A contação de história e seus contributos para a interação e desenvolvimento linguístico da criança

Autores

  • Acreciana de Sousa Melo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Adelaide Alves Dias Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF).
  • Maria Lúcia Pessoa Sampaio Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF).
  • Raimunda Queiroz Rêgo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF).

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.11161

Palavras-chave:

Contação de histórias, Interação, Desenvolvimento linguistico

Resumo

Contar, ouvir e recontar histórias serve a diversos propósitos, especialmente à formação intelectual, psicológica, linguística e cultural do ser humano. Este artigo versa sobre a contação de histórias, sobretudo, como uma estratégia favorável às interações e ao desenvolvimento linguístico da criança. Tem como objetivo compreender como a contação de histórias viabiliza interações e o desenvolvimento linguístico das crianças, evidenciando sua importância nas práticas escolares. A pesquisa foi realizada em quatro turmas de 1o ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de São Miguel-RN. Baseia-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa e caracteriza-se como pesquisa de campo. Utilizou-se como instrumento entrevistas semi-estruturadas com as quatro professoras, bem como a observação não participante de quatro sessões de contações de histórias em forma de teatro, desenvolvidas nas referidas turmas pelo Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas - BALE Micaelense, um Programa de extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte que visa estimular o gosto e o prazer pela leitura. Os resultados indicam que a contação de histórias contribui de forma significativa para o processo de interação e desenvolvimento da competência linguística das crianças, além de despertar a imaginação criadora através da capacidade de ouvir, participar, recontar e se expressar. Conclui-se que esta arte configura-se, portanto, uma importante estratégia de mediação e estímulo frente ao processo formativo das crianças.

 

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Biografia do Autor

Acreciana de Sousa Melo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Docente em Sala de Recursos Multifuncionais com o Atendimento Educacional Especializado, na rede pública municipal de ensino da cidade de Crato/CE. Mestranda do Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Pau dos Ferros. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Católica do Cariri (FACC). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Vale do Acaraú (UVA). Especialista em AEE e Educação Inclusiva pela Faculdade FAVENI. Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

Adelaide Alves Dias, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF).

Professora visitante da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF)

Maria Lúcia Pessoa Sampaio, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF).

Professora adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN) e do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UERN). Colaboradora do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UERN). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com Especialização em Educação e Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestre em Educação e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pós Doutorado na Universidade de Paris (França). Atualmente, assume Assessoria Técnica na Escola de Governo do RN.

Raimunda Queiroz Rêgo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF).

Supervisora pedagógica na Escola Estadual Gilney de Souza e na Escola Municipal Padre Cosme, Coordenadora do Programa de Extensão Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE) na cidade de São Miguel/RN. Mestranda do Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino, especialista em Educação de Jovens e Adultos, graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Pau dos Ferros.

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Publicado

2020-11-24

Como Citar

de Sousa Melo, A. ., Alves Dias, A. ., Pessoa Sampaio, M. L. ., & Queiroz Rêgo, R. . (2020). A contação de história e seus contributos para a interação e desenvolvimento linguístico da criança. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 8(3), 1–18. https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.11161