Paulo Freire e Lev Vygotsky: alguns pensamentos e questões sobre essa relação
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.12255Palavras-chave:
Paulo Freire, Lev Vygotsky, Justiça social, Pedagogia CríticaResumo
O artigo estabelece relações de proximidade e contradições entre as concepções teórico-metodologicas desenvolvidas pelos pensadores Lev Vigostsky e Paulo Freire acerca dos processos de desenvolvimento cognitivo de pessoas adultas.
Downloads
Métricas
Referências
B de Smet (2015) A Dialectical Pedagogy of Revolt: Gramsci, Vygotsky, and the Egyptian Revolution
Freire, P ([1970]1972 ) Pedagogy of the Oppressed. London: Penguin Books 2018, The End of the Cognitive Empire (p. 296)
Keiler, P (2017) ‘“What is absolutely impossible for one person, is possible for two” – a historical-methodological study concerning Feuerbachian elements in the later works of L.S. Vygotsky’, Istoria rossiiskoi psikhologii v litsakh: Daidzhest 3: 179-211.
Magalhães, 2016; Jones & Marx, Vygotsky e Freire: discussões metodológicas sobre o papel da linguagem na transformação social; Magalhães and Fidalgo Magalhães, M. C. C. (2016) ‘Intervention Research in a Public Elementary School: A Critical-Collaborative Teacher Education Project on Reading and Writing’. Outlines – Critical Practice Studies 17 (1 ): 39-61
P O’Connor (2020) 100 years since formation of Soviet Extraordinary Commission for the Liquidation of Illiteracy https://www.wsws.org/en/authors/Patrick-O%E2%80%99Connor
Vygotsky, L. S. (1994) ‘The problem of the environment’ in R van der Veer & J Valsiner (Eds.) The Vygotsky Reader. Oxford: Blackwell: 338-354.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Peter Jones

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.