Chamadas abertas

2023-08-11

Chamada Dossiê Revista Olhares: A educação em disputa: Gênero, cruzadas e formas de resistência

A proposta deste dossiê busca reunir escritos sobre resultados de pesquisa nacional e internacional, dedicados ao tema de gênero na educação, com linhas e áreas de estudo e perspectivas teóricas diversas, para refletir sobre os desafios de difundir a integração da perspectiva de gênero nas estratégias de educação. Convidamos interessadəs a publicarem resultados de pesquisas, ensaios e relatos de experiências que abordam os estudos de gênero em interface com políticas públicas, currículo, formação docente e educação para a diversidade, socialização de gênero, entre outras temáticas afins. Dá destaque para propostas que problematizam a questão dos reflexos dos movimentos anti-gênero na educação. Assim como propostas de publicações que problematizam como as questões de gênero também foram usadas por aqueles que expressam partidos nacionalistas, anti-gênero, racistas, conservadores, movimentos de direita ou que estimulam o neoliberalismo. Propostas que tragam lentes que permitam identificar e argumentar criticamente as conexões ainda presentes entre o sexismo, racismo, adultocentrismo, classicismo, entre outras formas de preconceito. Destaca desse modo a dimensão de gênero que se torna um instrumento de mobilização, na interação com ativismo anti-racista e políticas queer, para igualdade de oportunidades, equidade de gênero, luta pelos direitos LGBTTQIA+, reconhecendo a dinâmica de dominação subjacente à definição dos papéis de gênero e aos discursos sobre sexualidade. O dossiê propõe problematizar como o conservadorismo nos últimos anos se aproveitou do contexto para confundir, criar ideias falsas e espalhar pelas mídias sociais, pânico moral no contexto da Educação. Analisar como apropriam-se do conceito de gênero na tentativa de frear e interromper a consolidação de políticas públicas e da promoção de valores básicos da democracia, como o tratamento igualitário na educação. E alerta para a necessidade de um posicionamento crítico em relação às representações que visam tornar a ciência um discurso neutro, reproduzindo as desigualdades. Diante da presença dos movimentos anti-gênero, propõe o desafio de relacionar gênero e resistência. Resistência como forma de contra-reação a processos de mudança social que desafiaram a ordem simbólico-cultural tradicional e, que buscam consolidar hierarquias e papéis de gênero na sociedade. Desse modo, é um convite para agregar esforços para a defesa da educação democrática e um olhar crítico para práticas implementadas contra ideologias, teorias, políticas e regras que atentam contra os princípios de inclusão, equidade, igualdade de oportunidades, respeito e valorização das diferenças de gênero.

Organização:

Daniela Finco

Douglas Paulino Barreiros

Emanuela Abbatecola 

Prazo para submissão: 30 de setembro de 2023

Publicação: Abril/maio de 2024

Chamada Dossiê: Escolarização de crianças e jovens no Brasil entre o século XIX e o século XX.

Ao longo do século XIX, em boa parte das sociedades ocidentais, a educação escolar, especialmente o ensino elementar, tornou-se público, com larga inclusão de populações infantis, de sorte a atingir a universalidade até começos do século XX. O Brasil caminhou nesse sentido, embora com especificidades, intensidades e abrangências bem diferentes; aqui, apenas nos anos 1990, ocorreu a universalização do ensino fundamental e a garantia de que todas as crianças de faixa etária correspondente a esse nível de ensino contariam com alguma vaga nas escolas. Os obstáculos interpostos para o atendimento universal bem como a desigual oferta pedagógica espalham as profundas disparidades sociais e econômicas que atravessam o país de ponta a ponta. Assim, para este dossiê, a proposta é reunir escritos sobre a escolarização no Brasil que examinem de uma perspectiva histórica os problemas contidos nessa temática da escolarização no Brasil, pondo em destaque as especificidades da educação escolar de crianças e jovens nos séculos XIX e XX. Produções que tracem recortes variados não apenas no tempo, mas também, no espaço, levando em conta as várias regiões brasileiras, e nas condições dos escolares, considerando níveis socioeconômicos, gênero, raça e etnia. Desse modo, os trabalhos podem estabelecer interface com os seguintes subtemas: - a institucionalização da educação da infância (asilos, escolas maternais, jardins de infância etc.); - o ensino elementar e o projeto civilizador; - o ensino médio propedêutico ou profissionalizante.

Organização:

Profª Drª Claudia Panizzolo

Profª Drª Mirian Jorge Warde

Profª Drª Regina Cândida Gualtieri

Prazo para submissão: 15 de agosto de 2023

Previsão de publicação: Dezembro de 2023