LETRAMENTOS, NARRATIVA TRANSMÍDIA E MULTIMODALIDADE: percursos entre o tipográfico e o digital

Autores

  • Eliane Fernandes Azzari Pontifícia Universidade Católica de Campinas https://orcid.org/0000-0003-3861-0712
  • Ingrid Tainá Vieira Nascimento PUC-Campinas

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.12659

Palavras-chave:

Letramentos, Dialogismo, Narrativa transmídia.

Resumo

Este artigo apresenta resultados da pesquisa que examinou práticas de letramento contemporâneas que tramitam entre os universos on-line e off-line. Para tanto, encontrou-se amparo metodológico na Etnografia Digital. O corpus é formado por extratos de páginas na internet do perfil “Adjetivou” e do livro de poesias “Colecionando partes de mim”, de Nogueira (2018). A análise está fundamentada em discussões bakhtinianas acerca da linguagem, nos estudos dos Letramentos e no conceito de narrativa multimodal e transmídia. A discussão dos dados aponta o papel dos ambientes digitais como espaços de afinidade e para a construção de “escritas do eu”, focalizando sua evidente interface com saberes e fazeres do mundo analógico. Sugere-se também que é preciso considerar que a leitura e a escrita na atualidade estão sustentadas por recursos que integram práticas sociais características tanto da sociedade tipográfica quanto da sociedade digital, o que apresenta implicações para a formação docente, especialmente no campo da educação linguística.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

  • Eliane Fernandes Azzari, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

    Professora pesquisadora do PPG-Linguagens, Mídia e Arte e da Faculdade de Letras da PUC-Campinas.  Doutora em Linguística Aplicada pelo IEL/Unicamp, coordena o projeto interinstitucional “Tecnologias Digitais, Sociedade e Cultura: interfaces educacionais sob a perspectiva dos letramentos”.

  • Ingrid Tainá Vieira Nascimento, PUC-Campinas
    Graduada em Letras: Português e Inglês - Licenciatura pela PUC-Campinas. Foi professora voluntária de Literatura no Projeto Prometheus (2020). Bolsista de Iniciação Científica financiada pelo (CNPq) de setembro 2020 à janeiro de 2021 e Fapesp de fevereiro à setembro de 2021.

Referências

ANDROUTSOPOULOS. Jannis. Mediatization and sociolinguistic change. Key concepts, research traditions, open issues. In: ANDROUTSOPOULOS, J. (ed.) Mediatization and sociolinguistic change. Berlin/Boston: De Gruyter, 2014, pp. 3-48.

ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Tradução de Paloma Vital. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2010.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal (6a ed.). Tradução do russo de Paulo Bezerra. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Tradução, organização e posfácio de Paulo Bezerra. Notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.

BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance II. As formas do tempo e do cronotopo (1a ed.) Tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. Organização da edição russa de Serguei Botcharov e Vadim Kójinov. São Paulo: Editora 34, 2018.

BARTON, David; LEE, Carmen. Linguagem online – textos e práticas digitais. Tradução de Milton Camargo Mota. São Paulo: Parábola, 2015.

BLOMMAERT, Jan; MALY, Ico. Invisible Lines in the Online-Offline Linguistic Landscape. Tilburg Papers in Culture Studies. Tilburg University, paper 223, Feb 2019.

CULL, Barry W. Reading revolutions: Online digital text and implications for reading in academe. First Monday, 2011, v. 16, n. 6. Disponível em: https://journals.uic.edu/ojs/index. php/fm/article/view/3340. Acesso: 20 ago, 2021.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Yvonna S. O planejamento da pesquisa qualitativa. Teorias e abordagens. 2a ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

GEE, James P.; HAYES, Elizabeth R. Language and learning in the digital age. Londres e Nova York: Routledge, 2011.

GOSCIOLA, Vicente. A Máquina de Narrativa Transmídia: transmidiação e literatura fantástica.

I Congreso Internacional de la Red Iberoamericana de Narrativas Audiovisuales (Red INAV). Málaga-Sevilla, 23-25 de mayo de 2012. Editores: Virginia Guarinos, María Jesús Ruiz. Sevilla: Universidad de Sevilla, 2012, pp. 127-135.

JENKINS, Henry. Transmedia 202 – further reflections. Disponível em: http://henryjenkins. org/2011/08/defining_transmedia_further_re.html. Acesso: 28 jul 2021.

JORDÃO, Clarissa Menezes. As lentes do discurso: letramento e criticidade no mundo digital. In: Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 46, n. 1, 2007. Disponível em: https:// periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639440. Acesso: 22 fev 2021.

MONTE MÓR, Walkyria. Sociedade da escrita e sociedade digital: línguas e linguagens em revisão. In: TAKAKI, N.; MONTE MÓR, W. M. Construções de sentido e letramento digital crítico na área de línguas/linguagens. Campinas: Pontes, 2017, p 267-286.

NOGUEIRA, Natália. Colecionando partes de mim. Campinas: Rouxinol, 2018.

PINK, Sarah et al. Digital Ethnography: Principles and Practice. Los Angeles: Sage,

ROJO, Roxana; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola, 2019.

SOUZA, Lynn Mario T. M. de. Para uma redefinição de letramento crítico: conflito e produção de significação. In: MACIEL, Ruberval Franco; ARAUJO, Vanessa de A. (Org.), Formação de Professores de Línguas-Ampliando Perspectivas. Jundiaí: Paco Editorial, 2011, p. 128-140.

Downloads

Publicado

2022-03-17

Como Citar

Azzari, E. . F., & Nascimento, I. T. V. (2022). LETRAMENTOS, NARRATIVA TRANSMÍDIA E MULTIMODALIDADE: percursos entre o tipográfico e o digital . Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 10(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.12659