Audiovisual, saúde e educação: limitações e possibilidades do aprendizado coletivo com adolescentes no interior do estado do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.10757Palavras-chave:
Saúde, Educação, AudiovisualResumo
Este trabalho objetivou discutir os diversos e complexos fatores que envolvem o uso de tecnologias audiovisuais no desenvolvimento de habilidades e competências críticas em saúde e em educação entre adolescentes em uma instituição municipal de Assistência Social. Trata-se de uma pesquisa-ação cuja metodologia consistiu na análise qualitativa de caráter interventivo com a realização de três oficinas para levantamento de temas relevantes, com a construção de roteiros e de gravações de vídeos sobre a realidade dos adolescentes participantes. Os resultados obtidos foram o aprendizado de habilidades e competências sobre as políticas públicas do território por meio da produção de vídeos de curta duração, bem como a reflexão sobre o uso do audiovisual como ferramenta de criticidade. Concluiu-se que houve aprendizado do manuseio de tecnologias audiovisuais e discussão de temáticas pertinentes à realidade dos adolescentes, assim como, houve abertura para a utilização do audiovisual na instituição, mesmo em um contexto com pouco acesso a recursos tecnológicos.
Downloads
Métricas
Referências
ARAÚJO, S.S. de; AGUIAR NETO, A.O; GOMES, L.J. A percepção ambiental, identidade e pertencimento dos moradores do povoado Cabeço, em Brejo Grande/SE, frente às inundações na foz do rio São Francisco. Desenvolv. Meio Ambiente, v. 36, p. 239-253, abr. 2016. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/made/article/view/37818/27914 Acesso em: 20 fev. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v36i0.37818
AYRES, José Ricardo de Carvalho Mesquita. O cuidado, os modos de ser (do) humano e as práticas de saúde. Saude soc., São Paulo, v. 13, n. 3, p. 16-29, dez. 2004. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902004000300003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 10 fev. 2019. https://doi.org/10.1590/S0104-12902004000300003.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 1977.
BOSI, Maria Lúcia Magalhães. Pesquisa qualitativa em saúde coletiva: panorama e desafios. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 3, p. 575-586, Mar. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012000300002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 06 Fev 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000300002.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: saúde. Brasília, DF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/saude.pdf>. Acesso em: 27 dez. 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Humaniza SUS: acolhimento com avaliação e classificação de risco: um paradigma ético-estético no fazer em saúde / Ministério da Saúde, Secretaria-Executiva, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.
COSTA, Tarcila Lima da et al. Material multimídia para orientação dos cuidadores de bebês com fissura labiopalatina sobre velofaringe e palatoplastia primária. CoDAS, São Paulo, v. 28, n.1,p. 10-16, Fev. 2016. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000100010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 Out 2018. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20162014126.
DALMOLIN, Angélica et al. Vídeo educativo como recurso para educação em saúde a pessoas com colostomia e familiares. Rev. Gaúcha Enferm. Porto Alegre, v. 37, n. spe, e68373, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472016000500408&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 jun de 2018 Epub Apr 06, 2017. http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2016.esp.68373
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
HEBENBROCK, J.M da S. O Audiovisual como denúncia social. VII Encontro Nacional de História da Mídia. Disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-nacionais/7o-encontro-2009 1/O%20Audiovisual%20como%20denuncia%20social.pdf. Acesso em 15 de março de 2020.
LIMA, Marília Brito de et al. Construção e validação de vídeo educativo para orientação de pais de crianças em cateterismo intermitente limpo. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 51, e03273, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342017000100462&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 Fev 2020. Epub Dec 18, 2017. https://doi.org/10.1590/s1980-220x2016005603273.
LOUREIRO, Carlos Frederico B.; FRANCO. Jussara Botelho. Aspectos teóricos e metodológicos do círculo de cultura: uma possibilidade pedagógica e dialógica em educação ambiental. Ambiente & Educação. vol. 17(1), 2012. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/2422/1666. Acesso em: 20 Fev 2019.
MARQUES, Douglas; SANTOS, Everton Rodrigo; JUNIOR, Norberto Kuhn. Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e descentralização político-administrativa: entre a (in) eficiência administrativa e a (in) operância política. Pensamento Plural. Pelotas [15]: 71 – 89, julho-dezembro 2014.Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/pensamentoplural/article/view/4621/3963. Acesso em: 20 Mar 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.15210/PP.V0I15.4621
PAIM, J. S. Planejamento em Saúde para não Especialistas. In: CAMPOS, G. W. de S. Tratado de saúde coletiva. São Paulo: Hucitec, 2006. p.767-782
SANTOS, Milton. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1985.
SILVEIRA, D.T; CÓRDOVA, F.P. Unidade 2 – A pesquisa científica. In: GERHARDT, E; SILVEIRA, D.T (Org). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/52806/000728684.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em 15 Fev 2019.
VASCONCELOS, C. M.; PASCHE, D. F. O sistema único de saúde. In: G. W. S. Campos et al (Orgs). Tratado de saúde coletiva. São Paulo/Rio de Janeiro: Hucitec/Fiocruz, 2009. p.531-562