Paulo Freire, bell hooks e a construção de uma Pedagogia feminista crítica
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.12541Palavras-chave:
Paulo Freire, bell hooks, pedagogia feministaResumo
O presente artigo reflete sobre como bell hooks (1984; 1994) incorporou e transformou o pensamento de Paulo Freire em base teóricometodológica para a construção e o fortalecimento de uma pedagogia crítica engajada numa perspectiva feminista, antirracista e decolonial. Para tanto, considerando o pensamento freireano como teoria itinerante (SAID, 1983; 2006), realizamos pesquisa em diferentes fontes, bibliográficas e audiovisuais, físicas e virtuais, publicadas principalmente nos Estados Unidos, a fim de estabelecer os marcos de aproximação entre Freire e hooks. Por outro lado, adotamos a prosopografia como método de investigação das características comuns compartilhadas por Freire e hooks em suas trajetórias como intelectuais públicos, situados no campo da Pedagogia Crítica Radical, com a finalidade de identificar conexões e zonas de contato em suas histórias de vida. Com isto, foi possível confirmar a teoria freireana como teoria itinerante, tendo em hooks uma potente leitora e articuladora de sua expansão para os estudos feministas.
Downloads
Métricas
Referências
BHATTACHARYA, Asoke. Paulo Freire: Rousseau of the Twentieth Century. Rotterdam; Boston; Taipei: Sense Publishers, 2011.
BIANCONI, Giulliana; FERRARI, Marília; LEÃO, Natália; MORENO, Renata; SANTOS, Thandara; ZELIC, Helena. Sem parar: o trabalho e a vida das mulheres na pandemia. São Paulo: Gênero e Número; Sempreviva Organização Feminista, 2020.
CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.
DARDER, Antonia; BALTODANO, Marta; TORRES, Rodolfo. The Critical Pedagogy Reader. New York; London: RoutledgeFalmer, 2003.
ELLSWORTH, Elizabeth. Why doesn’t this feel empowering? Working through the repressive myths of critical pedagogy. Harvard Educational Review. V. 59, n. 3, p. 297 325, 1989.
FERRARI, Marcela. Prosopografia e História Política: algunas aproximaciones. Antíteses, v. 3, n. 5, p. 529 550, jan./jun. de 2010.
FREIRE, Paulo. La Educación como Práctica de la Libertad. Santiago: ICIRA, 1969a.
FREIRE, Paulo. Extención o Comunicación. Santiago: ICIRA, 1969b.
FREIRE, Paulo. Cultural Action for Freedom. Harvard Educational Review. V. 40, Issue 2, Summer, 1970a, p. 205 225.
FREIRE, Paulo. Pedagogy of the Oppressed. New York: Herder and Herder, 1970b.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Prefácio. IN: MCLAREN, Peter; LEONARD, Peter; GADOTTI, Moacir (org.). Paulo Freire: poder, desejo e memórias da libertação. Porto Alegre: Artmed, 1998.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. A Pedagogy for Liberation, dialogues on transforming education. Massachussets: Bergin & Garvey Publishers, 1987.
GADOTTI, Moacir (org.). Paulo Freire, uma biobibliografia. São Paulo: Cortez, 1998.
GIROUX, Henry. Theory and Resistance in Education: a pedagogy for the opposition. Massachusetts: Bergin & Garvey, 1983.
GIROUX, Henry. Teachers as Intellectuals: toward a critical pedagogy of learning. Connecticut; London: Bergin & Garvey, 1988.
GOMES, Walmir Marcolino; MULLER, Antônio José. Paulo Freire: do (re)exílio brasileiro às cátedras norte-americanas. Revista Pedagógica. Chapecó, v. 21, p. 395 412, 2019.
HADDAD, Sérgio. Paulo Freire e o papel das agências de cooperação europeias no apoio à educação popular no Brasil. ProPosições. V. 25, n. 3, p. 123 141, 2014.
hooks, bell. Feminist Theory from margin to center. Boston: South End Press, 1984.
hooks, bell. Teaching to Transgress: education as the practice of freedom. New York, London: Routledge, 1994.
hooks, bell. Feminism for everybody: passionate politics. Cambridge: South End Press, 2000.
JARDILINO, José Rubens Lima; SOTOARANGO, Diana Elvira. Paulo Freire and Critical Pedagogy: his legacy for a new pedagogy of the South. Revista IberoAmericana de Estudos em Educação. Araraquara, v. 15, n. 3, p. 1072 1093, jul. / set. 2020.
LEVY, Henrique. Os acordos do campo de Miguel Arraes: notas sobre alianças de classe na história contemporânea. Clio Revista de Pesquisa Histórica. V. 10, n. 1, p. 123 136, 1987.
MACEDO, Donaldo. Introduction. IN: FREIRE, Paulo. Pedagogy of the Oppressed. New York; London: Continuum Publishing, 2005.
