Pedagogia(s) da infância, pensamento Freiriano e a busca de um projeto educativo democrático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.12566

Palavras-chave:

Pedagogias da infância, Educação, Democracia, Pensamento Freireano

Resumo

Este ensaio discute as concepções educativas das Pedagogias da Infância na Educação Infantil (EI) e tem como objetivo articular o pensamento freiriano a essa perspectiva na busca de sustentação de projeto educativo democrático para a primeira infância. A fundamentação teórica que orienta este trabalho tem como base autores da Educação Infantil e os pressupostos teóricos elaborados pelo educador Paulo Freire. O estudo tem como indicativo que as críticas tecidas às Pedagogias da Infância em especial a sugestão de fragilidade pedagógica a ela conferida no que diz respeito à centralidade das crianças e organização do trabalho docente, podem ser reexaminadas a partir desse diálogo. Depreende-se que as concepções de educação e democracia freirianas podem ser valiosos aportes na discussão de processos educativos na EI para sustentação da garantia da participação das crianças em seu processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sariane da Silva Pecoits , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pedagoga pela UNISINOS (2001). Especialista em Educação Infantil pela UFRGS (2003). Mestre (2009) e doutoranda em Educação pela UFRGS. Professora no Curso Normal da EMEM Emílio Meyer e no Curso de Especialização em Educação Infantil da UNISINOS. Experiência na área de Educação ─ ênfase em Educação Infantil e Formação de professores.

Claines Kremer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação (UFRGS) e Mestra em Educação (2019) pela mesma universidade. Especialista em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar (2020) pelo Instituto Maris. Graduada em Pedagogia (2016) pela UERGS. Coordenadora do Ateliê Papovai ─ formação continuada de professores de EI. Pesquisadora do GP CLIQUE/UFRGS.

Maria Carmen Silveira Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-doutorado pela Universidade de VIC Espanha (2013). Doutora em Educação pela UEC (2000). Mestra em Planejamento em Educação pela UFRGS (1987). Especialista em Alfabetização em Classes Populares pelo GEEMPA (1984) Pedagoga pela UFRGS (1983). Professora Titular aposentada na Faculdade de Educação e Professora Permanente no PPGEdu (UFRGS).

Referências

ADAMS, Telmo. Mediação. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2013.

ARCE, Alessandra. Pedagogia da infância ou fetichismo da infância? In: DUARTE, Newton (Org.). Crítica ao fetichismo da individualidade. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. p. 145-168.

ARCE, Alessandra; MARTINS, Lígia Márcia (orgs.). Quem tem Medo de Ensinar na Educação Infantil? Em defesa do ato de ensinar. 4. ed. Campinas: Alínea, 2007.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Pedagogia da infância. In:OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Culturas infantis: contribuições e reflexões. Revista. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 43, p. 645-667, set./dez. 2014

BRASIL. Resolução n. 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica. Brasília: CNE/CEB, 2009

CAMPOS, Maria Malta. Infância como construção social: contribuições do campo. In: VAZ, Alexandre Fernandez; MOMM, Caroline Machado (Org.). Educação Infantil e sociedade: questões contemporâneas. Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2012. p. 11-20.

FARIA, Ana Lúcia G. Educação pré-escolar e cultura: para uma pedagogia da educação infantil. Campinas, SP: Editora da Unicamp; São Paulo: Cortez, 1993.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D’Água, 1993.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, Paulo. Educação como prática para a liberdade. 46. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 73. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020a.

FREIRE, Paulo. Política e Educação. 5. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020b.

FREITAS, Ana Lúcia Souza de. Ensinar e aprender. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

JUSTO, Hirã Soares e ADAMS, Telmo. Aprender. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

MACINAI, Emiliano. L’infanzia e suoi diritti - sentieri storici, scenari globali e emergenze educative. Pisa: Edizioni ETS, 2006.

MACINAI, Emiliano. Pedagogia e diritti dei bambini – uno sguardo storico. Roma: Carocci Editore, 2013.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; KISHIMOTO, Tizuko Morchida; PINAZZA, Mônica Apezzato (Orgs.). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado: construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. Pedagogia(s) da infância: reconstruindo uma práxis de participação. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; KISHIMOTO, Tizuko Morchida; PINAZZA, Mônica Appezzato (Orgs.). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado: construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.

ROCHA, Eloisa Acires Candal. A pesquisa em Educação Infantil no Brasil: trajetória recente e perspectivas de consolidação de uma pedagogia. 1999. Tese (Doutorado em Educação). UNICAMP, Campinas, 1999. 291f.

ROCHA, Eloisa, Acires Candal.Sem título. [Entrevista concedida a] Luciana Pandini Simiano. Poiésis, Tubarão. V. 7, n. 11, Jan/Jun, 2013.

ROCHA, Eloisa Acires Candal; BUSS-SIMÃO, Márcia; LESSA, Juliana Schumacker. Pedagogia da Infância: interlocuções disciplinares na pesquisa em Educação. Da Investigação às práticas, n.6 (1), CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Mar. 2016. p. 31 – 49.

ROMÃO, José Eustáquio. Educação. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

STEMMER, Márcia Regina Goulart da Silva. Educação infantil e pós-modernismo: a abordagem de Reggio Emilia. 2006. Tese (Doutorado em Educação). UFSC, Florianópolis/SC, 2006. 182f.

SUNG, Jung Mo. Liberdade. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Pecoits , S. da S. ., Kremer, C., & Barbosa, M. C. S. (2021). Pedagogia(s) da infância, pensamento Freiriano e a busca de um projeto educativo democrático. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 9(3). https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.12566