Educação, tecnologias e covid-19: o que nos dizem os estudantes

Autores

  • Maria José Souza Pinho Universidade do Estado da Bahia
  • Kelly Meneses Fernandes Universidade do Estado da Bahia
  • Rafaela Rocha de oliveira Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.11042

Palavras-chave:

COVID-19, Mediação Tecnológica, ensino remoto

Resumo

Em meio a uma crise sanitária, sem precedente e derivada da contaminação do SARS-CoV-2, a educação vive também uma crise com estudantes e professores privados da experiência presencial de sala de aula. A preocupação com a interrupção parcial ou total das atividades nas escolas e universidades reafirma, mais uma vez, a importância da educação para o desenvolvimento da sociedade. Sendo assim, o objetivo deste estudo, foi analisar as narrativas dos estudantes de um curso de graduação para essa nova situação imposta, na perspectiva de visibilizar suas vozes, especificamente quanto à proposta de mediação tecnológica. A abordagem do estudo foi qualitativa e como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário, com questões abertas, no Google Formulários. Os dados foram analisados à luz da Análise de Conteúdo, na qual chegamos às seguintes categorias, a) O vírus da mediação tecnológica; e b) Confinados..., e daí?  As reflexões tecidas neste estudo mostram que esse assunto será recorrente por muito tempo, porque desafia nossas escolhas, nossos caminhos e nossos saberes. O distanciamento físico e a dificuldade de aceitação do “novo” modelo de aprendizagem para os estudantes são o reflexo da fragilidade enquanto humanos e enquanto sociedade na elaboração de políticas inclusivas quanto ao acesso à tecnologia na área educacional pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria José Souza Pinho, Universidade do Estado da Bahia

Universidade do estado da Bahia. Departamento de Educação- Campus VII. Colegiado de Ciências Biológicas. Docente da área de Epistemologia da Ciência e Fundamentos Práticos do ensino de Biologia

Kelly Meneses Fernandes, Universidade do Estado da Bahia

Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Educação. Docente do Colegiado de Ciências Biológicas. Atua na área de Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Biologia. 

Rafaela Rocha de oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Educação . Campus VII. Curso de Ciências Biológicas. Área de Fundamentos Teóricos e Metológicos do ensino de Ciências .

