A FILA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.12456

Palavras-chave:

Cotidiano escolar. Prática pedagógica. Fila escolar. Classificação.

Resumo

Presentes em diversos espaços sociais, filas são organizadas com o intuito de escalonar, individual e linearmente, sujeitos que se encontram em busca de algum serviço e atendimento, ou que intentam adentrar um recinto. Estas formações temporárias, regidas por convenções institucionais ou sociais, também estão presentes regularmente nas escolas. O objetivo do artigo é compreender a ocorrência das filas no cotidiano escolar. O estudo foi realizado com o uso do método regressivo-progressivo de Henri Lefebvre, a produção do material de pesquisa foi proveniente de textos literários, imagens e relatos da escola, e sua apropriação e restituição se deram na conversação histórico-genética posta a fragmentos deste material. O estudo aponta que a fila se constitui enquanto prática não contemporânea reproduzida no cotidiano escolar, e que sua ocorrência é resguardada pela tradição e antiguidade, preservando o controle, a vigilância, a fragmentação, as hierarquias, classificações, exclusões, silenciamento e tantas outras influências que já foram criticadas e refutadas.

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Biografia do Autor

Mitsi Pinheiro de Lacerda, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora Associada do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cotidianos.

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Publicado

2022-03-17

Como Citar

Lacerda, M. P. de. (2022). A FILA. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 10(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.12456