Ressignificação do trabalho do coordenador pedagógico na escola

continuing training of teachers in scholl

  • Jerônimo Sartori Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim - RS
  • Marcia Fabris Secretaria Municipal de Educação - Gaurama - RS
Palavras-chave: Padagogical coordinator, Continuing education, Resignification

Resumo

Este estudo objetivou ressignificar o trabalho do coordenador pedagógico, considerando o seu papel de dinamizador da formação continuada de professores em âmbito escolar. Trata-se do recorte de uma dissertação de Mestrado Profissional em Educação, desenvolvida com base em referenciais teóricos e pesquisa de campo em uma escola municipal do Alto Uruguai rio-grandense. O estudo é de natureza eminentemente qualitativa, realizado pelos procedimentos da pesquisa-ação, da intervenção e da pesquisa participante, sendo que a produção dos dados empíricos deu-se pelos registros das coordenadoras pedagógicas e pelo questionário respondido pelos docentes ao final do processo formativo. A formação foi realizada por meio de seminários, tendo como foco o estudo de temas do cotidiano escolar, elencados pelos professores, mediados pela reflexão coletiva promovida pelo coordenador pedagógico, em que se revelaram angústias e concepções sobre a prática docente. Dessa modalidade de formação continuada, fica o entendimento que o trabalho do coordenador pedagógico ao tornar-se agente dinamizador dos momentos formativos realizados na escola, aprimora os processos pedagógicos, bem como ressignifica sua própria atuação. Os debates e troca de ideias no coletivo, pautados pelo material bibliográfico estudado, permitiu obter percepções de desconstrução e reconstrução de conceitos. Assim, a formação continuada articulada e mediada pela ação coordenadora revelou-se profícua, afirmando que a ressignificação do trabalho desse profissional, como agente formador na escola, é primordial.

Métricas

Carregando métricas...

Biografia do Autor

Jerônimo Sartori, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim - RS

Professor Dr. em Educação, atuando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Filosofia e Geografia, disciplinas: Teorias da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano; Didática Geral; Gestão Educacional.

Marcia Fabris, Secretaria Municipal de Educação - Gaurama - RS

Professora de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino de Erechim e coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Gaurama - RS. Licenciada em Letras – URI/Campus Erechim. Mestrado no Programa de Mestrado Profissional em Educação – PPGPE – UFFS/Campus Erechim. 

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1985.
CAMPOS, Patrícia Regina Infanger. ARAGÃO, Ana Maria Falcão. O coordenador pedagógico e a formação docente: possíveis caminhos. In. PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (Orgs.). O coordenador pedagógico: provocações e possibilidades de atuação. São Paulo: Edições Loyola, 2012. p.37-56.
GIL, Aontonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5; ed. São Paulo: Atlas, 1999.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LIBÂNEO, José Carlo. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 5. ed. rev. e ampl. Goiânia: MF Livros, 2008.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In. DESLANDES, Sueli Ferreira. GOMES, Romeu. MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. p. 9-27.
NÓVOA, Antonio. Os professores na virada do milenio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Cadernos de Pedagogia. v. 25, n. 1, São Paulo, jan./jun. 1999.
PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de. O trabalho do coordenador pedagógico na visão dos professores e diretores: contribuições à compreensão de sua identidade profissional. In. PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (Orgs.). O coordenador pedagógico: provocações e possibilidades de atuação. São Paulo: Loyola, 2012. p.9-20.
SARTORI, Jerônimo.; PAGLIARIN, Limana Puiati Pagliarin. Cultura e cotidiano escolar. Espaço Pedagógico, v. 23, n. 1, jan./jun. 2016.
SARTORI, Jerônimo. Formação do professor em serviço: da (re)construção teórica e ressignificação da prática. Passo Fundo: Ed. da Universidade de Passo Fundo, 2013.
Publicado
2020-11-28
Como Citar
Sartori, J., & Fabris, M. (2020). Ressignificação do trabalho do coordenador pedagógico na escola. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 8(3), 112-128. https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.11026