Concepções de história local nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997): uma análise ancorada na perspectiva da educação histórica

  • Nikita Sukow Faculdade UNINA
  • Ana Claudia Urban Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Ensino de história, Educação histórica, História local

Resumo

O presente texto visa identificar as concepções de história local presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais, publicados em 1997. A linha teórica de investigação dialoga com o referencial da Educação Histórica, a qual tem por objeto de estudo a didática da história e as problemáticas relacionadas à aprendizagem histórica. Linha de investigação pautada na Teoria e Filosofia da História e que adota pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa. A partir da leitura contextualizada do documento, identificou-se que a concepção de história local relaciona-se à noção de transposição didática enquanto uma estratégia metodológica de ensino da história, orientada por teorias de aprendizagem oriundas da pedagogia. De forma contraditória, a história local figura, também, como um conteúdo capaz de promover a cidadania pela sua relação com a memória e com as identidades dos estudantes. Dentre as conclusões, questiona-se o aprisionamento da história local como um conteúdo estratégico dos anos iniciais, sendo preterida nos anos seguintes da escolarização. Sugere-se a aproximação das reflexões em história local e ensino de História de uma cognição situada na ciência de referência.

Biografia do Autor

Nikita Sukow, Faculdade UNINA

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná; Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente, é professora do curso de Licenciatura em História da Faculdade UNINA e pesquisadora vinculada ao Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH).

Ana Claudia Urban, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná.  Atualmente é professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. É pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH).

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: História. Brasília: 1997.

CHEVALLARD, Yves. Transposición Didáctica: del saber sabio al saber enseñado.3 Ed. Buenos Aires: Aique, 2005.

FERNANDEZ CUESTA, Raimundo. Sociogénesis de una disciplina escolar: la Historia. Barcelona: Pomares-Corredor, 1997.

FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

FRANCO, Maria P.B. Análise de Conteúdo. Brasília 2 Ed: Líber Livro, 2005.

GARCIA, Tânia Maria F. B.; SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. dos S. Recriando Histórias a partir do olhar das crianças. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.

GASPARELLO, Arlete M. “Construindo um novo currículo de História”. In. NIKITIUK, Sônia L. (org.) Repensando o Ensino de História. São Paulo: Cortez, 1996, p. 77- 92.

GUSMÃO, Leslie L. P. Orientação temporal e formação da consciência histórica: estudo de caso em propostas curriculares para o ensino médio. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2014.

MANIQUE, Antônio Pedro; PROENÇA, Maria Cândida. Didáctica da História. Património e história local. Lisboa: Texto, 1994

OSSANA, Edgardo. Uma alternativa en la enseñanza de la historia: o enfoque desde el local, lo regional. In: VAZQUEZ, Josefina Zoraida (org.). Enseñanza de la historia. Buenos Aires: Interamer, 1994.

PRATS, Joaquim. El estudio de la historia local como opción didáctica ¿destruir o explicar la historia? In: Enseñar Historia: notas para una didáctica renovadora. Mérida: Junta de Extremadura, 2001.

RIBAS, Cristina Elena Taborda et al. Fundamentos da Educação Histórica. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; URBAN, Ana Claudia (orgs.). O que é Educação Histórica. Curitiba: Editora W&A, 2018, pp.41-58

ROCKWEL, Elsie. De Huellas, Bardas y Veredas: Una Historia Cotidiana de la Escuela. In: La Escuela Cotidiana. 2ª ed. México, Fondo de Cultura Económica, 1997.

RÜSEN, Jörn. Razão Histórica: teoria da história: fundamentos da ciência Histórica. Tradução de Estevão Chaves de Rezende Martins. Brasília: UnB, 2001.

RÜSEN, Jörn. Teoria da História: Uma teoria da História como ciência. Tradução de Estevão Chaves de Rezende Martins. Curitiba: Editora da UFPR, 2015.

SAMUEL, Raphael. Documentação – história local e história oral. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 9, n. 19, p. 219-243, set. 1989/fev. 1990.

SANCHES, Tiago Costa. Percursos da Didática da História para os anos iniciais do Brasil. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. dos S. Concepções de aprendizagem histórica presentes em propostas curriculares brasileiras. In: História Revista, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 203-213, jan./jun. 2009a.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. dos S. Cognição história situada: que aprendizagem história é esta? Anais do XXV Simpósio Nacional de História da ANPUH. Fortaleza: 2009b. Disponível ehttp://anais.anpuh.org/wpcontent/uploads/mp/pdf/ANPUH.S25.0659.pdf acesso em 16 de novembro de 2017.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. dos S. História do ensino de História no Brasil: uma proposta de periodização. In: Revista História da Educação, Porto Alergre, v.16, n.37, pp.73-91, maio/agosto 2012.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. dos S.; CAINELLI, Marlene. Ensinar História. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2009.

TOLEDO, M. Leopoldina Tursi. História local, historiografia e ensino: sobre as relações entre teoria e metodologia no ensino de História”. Revista Antíteses, Londrina, v.3, n.6, p.743-758, jul./dez.2010.
Publicado
2020-11-28
Como Citar
Sukow, N., & Urban, A. C. (2020). Concepções de história local nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997): uma análise ancorada na perspectiva da educação histórica. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 8(3), 67-79. https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.11083