Educação Literária e autoria negra feminina brasileira: um olhar para o conto “Quantos Filhos Natalina Teve?”, de Conceição Evaristo

Autores

  • Vanderleia da Silva Oliveira Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
  • Lucas Breda Magalhães Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.11045

Palavras-chave:

Educação literária; Representação da mulher negra; Conceição Evaristo.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo a análise do conto “Quantos filhos Natalina teve?”, de Olhos D’água (2016), de Conceição Evaristo, tendo em vista que ele expressa a representação de indivíduos historicamente marginalizados, inserindo-se numa importante linha de força da literatura brasileira contemporânea, sob a perspectiva da educação literária e da autoria negra feminina contemporânea. Evidencia-se que este texto literário oportuniza a reflexão sobre o lugar de pertencimento de vozes subalternizadas na sociedade ao passo que a produção literária dessas vozes é relevante devido a sua potencialidade na formação do sujeito leitor em espaço escolar. Para tanto, os problemas levantados foram analisados a partir de pressupostos teóricos ligados à Educação Literária, ao Letramento Literário, ao contexto de produção e aos estudos sobre linhas de força da produção literária contemporânea, com foco na Literatura Afro-brasileira e Negro-brasileira. Como resultado, verifica-se que o conto de Evaristo figura um importante texto para a sala de aula e um passo rumo ao ensino de literatura mais representativo.

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Biografia do Autor

Vanderleia da Silva Oliveira, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Professora Associada da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, campus de Cornélio Procópio, no Centro de Letras, Comunicação e Artes, onde atua como docente no curso de Letras e no Mestrado Profissional em Letras. Doutorado em Letras, pela UEL. Líder do Grupo de Pesquisa Crítica e Recepção Literária (CRELIT). Atua no campo da educação literária e de estudos sobre a  narrativa brasileira contemporânea.  

Lucas Breda Magalhães, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Graduando do curso de Letras Português/Inglês da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, campus Cornélio Procópio, no Centro de Letras, Comunicação e Artes. Membro do Grupo de Pesquisa Crítica e Recepção Literária (CRELIT). Atua no campo da educação literária e de narrativa brasileira contemporânea, em especial de textos e obras oriundas de grupos subalternizados na sociedade.

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Publicado

2020-11-28

Como Citar

da Silva Oliveira, V. ., & Breda Magalhães, L. . (2020). Educação Literária e autoria negra feminina brasileira: um olhar para o conto “Quantos Filhos Natalina Teve?”, de Conceição Evaristo. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 8(3), 80–96. https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.11045