Musicoterapia em crianças institucionalizadas
DOI:
https://doi.org/10.34024/rnc.2022.v30.13992Palavras-chave:
Crianças em abrigo, Musicoterapia, Linguagem, Música, SocializaçãoResumo
Objetivo. Revisar a literatura a fim de se entender como a Musicoterapia está sendo utilizada com crianças que vivem em situação de abrigo. Método. Foi feita busca na base de dados PubMed, SCIELO e Google Acadêmico, com os descritores: “Musicoterapia” “Musicoterapia e Crianças em situação de abrigo”, “Crianças em situação de abrigo” e “Abrigo”. Foram excluídos artigos sobre menores infratores, crianças em situação de rua, abrigo como medida corretiva a atos infracionais, Musicoterapia voltada para professores e crianças em escolas. Resultados. Foram incluídas três pesquisas sobre Musicoterapia para crianças de 2 meses a 13 anos, acolhidas em lar temporário, oriundas de famílias desestabilizadas por problemas sociais, financeiros e/ou psicológicos. As crianças foram submetidas a experiência de musicoterapia e foi observada melhora na formação de vínculo, socialização, autoafirmação, autoestima, tomada de decisões e expressão de emoções. Conclusão. A musicoterapia é um importante instrumento de ensino e aprendizagem que facilita o desenvolvimento de habilidades sociais da criança. Observou-se que a música permitiu que a criança tivesse uma facilitação no seu desenvolvimento e aprendizagem.
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Aceito: 2022-11-22
Publicado: 2022-11-22