Um olhar a partir das iniciativas pedagógicas de Pestalozzi e a pedagogia freireana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.12598

Palavras-chave:

Método, Intuição, Curiosidade, Educaç`ão

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa de Doutorado, de cunho Histórico, Bibliográfico e Documental sobre os fundamentos do Método de Ensino Intuitivo, executado no Brasil, no final do século XIX, também conhecido como Lição de Coisas. Priorizou-se o estudo do Manual Didático de Norman Allison Calkins Primeiras Lições de Coisas, que continha os princípios do referido método criado por Henri Pestalozzi. Neste trabalho o objetivo é apresentar aproximações e distanciamentos entre a proposta teórica de Henri Pestalozzi, que fundamenta o método intuitivo e a teoria pedagógica de Freire, que fundamenta o método de alfabetização. Trata-se de um estudo reflexivo sobre estes autores e suas propostas através de métodos de ensino para leitura e escrita; autores de tempos e contextos diferentes, cujos temas de trabalho também são distintos, o primeiro, voltado para educação infantil e o segundo, para educação de jovens e adultos. Conclui-se que em suas propostas pedagógicas estão presentes críticas ao modelo de acesso ao saber sistematizado e ambos priorizam o incentivo da curiosidade do educando e das coisas do seu mundo. Ambos os métodos e seus princípios apresentam uma proposta acessível e necessária ao educador e ao educando porque propiciam o aprimoramento de suas capacidades de percepção e qualificação da ação. Ajuda-os a ver, ouvir, sentir e intuir mais e melhor sobre e a partir de seu mundo, uma vez que sua abertura ao diálogo e à reflexão viabiliza uma educação intelectualizada sem desprezar os saberes do corpo.

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Biografia do Autor

  • Edna Maria Lopes da Silva, Universidade Federal da Paraíba
    Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade Federal da Paraíba. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular: a pesquisa a serviço da prática educativa – PPGE/UFPB. Professora da Educação Básica e Ensino Superior.

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Publicado

2021-11-25

Como Citar

Silva, E. M. L. da. (2021). Um olhar a partir das iniciativas pedagógicas de Pestalozzi e a pedagogia freireana . Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 9(3). https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.12598