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
CAFARDO, Renata. Oito em cada dez professores não se sentem preparados para ensinar online. Disponível em : https://educacao.uol.com.br/noticias/agencia-estado/2020/05/17/oito-em-cada-dez-professores-nao-se-sentem-preparados-para-ensinar-online.htm . Acesso em: 12 jul. 202
CARA, Daniel. Agora é a hora da educação em tempos de pandemia. Canal do Jornalistas Livres no Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=erWjp6a46ow&t=1618s. Acesso em : 20 mai. 2020.
COLEMARX. Em defesa da educação pública comprometida com a igualdade social: porque os trabalhadores não devem aceitar aulas remotas. 2020.
FERNANDES, Mariana. 2º encontro - Planejamento e (re)organização pedagógica no ensino mediado por tecnologias. Canal do Prática Docente no Youtube. Disponível em : https://www.youtube.com/watch?v=N8jl7HcwUWs. Acesso em: 13 jul. 2020.
FRANCO, Adriana de Fátima el al. Ponderações sobre o ensino escolar em tempos de quarentena: carta às professoras e professores brasileiros. Disponível em: http://cev.org.br/biblioteca/ponderacoessobreoensinoescolaremtemposdequarentena-cartaasprofessoraseprofessores-brasileiros/. Acesso em: 28 abr. 2020.
GOUVÊA, Guaracira; OLIVEIRA, Carmen Irene. Educação a distância na formação de professores: viabilidades, potencialidades e limites. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2006.
GRAEML, Yasmin. Suspensão das aulas em universidades públicas reabre discussão sobre EaD e inclusão digital. Gazeta do Povo. Paraná. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/suspensao-das-aulas-em-universidades-publicas-reabre-discussao-sobre-ead-e-inclusao-digital. Acesso em: 12 jul. 2020.
HONORATO, Hércules Guimarães; MARCELINO, Aracy Cristina Kenupp Bastos. A arte de ensinar e a pandemia do COVID-19: a visão dos professores. Revista Diálogos em Educação, v. 1, n. 1, 2020, p. 208 - 220. Disponível em: http://www.faculdadeanicuns.edu.br/ojs/index.php/1revistadialogosemeducacao1/article/view/39 . Acesso em: 04 ago. 2020.
MAIA, Berta Rodrigues; DIAS, Paulo Cesar. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia. Campinas, 37, 2020. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067.
MARAUX, Amélia; MARMORI, Adriana. Nas encruzilhadas da ciência, da política e da vida. A TARDE, Salvador -Ba. 29/04/2020.
MARQUES, Emanuele Souza et al. A violência contra mulheres, crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela COVID-19: panorama, motivações e formas de enfrentamento. Cad. Saúde Pública, v. 36, n. 4, 2020, p. 1 - 6. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00074420 . Acesso em: 4 ago. 2020.
MARTINS, Marcos Francisco. Pensando a educação em tempos de pandemia. Canal do Saberes e Resistências no Youtube. Disponível em : https://www.youtube.com/watch?v=SEcZGLtLqB8&list=PLAP4622d1ezCvmQOVqwWNYZHeihwWPcDo&index=4. Acesso em : 5 mai. 2020.
NICODEMOS, Alessandra. Educação em tempos de pandemia. Canal Tarcísio Motta no Youtube. Disponível em : https://www.youtube.com/watch?v=md-n16kw1vk&t=344s. Acesso em: 10 mai 2020.
OLIVEIRA. Fabiane Lopes de. Educação transformada em EAD durante a pandemia: quem e que está por trás dessa ação? In: AUGUSTO, C.B.; SANTOS, R. D. dos. Pandemias e pandemônio no Brasil. São Paulo: Tirant lo blanch, 2020. p. 247-260.
OLMO, Adela Mesa Del. ¿Nos convierte la COVID-19 en ciudadanos digitales? The conversation. Disponível em:<https://theconversation.com/nos-convierte-la-covid-19-en-ciudadanos-digitales-141541> Acesso em: 1 jul. 2020.
PREM, Kiesha et al. The effect of control strategies to reduce social mixing on outcomes of the COVID-19 epidemic in Wuhan, China: a modelling study. International Journal of Environmental Research and Public Health. v. 5, 2020. https://doi.org/10.1016/S2468-2667(20)30073-6
SANTOS, Edméa. EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos para hoje. Mas qual é mesmo a diferença? #livesdejunho… Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, 21 jun. 2020. Disponível em: <http:https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1119>. Acesso em 20. jul. 2020.
SANTOS, Edméa. Pesquisa formação na cibercultura. Teresina:EDUFPI, 2019.
SANTOS, Edméa. Ambientes virtuais de aprendizagem: por autorias livre, plurais e gratuitas. Revista FAEEBA, Salvador, v.12, n. 18, 2003.
UNESCO. Resumen del Informe de Seguimiento de la Educación en el Mundo 2020: Inclusión y educación: todos sin excepción. París, UNESCO. 2020.
WANG, Cuiyan. et al. Immediate psychological responses and associated factors during the initial stage of the 2019 Coronavirus Disease (COVID-19) epidemic among the general population in China. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(5), 1729, 2020. http://dx.doi.org/10.3390/ljerph17051729
ŽIŽEK, Slavoj. The appointment in samara: a new use for some old jokes. IN: TOSTES, A.; FILHO, H.M.(Orgs). Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depois, 1.ed., Bauru: Canal 6, 2020.
ZUBILLAGA, Ainara; GORTAZAR, Lucas. Covid-19 y Educación: problemas, respuestas y escenarios. Documento técnico de análisis de la situación educativa derivada de la emergencia sanitaria. Fundación Cotec para la Innovación, 2020.

Downloads

Publicado

2020-11-28

Como Citar

Souza Pinho, M. J., Meneses Fernandes, K. ., & Rocha de oliveira, R. (2020). Educação, tecnologias e covid-19: o que nos dizem os estudantes. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 8(3), 97–111. https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.11042