Habilidades linguísticas de crianças usuárias de dispositivos auditivos: revisão narrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2023.v31.15686

Palavras-chave:

Audiologia, Desenvolvimento da Linguagem, Crianças, Auxiliares de Audição, Fonoaudiologia

Resumo

Objetivo. Avaliar, por meio de uma revisão de literatura, o desenvolvimento das habilidades linguísticas em crianças usuárias de Aparelho de Amplificação Sonora Individual ou Implante Coclear. Método. A busca de artigos científicos foi realizada nas bases de dados MedLine (Pubmed), LILACS, SciELO, Scopus, Web of Science e Bireme, sem restrição de idioma, período e localização. A pesquisa foi conduzida com a recuperação de artigos que respondiam à pergunta norteadora e, em seguida, foram avaliados pelo protocolo de pontuação qualitativa proposto por Pithon et al. (2015). Os artigos elegíveis foram analisados e quantificados de acordo com os critérios propostos, com juízes cegos nas etapas de recuperação. Inicialmente, foram selecionados 64 artigos, posteriormente dimensionados para 7 artigos para a análise final. Resultados. Os estudos indicam que graus maiores de perda auditiva estão associados a níveis linguísticos e de fala mais pobres e a intervenção auditiva é associada ao aumento na qualidade e acessibilidade das representações conceituais e melhora nas habilidades de linguagem oral e escrita. Conclusão. Um programa terapêutico bem estruturado em conjunto com dispositivos de amplificação do som adaptados precocemente e adequadamente de acordo com as necessidades de cada criança, permite o desenvolvimento de forma ampliada e eficiente das habilidades linguísticas narrativas, discursivas, pragmáticas e fonológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Werner LA. The Cambridge Encyclopedia of Child Development. Cambridge University Press; 2017; p.266-70. https://doi.org/10.1017/9781316216491.046

Tabaquim MD, Nardi CG, Ferrari JB, Moretti CN, Yamada MO, Bevilacqua MC. Avaliação do desenvolvimento cognitivo e afetivo-social de crianças com perda auditiva. Rev CEFAC 2013;15:1475-81. https://doi.org/10.1590/s1516-18462013005000051

Nunes AD, Silva CR, Balen SA, Souza DL, Barbosa IR. Prevalence of hearing impairment and associated factors in school-aged children and adolescents: a systematic review. Braz J Otorhinolaryngol 2019;85:244-53. https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2018.10.009

Penna LM, Lemos SM, Alves CR. Auditory and language skills of children using hearing aids. Braz J Otorhinolaryngol 2015;81:148-57. https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.05.034

Pereira EA, Gonçalves LF, Haas P, Paiva KM, Dutra APB. Perfil audiológico de crianças com distúrbio primário de linguagem. Rev Neurocienc 2021;29:1-26. https://doi.org/10.34024/rnc.2021.v29.12154

Baumgartner WD, Pok SM, Egelierler B, Franz P, Gstoettner W, Hamzavi J. The role of age in pediatric cochlear implantation. Int J Pediatr Otorhinolaryngol 2002;62:223-8. https://doi.org/10.1016/s0165-5876(01)00621-8

Bicas RD, Guijo LM, Delgado-Pinheiro EM. Oral communication and auditory skills of hearing impaired children and adolescents and the speech therapy rehabilitation process. Rev CEFAC 2017;19:465-74. https://doi.org/10.1590/1982-0216201719412516

Kutlu S, Ozkan HB, Yucel E. A study on the association of functional hearing behaviors with semantics, morphology and syntax in cochlear-implanted preschool children. Int J Pediatr Otorhinolaryngol 2021;148:110814. https://doi.org/10.1016/j.ijporl.2021.110814

Gouveia AS, Oliveira MM, Goulart AL, Azevedo MF, Perissinoto J. Desenvolvimento de linguagem e das habilidades auditivas em prematuros adequados e pequenos para a idade gestacional: idade cronológica entre 18 e 36 meses. CoDAS 2020;32:1-4. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20192018275

