A pedagogia da alternância na perspectiva freireana
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.11350Palavras-chave:
alternância, práxis, educação do campoResumo
O objetivo deste artigo é demonstrar a proximidade entre a pedagogia da alternância, desenvolvida no curso de Licenciatura em Pedagogia do campo do Instituto Federal Catarinense (IFC), campus avançado de Abelardo Luz, e a teoria freireana. Nesse sentido, tratamos sobre a experiência com a pedagogia da alternância vivenciada no referido curso, na perspectiva da práxis educativa, como forma de associação entre escola e comunidade. Os instrumentos metodológicos adotados neste trabalho foram a análise documental do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e a verificação do desenvolvimento dos componentes curriculares dos Projetos Integradores. Como resultado, constatamos que a experiência da pedagogia da alternância se assemelha à teoria freireana no que tange à relação teoria e prática, à pesquisa, à dialogicidade, à construção coletiva com a participação dos estudantes e professores na construção e condução do processo pedagógico/educativo.
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