Audiovisual, saúde e educação: limitações e possibilidades do aprendizado coletivo com adolescentes no interior do estado do Ceará

Autores

  • Diego Mendonça Viana Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Umirim
  • Marcio Sacramento de Oliveira Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz)
  • Maria de Fátima Ebole Santana Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz)

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.10757

Palavras-chave:

Saúde, Educação, Audiovisual

Resumo

Este trabalho objetivou discutir os diversos e complexos fatores que envolvem o uso de tecnologias audiovisuais no desenvolvimento de habilidades e competências críticas em saúde e em educação entre adolescentes em uma instituição municipal de Assistência Social. Trata-se de uma pesquisa-ação cuja metodologia consistiu na análise qualitativa de caráter interventivo com a realização de três oficinas para levantamento de temas relevantes, com a construção de roteiros e de gravações de vídeos sobre a realidade dos adolescentes participantes. Os resultados obtidos foram o aprendizado de habilidades e competências sobre as políticas públicas do território por meio da produção de vídeos de curta duração, bem como a reflexão sobre o uso do audiovisual como ferramenta de criticidade. Concluiu-se que houve aprendizado do manuseio de tecnologias audiovisuais e discussão de temáticas pertinentes à realidade dos adolescentes, assim como, houve abertura para a utilização do audiovisual na instituição, mesmo em um contexto com pouco acesso a recursos tecnológicos.

 

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Biografia do Autor

Diego Mendonça Viana, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Umirim

Mestre em Saúde da Família pela UFC/Fiocruz, Psicólogo (CRP 11/06632), técnico do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Sede de Umirim-CE. Pesquisador e Professor Universitário.

Marcio Sacramento de Oliveira, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz)

Doutor em Saúde Pública e Meio Ambiente pela ENSP/Fiocruz. Pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).

 

Maria de Fátima Ebole Santana, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz)

Mestre em Gestão e Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ. Pesquisadora convidada da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).

 

Referências

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Publicado

2020-11-28

Como Citar

Mendonça Viana, D., Sacramento de Oliveira, M., & Ebole Santana, M. de F. . (2020). Audiovisual, saúde e educação: limitações e possibilidades do aprendizado coletivo com adolescentes no interior do estado do Ceará . Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 8(3), 129–146. https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.10757