Chamada de artigos

2022-10-31

NÚMERO TEMÁTICO: ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS NO BRASIL ENTRE O SÉCULO XIX E O SÉCULO XX.

Ao longo do século XIX, em boa parte das sociedades ocidentais, a educação escolar, especialmente o ensino elementar, tornou-se público, com larga inclusão de populações infantis, de sorte a atingir a universalidade até começos do século XX. O Brasil caminhou nesse sentido, embora com especificidades, intensidades e abrangências bem diferentes; aqui, apenas nos anos 1990, ocorreu a universalização do ensino fundamental e a garantia de que todas as crianças de faixa etária correspondente a esse nível de ensino contariam com alguma vaga nas escolas. Os obstáculos interpostos para o atendimento universal bem como a desigual oferta pedagógica espalham as profundas disparidades sociais e econômicas que atravessam o país de ponta a ponta. Assim, para este dossiê, a proposta é reunir escritos sobre a escolarização no Brasil que examinem de uma perspectiva histórica os problemas contidos nessa temática da escolarização no Brasil, pondo em destaque as especificidades da educação escolar de crianças e jovens nos séculos XIX e XX. Produções que tracem recortes variados não apenas no tempo, mas também, no espaço, levando em conta as várias regiões brasileiras, e nas condições dos escolares, considerando níveis socioeconômicos, gênero, raça e etnia. Desse modo, os trabalhos podem estabelecer interface com os seguintes subtemas: - a institucionalização da educação da infância (asilos, escolas maternais, jardins de infância etc.); - o ensino elementar e o projeto civilizador; - o ensino médio propedêutico ou profissionalizante.

Organizadoras:

Profª Drª Claudia Panizzolo

Profª Drª Mirian Jorge Warde

Profª Drª Regina Cândida Gualtieri

Prazo para submissão: 15 de junho de 2023

Previsão de publicação: Dezembro de 2023