Animação educativa para Transtornos do Ritmo Circadiano por mudanças de fuso horário
DOI:
https://doi.org/10.34024/rnc.2014.v22.8090Palavras-chave:
Síndrome do Jet Lag, Síndrome da Mudança de Fuso Horário, AnimaçãoResumo
Introdução. O transtorno do ritmo circadiano por mudança de fuso horário (jet lag) é causado por um dessincronismo entre o relógio biológico e os indicadores de tempo externo. Ocorre quando uma pessoa viaja em aeronaves, através de vários fusos horários, em um curto espaço de tempo causando distúrbios do sono, distúrbios gastrointestinais, diminuição nos níveis de alerta e prejuízos nas funções diárias. O objetivo do estudo foi criar uma animação para auxiliar a compreensão e conscientização sobre este distúrbio, destinando-se as pessoas que viajam de avião em longas distâncias. Método. Levantamentos bibliográfico e mercadológico e processo de criação, subdivididos em três fases distintas: definição do público e estratégia comunicacional, criação e produção da animação desenvolvida. Resultados. A animação foi feita no formato de mídia (AVI), sendo desenvolvida uma história com roteiro, personagens e cenários que aproximam a animação do viajante, facilitando o processo de entendimento. Conclusão. A veiculação da animação para conscientização e informação sobre o transtorno do ritmo circadiano por mudança de fuso horário (jet lag) desenvolvida neste estudo pode ter um impacto positivo na saúde minimizando os sintomas e melhorando a qualidade de vida de quem realiza viagens internacionais.
Downloads
Métricas
Referências
Kryger TR, Roth T, Dement WC. Principles and Pratice of Sleep Medicine. 5th ed. Pennsylvania: Elsevier/Saunders, 2011, p. 470-82.
American Academy of Sleep Medicine - AASM. The International Classification of Sleep Disorders - Diagnostic and coding manual. 2nd ed. Westchester: AASM, 2005, 296p.
Reimão R. Sono: Estudo Abrangente. 2ª ed. São Paulo: Atheneu, 1996, 442p.
Marques N, Menna-Barreto L (Orgs.). Cronobiologia: princípios e aplicações. São Paulo/Rio de Janeiro: EDUSP/Fiocruz, 1997, 320 p.
Kotler P, Zaltman G. Social Marketing: An Approach to Planned Social Change. J Marketing 1971;35:3-12.
Wasek G. Aplicações do Marketing Social na Saúde Pública: Uma Perspectiva de Marketing. (Endereço na Internet). Brasília: Soacialtec (atualizado em 04/2005; citado em 08/2006). Disponível em: http://www.socialtec.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=152:aplicacao-do-marketingsocial-na-saude-publica-uma-perspectiva-do--marketing&catid=26:saude&Itemid=2.
Beakman’s World. Jok R. Church. EUA: Columbia Pictures Television, 1993-1998. HDTV (30 mim).
Back To The Future. Robert Zemeckis. EUA: Universal Pictures, 1985.15 9.The Simpsons. Matthew Groening. EUA: Fox Entertainment Group, 1989- 2009. SDTV e HDTV (24 mim por episódio).
Marplan. Pesquisa Carona. Revista de Sala de Embarque / Bordo 2000. XXXVIII .
Donato AF. Traçando redes de comunicação: releitura de uma práxis da educação no contexto da saúde (Tese). São Paulo: FMUSP, 2000, 225 p.
Lefèvre F. Alguns Problemas Atuais de Comunicação no Campo da Saúde e da Doença. Brasília: OPAS, 1995, p.61-5.
Amstel FV. Animação em documentários (endereço na internet). Paraná: Usabilidoido. (citado em 10/02/2006). Disponível em <http://www.usabilidoido.com.br/animacao_em_documentarios.html>.
TAM. Mídia TAM Veículo de Primeira Classe. ABRIL, 2006. 15.Field S. Manual do Roteiro: Os fundamentos do texto cinematográfico. Rio de janeiro: Objetiva, 2001, p. 1-24.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Publicado: 2014-06-30