MADERS, Sandra; BARCELOS, Valdo. Paulo Freire cidadão brasileiro, educador do mundo. Revista Pedagógica. Chapecó, v. 21, p. 378 394, 2019.
MCLAREN, Peter L. Culture or Canon? Critical Pedagogy and the Politics of Literacy. Harvard Educational Review. Vol. 8, n. 2, May 1988, p. 213 234.
MCLAREN, Peter L. Life in Schools, an introduction to Critical Pedagogy in the Foundations of Education. New York: Longman, 1989.
MEMORIAL DA DEMOCRACIA. Exilados publicam notícias do Brasil. Novembro de 1969. Disponível em: http://memorialdademocracia.com.br/card/exilados-publicam-noticias-do-brasil
MICELI, Sérgio. Intelectuais e Classes Dirigentes no Brasil (1920-45). IN: MICELI, Sérgio (org). Intelectuais à Brasileira. São Paulo, Companhia das Letras, 2001, p. 69-291.
MOURA, Adriana Dias de; NERI, Isabell Theresa Tavares; LOBATO, Vera Lúcia de Cristo. Por uma educação feminista na Amazônia: diálogos entre Paulo Freire e Bell Hooks. Revista Amazônida. V. 4, n. 1, p. 1 20, 2019.
NASH, George H. The Conservative Intellectual Movement in America since 1945. Willmington: Intercollegiate Studies Institute, 2006.
OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; SANTOS, Tânia Regina Lobato dos. Paulo Freire na América Latina e nos Estados Unidos: cátedras e grupos de pesquisa. Revista Educação em Questão. Natal, v. 5, n. 8, p. 106 139, dez. / jun. 2018.
SAID, Edward. Traveling Theory. IN: SAID, Edward. The world, the text, and the critic. Cambridge: Harvard University Press, 1983, p. 226 247.
SAID, Edward. Reconsiderando a teoria itinerante. IN: SANCHES, Manuela Ribeiro (org.). Deslocalizar a Europa: Antropologia, Arte, Literatura e História na PósColonialidade. Lisboa: Livros Cotovia, 2006, p. 252.
SHOR, Ira. Critical teaching and everyday life. Montreal; New York: Black Rose Books, 1980.
SHOR, Ira (ed). Freire for the Classroom, a sourcebook for Liberatory Teaching. Portsmouth: Heineman, 1987.
SOUZA, João Francisco. O dilema da alfabetização dos trabalhadores no Brasil. Tópicos Educacionais. V. 1, n. 2, p. 5 21, 1989.
SOUZA, Fábio Silva de. A cidade do Recife e a consciência da intelectualidade acerca do subdesenvolvimento brasileiro em meados do século XX. Revista Dimensões. V. 2, p. 315 332, jan. jun. 2019.
STONE, Lawrence. Prosopografia. Revista de Sociologia e Política. Curitiba, v. 19, n. 39, p. 115 137, jun. 2011.
TORRES, Carlos Alberto (ed.). The Wiley Handbook of Paulo Freire. New Jersey; Massachusetts: John Wiley & Sons, 2019.
WRIGHT, George C. Racial Violence in Kentucky (1865 1940): lynching, mob rule and “legal lynching”. Baton Rouge: Louisiana State University Press, 1990.
ELLSWORTH, Elizabeth. Why doesn’t this feel empowering? Working through the repressive myths of critical pedagogy. Harvard Educational Review. V. 59, n. 3, p. 297 325, 1989.
FERRARI, Marcela. Prosopografia e História Política: algunas aproximaciones. Antíteses, v. 3, n. 5, p. 529 550, jan./jun. de 2010.
FREIRE, Paulo. La Educación como Práctica de la Libertad. Santiago: ICIRA, 1969a.
FREIRE, Paulo. Extención o Comunicación. Santiago: ICIRA, 1969b.
FREIRE, Paulo. Cultural Action for Freedom. Harvard Educational Review. V. 40, Issue 2, Summer, 1970a, p. 205 225.
FREIRE, Paulo. Pedagogy of the Oppressed. New York: Herder and Herder, 1970b.
FREIRE, Paulo. Pedagogy in Process. New York: 1978.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Prefácio. IN: MCLAREN, Peter; LEONARD, Peter; GADOTTI, Moacir (org.). Paulo Freire: poder, desejo e memórias da libertação. Porto Alegre: Artmed, 1998.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. A Pedagogy for Liberation, dialogues on transforming education. Massachussets: Bergin & Garvey Publishers, 1987.
GADOTTI, Moacir (org.). Paulo Freire, uma biobibliografia. São Paulo: Cortez, 1998.
GIROUX, Henry. Theory and Resistance in Education: a pedagogy for the opposition. Massachusetts: Bergin & Garvey, 1983.
GIROUX, Henry. Teachers as Intellectuals: toward a critical pedagogy of learning. Connecticut; London: Bergin & Garvey, 1988.
