Pedagogia(s) da infância, pensamento Freiriano e a busca de um projeto educativo democrático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.12566

Palavras-chave:

Pedagogias da infância, Educação, Democracia, Pensamento Freireano

Resumo

Este ensaio discute as concepções educativas das Pedagogias da Infância na Educação Infantil (EI) e tem como objetivo articular o pensamento freiriano a essa perspectiva na busca de sustentação de projeto educativo democrático para a primeira infância. A fundamentação teórica que orienta este trabalho tem como base autores da Educação Infantil e os pressupostos teóricos elaborados pelo educador Paulo Freire. O estudo tem como indicativo que as críticas tecidas às Pedagogias da Infância em especial a sugestão de fragilidade pedagógica a ela conferida no que diz respeito à centralidade das crianças e organização do trabalho docente, podem ser reexaminadas a partir desse diálogo. Depreende-se que as concepções de educação e democracia freirianas podem ser valiosos aportes na discussão de processos educativos na EI para sustentação da garantia da participação das crianças em seu processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Sariane da Silva Pecoits , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pedagoga pela UNISINOS (2001). Especialista em Educação Infantil pela UFRGS (2003). Mestre (2009) e doutoranda em Educação pela UFRGS. Professora no Curso Normal da EMEM Emílio Meyer e no Curso de Especialização em Educação Infantil da UNISINOS. Experiência na área de Educação ─ ênfase em Educação Infantil e Formação de professores.

Claines Kremer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação (UFRGS) e Mestra em Educação (2019) pela mesma universidade. Especialista em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar (2020) pelo Instituto Maris. Graduada em Pedagogia (2016) pela UERGS. Coordenadora do Ateliê Papovai ─ formação continuada de professores de EI. Pesquisadora do GP CLIQUE/UFRGS.

Maria Carmen Silveira Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-doutorado pela Universidade de VIC Espanha (2013). Doutora em Educação pela UEC (2000). Mestra em Planejamento em Educação pela UFRGS (1987). Especialista em Alfabetização em Classes Populares pelo GEEMPA (1984) Pedagoga pela UFRGS (1983). Professora Titular aposentada na Faculdade de Educação e Professora Permanente no PPGEdu (UFRGS).

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Publicado

2021-11-25

Como Citar

Pecoits , S. da S. ., Kremer, C., & Barbosa, M. C. S. (2021). Pedagogia(s) da infância, pensamento Freiriano e a busca de um projeto educativo democrático. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 9(3). https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.12566