Ensinar exige colaboração: uma interface entre Paulo Freire e a educação inclusiva na perspectiva do ensino colaborativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.12351

Palavras-chave:

Ensino colaborativo, Inédito viável, Formação docente

Resumo

O presente artigo se relaciona às experiências de formação docente inclusiva na perspectiva do Ensino Colaborativo desenvolvidas pelo LaIFE – Laboratório de Inclusão, Formação Cultural e Educação, vinculado à Universidade Federal Fluminense - UFF. Trata-se de um recorte do projeto de pesquisa e extensão, que ocorreu na modalidade remota, em razão da pandemia da Covid-19, que ascende a formação de professores fundada na relação com a práxis, contextualizada e dialógica, que articula saberes científicos, pedagógicos e da experiência. Embasadas pelo referencial da Teoria Crítica e da pedagogia freiriana, neste texto, nos lançamos ao desafio de elaborar tessituras com os conceitos de ensino colaborativo e inédito viável, almejando o fortalecimento do processo de ruptura com as práticas pedagógicas excludentes, rumo à inclusão. Sustentadas pelo aporte teórico, privilegiamos narrativas abrindo espaço às experiências vividas registradas no caderno memorial, que toma por corpus os relatos de experiências registrados ao longo do curso de formação. A análise dos dados visa destacar os vínculos que se entretecem entre a compreensão do ensino colaborativo com o inédito viável e, assim, apreender e problematizar seus sentidos, bem como iluminar suas potencialidades no contexto da inclusão escolar. Os resultados apontam que precisamos avançar na formação inicial e continuada na perspectiva do ensino colaborativo como um inédito viável, buscando os enredamentos de formação humana calcada na sensibilidade e no tensionamento da cultura em prol do direito de todos à educação.

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Biografia do Autor

Erika Souza Leme, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FE-UFF), Licenciada em Letras (UNORP,1997); Especialista em Linguística (UNESP, 2000); Mestre em Educação (UFRJ, 2011), Pedagoga (UFRJ, 2012). Doutora em Educação (UFF, 2017). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas LAIFE - Laboratório de Inclusão, Formação Cultural e Educação

Jaqueline Luzia da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora em Educação (PUC-Rio). Mestre em Educação (UFRJ). Graduada em Ciências Sociais (UFRJ), com licenciatura em Sociologia. Professora Adjunta da UERJ (Faculdade de Educação), da área de Educação de Jovens e Adultos, onde atua na graduação. Professora voluntária do Programa Residência Pedagógica (Alfabetização - Pedagogia/UERJ). Membro do Colegiado do Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos.

Desirée Ramos Carmo, Universidade Federal Fluminense - UFFF

Graduanda do curso de Pedagogia da FEUFF. Ganhadora do Prêmio de Reconhecimento Acadêmico (2019) e da Menção Honrosa de Mérito Acadêmico (2020), concedidos pela PROAES/UFF. Membro do LAIFE - Laboratório de Inclusão, Formação Cultural e Educação da FEUFF desde 2020.

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Publicado

2021-11-25

Como Citar

Leme, E. S., Silva, J. L. da, & Carmo, D. R. . (2021). Ensinar exige colaboração: uma interface entre Paulo Freire e a educação inclusiva na perspectiva do ensino colaborativo. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 9(3). https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.12351