GÓES, Moacyr. Educação Popular, Campanha de Pé no Chão também se Aprende a Ler, Paulo Freire & Movimentos Sociais Contemporâneos. IN: ROSAS, Paulo (org.). Paulo Freire, Educação e Transformação Social. Recife: Editora Universitária UFPE, 2002.
GOMES, Walmir Marcolino; MULLER, Antônio José. Paulo Freire: do (re)exílio brasileiro às cátedras norte-americanas. Revista Pedagógica. Chapecó, v. 21, p. 395 412, 2019.
HADDAD, Sérgio. Paulo Freire e o papel das agências de cooperação europeias no apoio à educação popular no Brasil. ProPosições. V. 25, n. 3, p. 123 141, 2014.
hooks, bell. Feminist Theory from margin to center. Boston: South End Press, 1984.
hooks, bell. Teaching to Transgress: education as the practice of freedom. New York, London: Routledge, 1994.
hooks, bell. Feminism for everybody: passionate politics. Cambridge: South End Press, 2000.
JARDILINO, José Rubens Lima; SOTOARANGO, Diana Elvira. Paulo Freire and Critical Pedagogy: his legacy for a new pedagogy of the South. Revista IberoAmericana de Estudos em Educação. Araraquara, v. 15, n. 3, p. 1072 1093, jul. / set. 2020.
LEVY, Henrique. Os acordos do campo de Miguel Arraes: notas sobre alianças de classe na história contemporânea. Clio Revista de Pesquisa Histórica. V. 10, n. 1, p. 123 136, 1987.
MACEDO, Donaldo. Introduction. IN: FREIRE, Paulo. Pedagogy of the Oppressed. New York; London: Continuum Publishing, 2005.
MADERS, Sandra; BARCELOS, Valdo. Paulo Freire cidadão brasileiro, educador do mundo. Revista Pedagógica. Chapecó, v. 21, p. 378 394, 2019.
MCLAREN, Peter L. Culture or Canon? Critical Pedagogy and the Politics of Literacy. Harvard Educational Review. Vol. 8, n. 2, May 1988, p. 213 234.
MCLAREN, Peter L. Life in Schools, an introduction to Critical Pedagogy in the Foundations of Education. New York: Longman, 1989.
MEMORIAL DA DEMOCRACIA. Exilados publicam notícias do Brasil. Novembro de 1969. Disponível em: http://memorialdademocracia.com.br/card/exilados-publicam-noticias-do-brasil
MICELI, Sérgio. Intelectuais e Classes Dirigentes no Brasil (1920-45). IN: MICELI, Sérgio (org). Intelectuais à Brasileira. São Paulo, Companhia das Letras, 2001, p. 69-291.
MOURA, Adriana Dias de; NERI, Isabell Theresa Tavares; LOBATO, Vera Lúcia de Cristo. Por uma educação feminista na Amazônia: diálogos entre Paulo Freire e Bell Hooks. Revista Amazônida. V. 4, n. 1, p. 1 20, 2019.
NASH, George H. The Conservative Intellectual Movement in America since 1945. Willmington: Intercollegiate Studies Institute, 2006.
OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; SANTOS, Tânia Regina Lobato dos. Paulo Freire na América Latina e nos Estados Unidos: cátedras e grupos de pesquisa. Revista Educação em Questão. Natal, v. 5, n. 8, p. 106 139, dez. / jun. 2018.
SAID, Edward. Traveling Theory. IN: SAID, Edward. The world, the text, and the critic. Cambridge: Harvard University Press, 1983, p. 226 247.
SAID, Edward. Reconsiderando a teoria itinerante. IN: SANCHES, Manuela Ribeiro (org.). Deslocalizar a Europa: Antropologia, Arte, Literatura e História na PósColonialidade. Lisboa: Livros Cotovia, 2006, p. 252.
SHOR, Ira. Critical teaching and everyday life. Montreal; New York: Black Rose Books, 1980.
SHOR, Ira (ed). Freire for the Classroom, a sourcebook for Liberatory Teaching. Portsmouth: Heineman, 1987.
SOUZA, Fábio Silva de. A cidade do Recife e a consciência da intelectualidade acerca do subdesenvolvimento brasileiro em meados do século XX. Revista Dimensões. V. 2, p. 315 332, jan. jun. 2019.
SOUZA, João Francisco. O dilema da alfabetização dos trabalhadores no Brasil. Tópicos Educacionais. V. 1, n. 2, p. 5 21, 1989.
STONE, Lawrence. Prosopografia. Revista de Sociologia e Política. Curitiba, v. 19, n. 39, p. 115 137, jun. 2011.
TORRES, Carlos Alberto (ed.). The Wiley Handbook of Paulo Freire. New Jersey; Massachusetts: John Wiley & Sons, 2019.
WRIGHT, George C. Racial Violence in Kentucky (1865 1940): lynching, mob rule and “legal lynching”. Baton Rouge: Louisiana State University Press, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Silviana Fernandes Mariz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.