Bordin SM, Freire FM. Neurolinguística discursiva: contribuições para uma fonoaudiologia na área da linguagem. Cad Estud Linguisticos 2018;60:384-99. https://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8650677

Pithon MM, Sant’Anna LI, Baião FC, Santos RL, Coqueiro RD, Maia LC. Assessment of the effectiveness of mouthwashes in reducing cariogenic biofilm in orthodontic patients: A systematic review. J Dent 2015;43:297-308. https://doi.org/10.1016/j.jdent.2014.12.010

Jerger S, Damian MF, Tye-Murray N, Dougherty M, Mehta J, Spence M. Effects of Childhood Hearing Loss on Organization of Semantic Memory: Typicality and Relatedness. Ear Hear 2006;27:686-702. https://doi.org/10.1097/01.aud.0000240596.56622.0c

Law ZW, So LK. Phonological Abilities of Hearing-Impaired Cantonese-Speaking Children With Cochlear Implants or Hearing Aids. J Speech Lang Hear Res 2006;49:1342-53. https://doi.org/10.1044/1092-4388(2006/096)

Cupples L, Ching TY, Button L, Leigh G, Marnane V, Whitfield J, et al. Language and speech outcomes of children with hearing loss and additional disabilities: identifying the variables that influence performance at five years of age. Int J Audiol 2016;57(sup2):S93-104. https://doi.org/10.1080/14992027.2016.1228127

Wenrich KA, Davidson LS, Uchanski RM. Segmental and Suprasegmental Perception in Children Using Hearing Aids. J Am Acad Audiol 2017;28:901-12. https://doi.org/10.3766/jaaa.16105

Tomicic P, García del Solar G, Matute I, Drapela J, Marín F, Castro P. Evaluación de un programa piloto para trabajar habilidades narrativas en niños con hipoacusia usuarios de ayudas auditivas. Rev Chil Fonoaudiol 2020;19:1. https://doi.org/10.5354/0719-4692.2020.60184

Hidalgo C, Zécri A, Pesnot-Lerousseau J, Truy E, Roman S, Falk S, et al. Rhythmic Abilities of Children With Hearing Loss. Ear Amp Hear 2021;42:364-72. https://doi.org/10.1097/aud.0000000000000926

Pinkl J, Cash EK, Evans TC, Neijman T, Hamilton JW, Ferguson SD, et al. Short-Term Pediatric Acclimatization to Adaptive Hearing Aid Technology. Am J Audiol 2021;30:76-92. https://doi.org/10.1044/2020_aja-20-00073

Feldman HM. How Young Children Learn Language and Speech. Pediatr Rev 2019;40:398-411. https://doi.org/10.1542/pir.2017-0325

Resende AS, Santos CF, Silva KD, Coutinho DJ. A educação inclusiva da criança surda: quebra de barreiras atitudinais para uma educação de qualidade na rede regular de ensino. Braz J Dev 2019;5:32920-33. https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-349

Brotto D, Sorrentino F, Agostinelli A, Lovo E, Montino S, Trevisi P, et al. How great is the negative impact of masking and social distancing and how can we enhance communication skills in the elderly people? Aging Clin Exp Res 2021;33:1157-61. https://doi.org/10.1007/s40520-021-01830-1

Downloads

Publicado

2023-11-02

Como Citar

Burigo, L. S. P. ., Woide, L. K. ., Santos, T. V. dos ., Paiva, K. M. ., & Haas, P. (2023). Habilidades linguísticas de crianças usuárias de dispositivos auditivos: revisão narrativa. Revista Neurociências, 31, 1–24. https://doi.org/10.34024/rnc.2023.v31.15686

Edição

Seção

Artigos de Revisão
Recebido: 2023-09-25
Aceito: 2023-10-25
Publicado: 2023-11-02

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>