Educação, tecnologias e covid-19: o que nos dizem os estudantes
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.11042Palavras-chave:
COVID-19, Mediação Tecnológica, ensino remotoResumo
Em meio a uma crise sanitária, sem precedente e derivada da contaminação do SARS-CoV-2, a educação vive também uma crise com estudantes e professores privados da experiência presencial de sala de aula. A preocupação com a interrupção parcial ou total das atividades nas escolas e universidades reafirma, mais uma vez, a importância da educação para o desenvolvimento da sociedade. Sendo assim, o objetivo deste estudo, foi analisar as narrativas dos estudantes de um curso de graduação para essa nova situação imposta, na perspectiva de visibilizar suas vozes, especificamente quanto à proposta de mediação tecnológica. A abordagem do estudo foi qualitativa e como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário, com questões abertas, no Google Formulários. Os dados foram analisados à luz da Análise de Conteúdo, na qual chegamos às seguintes categorias, a) O vírus da mediação tecnológica; e b) Confinados..., e daí? As reflexões tecidas neste estudo mostram que esse assunto será recorrente por muito tempo, porque desafia nossas escolhas, nossos caminhos e nossos saberes. O distanciamento físico e a dificuldade de aceitação do “novo” modelo de aprendizagem para os estudantes são o reflexo da fragilidade enquanto humanos e enquanto sociedade na elaboração de políticas inclusivas quanto ao acesso à tecnologia na área educacional pública.
Downloads
Métricas
Referências
CAFARDO, Renata. Oito em cada dez professores não se sentem preparados para ensinar online. Disponível em : https://educacao.uol.com.br/noticias/agencia-estado/2020/05/17/oito-em-cada-dez-professores-nao-se-sentem-preparados-para-ensinar-online.htm . Acesso em: 12 jul. 202
CARA, Daniel. Agora é a hora da educação em tempos de pandemia. Canal do Jornalistas Livres no Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=erWjp6a46ow&t=1618s. Acesso em : 20 mai. 2020.
COLEMARX. Em defesa da educação pública comprometida com a igualdade social: porque os trabalhadores não devem aceitar aulas remotas. 2020.
FERNANDES, Mariana. 2º encontro - Planejamento e (re)organização pedagógica no ensino mediado por tecnologias. Canal do Prática Docente no Youtube. Disponível em : https://www.youtube.com/watch?v=N8jl7HcwUWs. Acesso em: 13 jul. 2020.
FRANCO, Adriana de Fátima el al. Ponderações sobre o ensino escolar em tempos de quarentena: carta às professoras e professores brasileiros. Disponível em: http://cev.org.br/biblioteca/ponderacoessobreoensinoescolaremtemposdequarentena-cartaasprofessoraseprofessores-brasileiros/. Acesso em: 28 abr. 2020.
GOUVÊA, Guaracira; OLIVEIRA, Carmen Irene. Educação a distância na formação de professores: viabilidades, potencialidades e limites. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2006.
GRAEML, Yasmin. Suspensão das aulas em universidades públicas reabre discussão sobre EaD e inclusão digital. Gazeta do Povo. Paraná. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/suspensao-das-aulas-em-universidades-publicas-reabre-discussao-sobre-ead-e-inclusao-digital. Acesso em: 12 jul. 2020.
HONORATO, Hércules Guimarães; MARCELINO, Aracy Cristina Kenupp Bastos. A arte de ensinar e a pandemia do COVID-19: a visão dos professores. Revista Diálogos em Educação, v. 1, n. 1, 2020, p. 208 - 220. Disponível em: http://www.faculdadeanicuns.edu.br/ojs/index.php/1revistadialogosemeducacao1/article/view/39 . Acesso em: 04 ago. 2020.
MAIA, Berta Rodrigues; DIAS, Paulo Cesar. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia. Campinas, 37, 2020. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067.
MARAUX, Amélia; MARMORI, Adriana. Nas encruzilhadas da ciência, da política e da vida. A TARDE, Salvador -Ba. 29/04/2020.
MARQUES, Emanuele Souza et al. A violência contra mulheres, crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela COVID-19: panorama, motivações e formas de enfrentamento. Cad. Saúde Pública, v. 36, n. 4, 2020, p. 1 - 6. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00074420 . Acesso em: 4 ago. 2020.
MARTINS, Marcos Francisco. Pensando a educação em tempos de pandemia. Canal do Saberes e Resistências no Youtube. Disponível em : https://www.youtube.com/watch?v=SEcZGLtLqB8&list=PLAP4622d1ezCvmQOVqwWNYZHeihwWPcDo&index=4. Acesso em : 5 mai. 2020.
NICODEMOS, Alessandra. Educação em tempos de pandemia. Canal Tarcísio Motta no Youtube. Disponível em : https://www.youtube.com/watch?v=md-n16kw1vk&t=344s. Acesso em: 10 mai 2020.
OLIVEIRA. Fabiane Lopes de. Educação transformada em EAD durante a pandemia: quem e que está por trás dessa ação? In: AUGUSTO, C.B.; SANTOS, R. D. dos. Pandemias e pandemônio no Brasil. São Paulo: Tirant lo blanch, 2020. p. 247-260.
OLMO, Adela Mesa Del. ¿Nos convierte la COVID-19 en ciudadanos digitales? The conversation. Disponível em:<https://theconversation.com/nos-convierte-la-covid-19-en-ciudadanos-digitales-141541> Acesso em: 1 jul. 2020.
PREM, Kiesha et al. The effect of control strategies to reduce social mixing on outcomes of the COVID-19 epidemic in Wuhan, China: a modelling study. International Journal of Environmental Research and Public Health. v. 5, 2020. https://doi.org/10.1016/S2468-2667(20)30073-6
SANTOS, Edméa. EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos para hoje. Mas qual é mesmo a diferença? #livesdejunho… Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, 21 jun. 2020. Disponível em: <http:https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1119>. Acesso em 20. jul. 2020.
SANTOS, Edméa. Pesquisa formação na cibercultura. Teresina:EDUFPI, 2019.
SANTOS, Edméa. Ambientes virtuais de aprendizagem: por autorias livre, plurais e gratuitas. Revista FAEEBA, Salvador, v.12, n. 18, 2003.
UNESCO. Resumen del Informe de Seguimiento de la Educación en el Mundo 2020: Inclusión y educación: todos sin excepción. París, UNESCO. 2020.
WANG, Cuiyan. et al. Immediate psychological responses and associated factors during the initial stage of the 2019 Coronavirus Disease (COVID-19) epidemic among the general population in China. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(5), 1729, 2020. http://dx.doi.org/10.3390/ljerph17051729
ŽIŽEK, Slavoj. The appointment in samara: a new use for some old jokes. IN: TOSTES, A.; FILHO, H.M.(Orgs). Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depois, 1.ed., Bauru: Canal 6, 2020.
ZUBILLAGA, Ainara; GORTAZAR, Lucas. Covid-19 y Educación: problemas, respuestas y escenarios. Documento técnico de análisis de la situación educativa derivada de la emergencia sanitaria. Fundación Cotec para la Innovación, 2020.