ABSTRAÇÃO REFLEXIONANTE E APRENDIZAGEM DA ESCRITA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.12307

Palavras-chave:

Abstração Reflexionante. Aprendizagem. Psicogênese da Língua Escrita.

Resumo

Este estudo teve como objetivo destacar como a teoria piagetiana pode explicar a evolução da aprendizagem da escrita pela interação entre sujeito e objeto, neste caso entre criança e escrita, sob o ponto de vista do mecanismo da abstração reflexionante. Foram relacionados os níveis da Psicogênese da Língua Escrita, elaborada por Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, com os tipos de abstrações estudadas por Jean Piaget. O estudo visou mostrar o quanto a abstração reflexionante se faz presente na passagem de um nível anterior, mais simples, de escrita para o seguinte, mais complexo. Os dados foram coletados através de diálogos, inspirados no método clínico piagetiano, com doze crianças entre 4 e 8 anos da Pré-escola e do Ensino Fundamental. Os diálogos foram realizados por plataformas digitais devido à ausência de aulas presenciais causada pela pandemia da Covid-19. Constatou-se que é possível, ao analisar os dados coletados, fazer relação entre as abstrações reflexionantes, realizadas pelas crianças, e os níveis de escrita evidenciados pela Psicogênese da Língua Escrita.

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Biografia do Autor

  • Camila Moura Costa, Colégio Adventista Marechal Rondon
    Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pedagoga e professora dos anos iniciais. Tem ampla experiência na área de alfabetização e letramento. 
  • Fernando Becker, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Licenciado em Filosofia, Mestre em Educação, Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, pela USP. Professor titular (1995), aposentado, atuando como Docente Convidado do PPGEdu e do PPGIE, da UFRGS. Autor dos livros:  Educação e construção do conhecimentoEpistemologia do ProfessorEpistemologia do Professor de MatemáticaO caminho da aprendizagem, em Piaget e Freire. Pesquisa concepções epistemológicas de docentes à base da Epistemologia Genética.

Referências

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Publicado

2022-03-17

Como Citar

Costa, C. M., & Becker, F. (2022). ABSTRAÇÃO REFLEXIONANTE E APRENDIZAGEM DA ESCRITA. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 10(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.12307