Adaptação curricular e o aluno com deficiência intelectual: relato de experiência de estágio curricular

Autores

  • Aline Nathalia Marques Universidade Federal de São Carlos
  • Márcia Duarte Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.105

Resumo

A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais, dentre estes, os alunos com deficiência intelectual, demanda da escola e dos professores novas formas de trabalho para de fato incluí-los na aprendizagem dos conteúdos trabalhados. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo mostrar as adaptações curriculares realizadas pela aluna do curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos durante o 1º semestre de 2012 na disciplina de Estágio Supervisionado III. O estágio ocorreu em uma escola de Ensino Fundamental, na cidade de São Carlos - SP. Participaram deste estudo uma professora do Ensino Regular, uma sala do 3º ano do Ensino Fundamental e um aluno com deficiência intelectual matriculado nesta sala. Os resultados apontaram a importância das adaptações curriculares para a aprendizagem do aluno com deficiência intelectual e mostraram que as diferentes oportunidades de apropriação dos conteúdos auxiliaram no processo de ensino e aprendizagem.

 

Palavras-Chave: Adaptação Curricular. Deficiência Intelectual. Estágio Supervisionado.

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Publicado

2013-05-03

Como Citar

Marques, A. N., & Duarte, M. (2013). Adaptação curricular e o aluno com deficiência intelectual: relato de experiência de estágio curricular. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 1(1), 419–435. https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.105