A pedagogia da alternância na perspectiva freireana

  • Marluse Castro Maciel IFSC
  • Elodir Lourenço de Souza IFC
Palavras-chave: alternância, práxis, educação do campo

Resumo

O objetivo deste artigo é demonstrar a proximidade entre a pedagogia da alternância, desenvolvida no curso de Licenciatura em Pedagogia do campo do Instituto Federal Catarinense (IFC), campus avançado de Abelardo Luz, e a teoria freireana. Nesse sentido, tratamos sobre a experiência com a pedagogia da alternância vivenciada no referido curso, na perspectiva da práxis educativa, como forma de associação entre escola e comunidade. Os instrumentos metodológicos adotados neste trabalho foram a análise documental do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e a verificação do desenvolvimento dos componentes curriculares dos Projetos Integradores. Como resultado, constatamos que a experiência da pedagogia da alternância se assemelha à teoria freireana no que tange à relação teoria e prática, à pesquisa, à dialogicidade, à construção coletiva com a participação dos estudantes e professores na construção e condução do processo pedagógico/educativo.

Métricas

Carregando métricas...

Biografia do Autor

Marluse Castro Maciel, IFSC

Licenciada em ciências sociais pela UNESP, doutora em sociologia pela USP. Áreas de pesquisa: educação e sociologia rural. Trabalhou com formação de educadores e educação do campo. Foi professora de sociologia e sociologia da educação do IFC, campus Avançado de Abelardo Luz - SC. Atualmente é professora de sociologia do IFSC - Campus São Carlos - SC.

Elodir Lourenço de Souza, IFC

Licenciado em Pedagogia (Pedagogia da Terra) pela UFRGS e Mestre em educação pela UFSC. Área de pesquisa: educação do campo e educação e trabalho. Atualmente é coordenador do curso de Licenciatura em Pedagogia com ênfase em Educação do Campo do IFC, campus Avançado de Abelardo Luz - SC.

Referências

ARROYO, M. G.; CALDART, R.; MOLINA, M. C. Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004.

BEGNAMI, J. B. Formação pedagógica de monitores das escolas famílias agrícolas e alternâncias: um estudo intensivo dos processos formativos de cinco monitores. 2003. Dissertação (Mestrado) - Universidade Nova de Lisboa/Universidade François Rabelais/UNEFAB. Brasília. 2003.

______. Uma geografia da Pedagogia da Alternância no Brasil. Brasília: UNEFAB, 2004, p. 03-20. (Série: Documentos Pedagógicos).

BRASIL, CNE. 2002. Disponível em http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/mn_resolucao_%201_de_3_de_abril_de_2002.pdf. Acesso 08 junho 2020.

BRASIL, LDB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2012-pdf/10199-8-decreto-7352-de4-de-novembro-de-2010/file. Acesso 08 junho 2020.

CORDEIRO, Georgina N. K. REIS, Neila da Silva Reis e HAGE, Salomão Mufarrej. Pedagogia da Alternância e seus desafios para assegurar a formação humana dos sujeitos e a sustentabilidade do campo Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 85, p. 115-125, abr. 2011. Disponível em https://ufrb.edu.br/educacaodocampocfp/images/PEDAGOGIA-DA-ALTERN%C3%A2NCIA-E-SEUS-DESAFIOS.pdf Acesso 15 outubro 2020.

COUTINHO, Adelaide Ferreira. DO DIREITO À EDUCAÇÃO DO CAMPO: A LUTA CONTINUA! Revista Aurora. Unesp. Ano III, número 5 - DEZEMBRO DE 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 28ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE ABERLADO LUZ (IFC). Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia (PPC) – Campus Abelardo Luz. Aberlado Luz, 2017. Mimeo. Disponível em: http://abelardoluz.ifc.edu.br/wp-content/uploads/2018/04/PPC-Pedagogia-.pdf. Acesso em 01 junho 2020.

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE (IFC), DIRETRIZES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO, Santa Catarina, 2019. Disponível em https://ifc.edu.br/wp-content/uploads/2017/09/Resolu%c3%a7%c3%a3o-16.2019-Diretrizes-ANEXO.pdf Acesso 15 outubro 2020.

RIBEIRO, Marlene. Pedagogia da alternância na educação rural/do campo: projetos em disputa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.34, n.1, p. 027-045, jan./abr. 2008.
.
SILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da, FERNANDES, Sonia Regina de Souza e LANGE, Anelise Nascimento. Inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica nos cursos de licenciatura do instituto federal de educação, ciência e tecnologia catarinense. RPGE– Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp. 1, p. 914-935, out. 2019. ISSN: 1519-9029 DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13009. Acesso 15 outubro 2020.
Publicado
2020-11-24
Como Citar
Castro Maciel, M., & Lourenço de Souza, E. (2020). A pedagogia da alternância na perspectiva freireana. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 8(3), 53-66. https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.11350