Síndrome das Pernas Inquietas e a estética barroca

Autores

  • Gilmar Fernandes do Prado Neurologista, Livre-docente, Professor Adjunto, Setor Neuro-Sono, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo-SP, Brasil.
  • Luciane Bizari Coin de Carvalho Psicóloga, Doutora, Professora Afiliada da Disciplina de Neurologia, Setor Neuro-Sono, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo-SP, Brasil.
  • Karla Carlos Fisioterapeuta, Mestranda, Setor Neuro-Sono, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo-SP, Brasil.
  • Lucila Bizari Fernandes do Prado Médica, Doutora, Coordenadora do Laboratório de Sono Hospital São Paulo e do Laboratório de Pesquisa Neuro-Sono, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo–SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2014.v22.8080

Palavras-chave:

Síndrome das Pernas Inquietas, Sensação, Transtornos do Sono

Resumo

A síndrome das pernas inquietas (SPI) foi descrita pela primeira vez em 1672 por Thomas Willis (1621-1675), um brilhante médico In­glês que viveu durante o período Barroco. O Barroco é muitas vezes definido como a arte ou a cultura da Contra-Reforma, uma expres­são de valores específicos que eram inerentes ao estado de conflito da alma humana durante esse tempo. O sintoma cardinal da SPI é um compulsivo e irresistível desejo de mover as pernas. É uma disposição interior para a inquietação, que também está presente em todas as manifestações artísticas do Barroco. Os sintomas da SPI expressam as antíteses de repouso e movimento, calma e tempestade, estabilidade e desequilíbrio, de superfície e de profundidade. Acreditamos que o Barroco foi um importante contribuinte para a descrição da SPI e que a SPI é uma condição que se expressa de forma semelhante à de arte barroca (por exemplo, textos, pinturas, etc). Durante o tempo em que Willis viveu, todas as manifestações culturais eram do Barroco. Estes incluíram movimento, assimetria, contraste, cor lúgubre e harmonia, deslocados pelo desequilíbrio. Além disso, o período do Barroco foi necessário para a SPI para vir a ser.

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Publicado

2014-09-30

Como Citar

Prado, G. F. do, Carvalho, L. B. C. de, Carlos, K., & Prado, L. B. F. do. (2014). Síndrome das Pernas Inquietas e a estética barroca. Revista Neurociências, 22(3), 410–417. https://doi.org/10.34024/rnc.2014.v22.8080

Edição

Seção

Artigos Originais
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