O registro das práticas docentes pelo professor de língua portuguesa como processo formativo: um estudo de caso na região do Vale do Caí – RS

Autores

  • Cristiane Böttcher Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Edson Carpes Camargo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Feliz

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.10596

Palavras-chave:

Registro, Professor de Língua Portuguesa, Narrativa autobiográfica

Resumo

Faz parte do cotidiano dos professores de Língua Portuguesa ocupar a posição de instigadores de produções textuais, estimulando a imaginação e a criticidade de seus/suas alunos/as. Neste cenário, este estudo tem por objetivo refletir se os registros estão sendo feitos e, caso estejam, por qual motivo são tão pouco divulgados. Diante disso, optou-se como percurso metodológico pela pesquisa qualitativa com aporte na produção de narrativas autobiográficas, conforme menciona Schütze (1983). Os participantes do estudo são professores de Língua Portuguesa que possuem formação na área e atuam em escolas de educação básica. Os resultados apontaram que os registros das práticas ocorrem mais por uma questão burocrática - com registro nos cadernos de presença - do que movidos por questões que possam aprimorar e qualificar a prática docente.

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Biografia do Autor

Cristiane Böttcher, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Graduada em Letras - Português e Inglês no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Feliz. Graduanda em Segunda Licenciatura em Pedagogia e pós-graduanda em Formação de Docentes: Educação Infantil, Alfabetização e Educação Especial.  Atua como professora auxiliar de ensino.

Edson Carpes Camargo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Feliz

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Docente do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves. Atua na formação inicial de professores e professoras com interesse em temas que abordem a Formação Docente Inicial e Continuada; Relações de Gênero e Sexualidade.

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Publicado

2020-11-28

Como Citar

Böttcher, C., & Carpes Camargo, E. . (2020). O registro das práticas docentes pelo professor de língua portuguesa como processo formativo: um estudo de caso na região do Vale do Caí – RS. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 8(3), 162–174. https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.10596