Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP): uma revisão da literatura

Autores

  • Clarissa Emi Hirao Arquivo Público do Estado de São Paulo
  • Stanley Plácido da Rosa Silva Instituto do Legislativo Paulista (ILP-ALESP)

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.11400

Palavras-chave:

SARESP, Qualidade da educação, Avaliação externa

Resumo

O artigo realiza uma revisão da literatura sobre o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP no período de 2011 a 2019. Para isso, foram consultadas cinco bases de dados, a saber: Scielo, Redalyc, Spell, DOAJ e Sumários.org., sendo 19 o total de artigos qualificados para análise. Destacaram-se como aspectos positivos em relação ao SARESP o seu potencial em termos de fonte de informação e, também, a possibilidade de norteamento de políticas educacionais. Por outro lado, as ressalvas ao sistema recaem principalmente sobre a possibilidade de seus resultados gerarem estreitamento e padronização curricular, diminuição da autonomia docente e ambiente nocivo de competição escolar.

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Biografia do Autor

Clarissa Emi Hirao, Arquivo Público do Estado de São Paulo

Especialista em Gestão da Educação Pública pela Unifesp e Executiva Pública do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Stanley Plácido da Rosa Silva, Instituto do Legislativo Paulista (ILP-ALESP)

Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo – USP. Coordenador Acadêmico do Instituto do Legislativo Paulista – ILP e Executivo Público (afastado) do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

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Publicado

2020-11-24

Como Citar

Emi Hirao, C., & Silva, S. P. da R. (2020). Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP): uma revisão da literatura. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 8(3), 36–52. https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.11400