A contação de história e seus contributos para a interação e desenvolvimento linguístico da criança

Autores

  • Acreciana de Sousa Melo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Adelaide Alves Dias Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF).
  • Maria Lúcia Pessoa Sampaio Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF).
  • Raimunda Queiroz Rêgo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF).

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.11161

Palavras-chave:

Contação de histórias, Interação, Desenvolvimento linguistico

Resumo

Contar, ouvir e recontar histórias serve a diversos propósitos, especialmente à formação intelectual, psicológica, linguística e cultural do ser humano. Este artigo versa sobre a contação de histórias, sobretudo, como uma estratégia favorável às interações e ao desenvolvimento linguístico da criança. Tem como objetivo compreender como a contação de histórias viabiliza interações e o desenvolvimento linguístico das crianças, evidenciando sua importância nas práticas escolares. A pesquisa foi realizada em quatro turmas de 1o ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de São Miguel-RN. Baseia-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa e caracteriza-se como pesquisa de campo. Utilizou-se como instrumento entrevistas semi-estruturadas com as quatro professoras, bem como a observação não participante de quatro sessões de contações de histórias em forma de teatro, desenvolvidas nas referidas turmas pelo Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas - BALE Micaelense, um Programa de extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte que visa estimular o gosto e o prazer pela leitura. Os resultados indicam que a contação de histórias contribui de forma significativa para o processo de interação e desenvolvimento da competência linguística das crianças, além de despertar a imaginação criadora através da capacidade de ouvir, participar, recontar e se expressar. Conclui-se que esta arte configura-se, portanto, uma importante estratégia de mediação e estímulo frente ao processo formativo das crianças.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

  • Acreciana de Sousa Melo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Docente em Sala de Recursos Multifuncionais com o Atendimento Educacional Especializado, na rede pública municipal de ensino da cidade de Crato/CE. Mestranda do Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Pau dos Ferros. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Católica do Cariri (FACC). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Vale do Acaraú (UVA). Especialista em AEE e Educação Inclusiva pela Faculdade FAVENI. Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

  • Adelaide Alves Dias, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF).

    Professora visitante da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF)

  • Maria Lúcia Pessoa Sampaio, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF).

    Professora adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN) e do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UERN). Colaboradora do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UERN). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com Especialização em Educação e Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestre em Educação e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pós Doutorado na Universidade de Paris (França). Atualmente, assume Assessoria Técnica na Escola de Governo do RN.

  • Raimunda Queiroz Rêgo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF).

    Supervisora pedagógica na Escola Estadual Gilney de Souza e na Escola Municipal Padre Cosme, Coordenadora do Programa de Extensão Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE) na cidade de São Miguel/RN. Mestranda do Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino, especialista em Educação de Jovens e Adultos, graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Pau dos Ferros.

Referências

ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 5. ed. São Paulo: Scipione, 1997.
AMARILHA, M. Estão mortas as fadas? 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Governo Federal. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: educação é a Base. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf . Acesso em: 05 de junho de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. vol. 3. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BUSATTO, C. A arte de contar histórias no século XXI: tradição e ciberespaço. Petrópolis: Vozes, 2006.
________. Contar e Encantar: Pequenos segredos da narrativa. 8ª ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. In: DANTAS, V. Textos de intervenção. São Paulo: Duas Cidades, 2002.
COELHO, N.N. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
COELHO, B. Contar histórias: uma arte sem idade. 10ª ed. São Paulo: Ática, 2006.
COSTAS, F.A.T.; FERREIRA, L.S. Sentido, significado e mediação em Vygotsky: Implicações para a constituição do processo de leitura. Revista Iberoamericana de Educación. Nº 55, p. 205-223, 2010. Disponível em: https://rieoei.org/historico/documentos/rie55a09.pdf. Acesso em: 18 de abril de 2020.
FREITAS, M.T.A. Vygotsky e Bakhtin. Psicologia e Educação: um intertexto. São Paulo: Ática, 1994.
GADAMER, H-G. Verdad y método. Fundamentos de una hermenêutica filosófica. 3ª ed. Salamanca: Ediciones Sígueme, 1988.
GIORDANO, A. A arte de contar histórias e o conto de tradição oral em práticas educativas. Construção psicopedagógica. São Paulo, v. 21, n. 22, p. 26-45, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542013000100004. Acesso em: 10 de maio de 2020.
GRAVES & GRAVES. A experiência de leitura com andaimes: uma referência flexível para ajudar os estudantes a obter o máximo do texto, 1995.
JOBIM e SOUZA, S. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. Campinas, SP: Papirus, 1994.
LEMOS, S.A.N.; DIAS, A.A. Infância e linguagem: A importância da literatura infantil no processo de desenvolvimento da criança pequena. In: DIAS, Adelaide Alves; AMORIM, Ana Luisa Nogueira de (Orgs.). As crianças, suas infâncias e educação: Intinerâncias de 15 anos do Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre Criança (Nupec). Curitiba: Appris, 2018, p. 131 - 144.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MARTINS, L. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico cultural e da pedagogia histórico-crítica. Tese de livre docência. Bauru, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832012000100025. Acesso em: 22 de maio 2020.
PRODANOV, C.C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª. ed. - Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.
SANTOS, F.C.; SILVA, L.U.M. A linguística no processo do contar histórias: Uma contribuição para a neuroeducação. In: SANTOS, F.; CAMPOS, A.M. (Orgs.). A contação de histórias: contribuição à neuroeducação. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2016, p. 21-39.
SISTO, C. Textos & pretextos sobre a arte de contar histórias. 3. ed. – Belo Horizonte: Aletria, 2012.
TAHAN, M. A arte de ler e contar histórias. 4. ed. Rio de Janeiro: Conquista, 1964.
VILLARDI, R. Ensinando a gostar de ler e formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro: Qualitymark/Dunya, 1999.
VYGOTSKI, L.S. Obras Escogidas. Tomo II. Madrid: Visor, 2001.
ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. 11. ed. – São Paulo: Global, 2003.

Downloads

Publicado

2020-11-24

Como Citar

de Sousa Melo, A. ., Alves Dias, A. ., Pessoa Sampaio, M. L. ., & Queiroz Rêgo, R. . (2020). A contação de história e seus contributos para a interação e desenvolvimento linguístico da criança. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 8(3), 1-18. https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.11161