Os discursos sobre as diferenças na educação: da negação à utopia freiriana da comunhão na escola

Autores

  • Luciana Pacheco Marques Universidade Federal de Juiz de Fora https://orcid.org/0000-0003-2430-831X
  • Luka de Carvalho Gusmão Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Alan Willian de Jesus Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.12428

Palavras-chave:

Diferenças, Paulo Freire, Comunhão

Resumo

Na Atualidade, ganham cada vez mais corpo as reflexões críticas acerca dos múltiplos modos de exclusão na sociedade, bem como sobre os reais sentidos das políticas de inclusão em diversos espaços de convivência, entre eles o escolar. No presente ensaio, objetivamos dar nossa contribuição a essas reflexões, discutindo os sentidos atribuídos às diferenças humanas no âmbito educacional e ressignificando-os à luz do pensamento de Paulo Freire. Adotando a escrita ensaística, percorremos uma trajetória de pensamento na qual primeiramente destacamos a existência de três diferentes formações ideológicas que caracterizam as atitudes humanas diante das diferenças: a da negação, a da marcação e a da comunhão, sendo que cada uma delas implica num olhar sobre o processo pedagógico. Em seguida, depois de denunciar os discursos da negação e da marcação, desenvolvemos e advogamos em favor da perspectiva da comunhão com as diferenças apoiando-nos nas categorias freirianas de inconclusão, conscientização e diálogo. Por fim, concluímos que a comunhão com as diferenças a partir da leitura freiriana é uma utopia não só possível, como necessária para a concretização de uma educação efetivamente inclusiva.

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Biografia do Autor

Luciana Pacheco Marques, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduação em Pedagogia pela UFJF. Graduação em Psicologia pelo CES-JF. Mestrado em Educação pela PUC-Rio. Doutorado em Educação pela Unicamp. Professora Titular aposentada da Faculdade de Educação da UFJF. Professora Convidada do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF.

Luka de Carvalho Gusmão, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduação em Pedagogia pela UFJF. Especialização em Filosofia Moderna e Contemporânea pela UFJF. Mestrado em Educação pela UFJF. Doutorando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF. Professor da Rede Pública de Ensino de Minas Gerais.

Alan Willian de Jesus, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduação em Pedagogia pela UFJF. Especialização em Filosofia Moderna e Contemporânea pela UFJF. Mestrado em Educação pela UFJF. Doutorando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF. Pedagogo na Rede Municipal de Educação de Juiz de Fora/MG.

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Publicado

2021-11-25

Como Citar

Marques, L. P., Gusmão, L. de C. ., & Jesus, A. W. de. (2021). Os discursos sobre as diferenças na educação: da negação à utopia freiriana da comunhão na escola . Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 9(3). https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.12428