Paulo Freire e o Ensino de Língua Portuguesa em perspectiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.12530

Palavras-chave:

Paulo Freire, Estudos da Linguagem, Ensino de Língua Portuguesa

Resumo

O presente artigo tem como tema um estudo sobre o pensamento de Paulo Freire e sua repercussão no e para o ensino de língua. É objetivo da pesquisa refletir sobre como a educação  problematizadora/libertadora de Paulo Freire se faz presente no ensino de Língua Portuguesa orientado por pressupostos de estudos do texto de base sociointeracional. Para alcançar o objetivo descrito, o artigo organiza a reflexão em dois momentos. No primeiro instante, deixa em evidência alguns dos pressupostos da pedagogia de Paulo Freire, como apresentados pelo autor em suas publicações, e por outros estudiosos do pensamento do educador. No segundo instante, amplia o diálogo e promove uma articulação entre o pensamento de Paulo Freire e o pensamento de estudiosos da língua e do texto, que vem servindo de orientação ao ensino de Língua Portuguesa no contexto brasileiro, principalmente a partir de 1980.  No diálogo estreito entre o pensamento de Paulo Freire e o dos linguistas elencados, observa a repercussão e o impacto da pedagogia de Paulo Freire para o ensino de Língua Portuguesa que, compreendendo a língua como forma de ação, visa a promover práticas situadas e significativas de escrita e leitura, por meio da reflexão, da crítica, da problematização e do questionamento por parte dos sujeitos aprendizes, protagonistas desse processo.

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Biografia do Autor

Júlia Mergen Ortiz, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Graduada em Letras Português/Francês (licenciatura) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É membro do grupo de pesquisa Texto, Hipertexto e Ensino de Língua Portuguesa (THELPO – CNPq/UNIFESP). Trabalha como professora de Língua Portuguesa na Rede Estadual de ensino do Estado de São Paulo.

Vanda Maria da Silva Elias, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2002-2003) e pela Universidade Federal do Ceará (2016-2017). É professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).   Desenvolve pesquisas relacionadas a estudos do texto e estratégias para o ensino de Língua Portuguesa. É líder do grupo de pesquisa Texto, Hipertexto e Ensino de Língua Portuguesa (THELPO – CNPq/UNIFESP).

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Publicado

2021-11-25

Como Citar

Ortiz, J. M., & Elias, V. M. da S. (2021). Paulo Freire e o Ensino de Língua Portuguesa em perspectiva. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 9(3). https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.12530