A pedagogia da alternância na perspectiva freireana

Autores

  • Marluse Castro Maciel IFSC
  • Elodir Lourenço de Souza IFC

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.11350

Palavras-chave:

alternância, práxis, educação do campo

Resumo

O objetivo deste artigo é demonstrar a proximidade entre a pedagogia da alternância, desenvolvida no curso de Licenciatura em Pedagogia do campo do Instituto Federal Catarinense (IFC), campus avançado de Abelardo Luz, e a teoria freireana. Nesse sentido, tratamos sobre a experiência com a pedagogia da alternância vivenciada no referido curso, na perspectiva da práxis educativa, como forma de associação entre escola e comunidade. Os instrumentos metodológicos adotados neste trabalho foram a análise documental do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e a verificação do desenvolvimento dos componentes curriculares dos Projetos Integradores. Como resultado, constatamos que a experiência da pedagogia da alternância se assemelha à teoria freireana no que tange à relação teoria e prática, à pesquisa, à dialogicidade, à construção coletiva com a participação dos estudantes e professores na construção e condução do processo pedagógico/educativo.

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Biografia do Autor

Marluse Castro Maciel, IFSC

Licenciada em ciências sociais pela UNESP, doutora em sociologia pela USP. Áreas de pesquisa: educação e sociologia rural. Trabalhou com formação de educadores e educação do campo. Foi professora de sociologia e sociologia da educação do IFC, campus Avançado de Abelardo Luz - SC. Atualmente é professora de sociologia do IFSC - Campus São Carlos - SC.

Elodir Lourenço de Souza, IFC

Licenciado em Pedagogia (Pedagogia da Terra) pela UFRGS e Mestre em educação pela UFSC. Área de pesquisa: educação do campo e educação e trabalho. Atualmente é coordenador do curso de Licenciatura em Pedagogia com ênfase em Educação do Campo do IFC, campus Avançado de Abelardo Luz - SC.

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Publicado

2020-11-24

Como Citar

Castro Maciel, M., & Lourenço de Souza, E. (2020). A pedagogia da alternância na perspectiva freireana. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 8(3), 53–66. https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.11350