pesquisa e de extensão, financiado pela Pró-Reitoria da UNESP, foi posto em marcha por uma equipe composta por um professor pesquisador, por uma bolsista, por uma professora de educação especial, em Marília, SP no ano de 2020. Os encontros semanais com o aluno, presenciais no início, foram substituídos pelos remotos com a chegada da pandemia em março. Nos primeiros encontros, o jovem, aspirante a um curso superior de jornalismo, trocou informações sobre princípios argumentativos e persuasivos, e teve acesso a vídeos e artigos sobre temas debatidos na mídia. Aos poucos, as condições domésticas deixaram de ser adequadas para a continuidade dos trabalhos remotamente. Em janeiro 2021, embora inscrito, o aluno não participou do ENEM. Em março de 2021, esgotado o prazo do projeto, a equipe o orientou a matricular-se em um cursinho pré-vestibular gratuito organizado por alunos do campus da UNESP em Marília. Os fragmentos de esboços de um artigo de opinião sobre o racismo analisados neste artigo revelam que o jovem começava a desenvolver estruturas argumentativas, próprias de artigos de opinião, na abordagem de temas polêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dagoberto Buim Arena, Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP

Graduação em Letras, Especialização em Linguística, Mestrado e Doutorado em Educação e Livre Docente em Leitura pela UNESP-Marília. Estágios de pós-doutorado em Évora, Portugal; INRP/IFÉ, Lyon; e CELSA/Sorbonne Paris IV, França. Pesquisador convidado na Faculdade de Letras, Estrasburgo, França. Professor do Departamento de Didática e do PPGE da UNESP/Marília-SP

Sônia de Oliveira Santos, Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP – Marília

Graduada em Pedagogia com habilitação em Educação Especial na área da Deficiência Física, Mestre e Doutora em Educação pela UNESP- Marília. Discente do curso de Tecnologia da Informação pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Integrante do Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum). Professora Coordenadora de Alfabetização do Programa de Tempo Integral, na Escola Bento de Abreu Sampaio Vidal, em Marília. 

Raíssa Pimenta, Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP – Marília

Graduanda do Curso Pedagogia da Unesp de Marília

Referências

AMOSSY, Ruth. A argumentação no discurso. Trad. Angela Maria da Silva Corrêa (et al). São Paulo: Contexto, 2018.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins fontes, 2003.

BAJARD, Élie. Manifesto dos usuários da escrita. Ensino Em Re-Vista, v.21, n.1, p.189-195, jan./jun. 2014.

FOUCAMBERT, Jean. A criança, o professor e a leitura. Trad. De Marleine Cohen e Carlos Mendes Rosa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

GHAZIRI, Samir. Mustapha. A leitura na tela do computador. São Paulo: Baraúna, 2009.

GINSBURG, C.; CASTELNUOVO, E.; PONI, C. A micro-história e outros ensaios. Tradução de António Narino. Lisboa: Difel, 1989.

MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievitch. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução de Ekaterina Vólkova Américo e Sheila Camargo Grillo. São Paulo: Contexto, 2012.

ROCHA, Regina Braz da Silva Santos. O ensino da escrita argumentativa na perspectiva dialógica. Bakhtiniana. São Paulo. 7 (1): 199-218, Jan./Jun. 2012.

SOUCHIER, Emmanuel. CANDEL, Etienne; GOMEZ-MEJIA, Gustavo. Le numérique comme écriture. Malakoff: Armand Colin, 2019.

SOUCHIER, Emmanuel. Da “lettrure” à tela: ler e escrever sob o olhar das mídias informatizadas. Ensino Em Re-Vista, v.22, n.1, p.211-229, jan./jun. 2015.

VIGOTSKI, Lev. Semionovich. Pensamiento y habla. Trad. De Alejandro Ariel González. Buenos Aires: Colihue, 2012.

VIGOTSKI, Levi. Semionovich. Quarta aula: a questão do meio na pedologia. Revista Psicologia - USP, São Paulo, 2010.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução: Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2017.

Downloads

Publicado

2022-03-17

Como Citar

Arena, D. B., Santos, S. de O., & Pimenta, R. (2022). FRAGMENTOS DE UMA HISTÓRIA: Rick , seus objetivos e suas conquistas pelos movimentos dos olhos. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 10(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.12665