Chamada para o dossiê temático de 2026: Práticas de Leitura Literária em Contextos de Inclusão
A Revista Olhares – Unifesp abre chamada para o dossiê temático: Práticas de Leitura Literária em Contextos de Inclusão
Desde a efetivação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - Lei 13.146 de julho de 2015, diferentes redes de ensino, privadas e públicas, têm recebido estudantes com deficiência. A legitimação do pertencimento por tais estudantes de espaços como a escola, por exemplo, antes muito distante, tem proporcionado a ampliação de entendimentos sobre a vida em sala de aula, construindo novas propostas de ensinar e aprender. Nesse sentido, qual é o papel da leitura literária na vida dos estudantes com deficiência? Sabendo que a sala de aula é um espaço dinâmico e diverso, na qual são vivenciadas as mais variadas experiências mediadas pela linguagem, é perceptível, em conformidade com as diretrizes curriculares vigentes, que o fomento de práticas que envolvem a leitura e a recepção de obras literárias, como rodas de leitura, eventos de contação de histórias, clubes de leitura, entre outros, se configuram como importantes espaços para a promoção de formação de leitores e sujeitos críticos em contextos de inclusão. Nessa perspectiva, a Revista Olhares do Departamento de Educação da Unifesp convida os/as interessados/as a submeter artigos científicos, pautados em estudos e pesquisas relacionadas à leitura literária em contexto de inclusão para dossiê temático a ser publicado em meados de 2026.
Coordenação do Dossiê:
Prof. Dr. Diego Fernandes Coelho Nunes - (Instituto Benjamin Constant)
Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira - (Unifesp)
O prazo para envio dos artigos é: 05/02/2026
Previsão de Publicação - agosto de 2026
O texto deve ser submetido através da plataforma da Revista Olhares no link abaixo. Atenção: nas observações aos Editores deve ser mencionada a vinculação ao Dossiê.
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/about/submissions






