Avaliação de material impresso sobre Distúrbios de Sono para ação de educação em saúde pediátrica

  • Eleida Pereira Camargo Unifesp
  • Luciane Bizari Coin de Carvalho Unifesp
  • Lucila Bizari Fernandes do Prado Unifesp
  • Gilmar Fernandes do Prado Unifesp

Resumo

Introdução. A qualidade do sono influencia diretamente o desenvolvimento físico e emocional das crianças. Muitos materiais impressos têm sido elaborados para ações de educação em saúde, mas temos poucos dados estatisticamente sistematizados sobre a eficácia de Histórias em Quadrinhos junto a crianças. Objetivo. Avaliar a utilização da História em Quadrinhos (HQ) “Ronco Dorme em Casa” na ação de educação em saúde pediátrica testando sua eficiência junto a crianças de 6 a 10 anos de idade. Método. 548 crianças de 6 a 10 anos, matriculadas no ensino fundamental de escolas paulistanas das redes pública e privada responderam a 3 questões sobre Distúrbios de sono (teste). Segundo o modelo “Salomon 3 grupos”, os estudantes foram divididos em 3 grupos: Grupo Pós-HQ (que respondeu ao teste somente após a leitura da História em Quadrinhos) e Grupo Pré & Pós-HQ (que respondeu ao teste antes e depois da leitura da História em Quadrinhos). Resultados. As crianças apresentaram mais respostas corretas após a leitura da HQ comparadas as respostas antes da leitura (p<0,05 no geral; Questão 1: p<0,000001; Questão 2: p<0,000001 e Questão 3: p<0,000001). Nas respostas assinaladas após a leitura da HQ não houve diferença entre procedência escolar, sexo e idade, com exceção da questão 3, de maior complexidade, onde as crianças mais velhas (10 anos) obtiveram melhor desempenho. Conclusão. Os resultados apontaram a eficácia da HQ “Ronco Dorme em Casa” como coadjuvante na ação de educação em saúde pediátrica.

Publicado
2019-11-07
Como Citar
Camargo, E. P., Carvalho, L. B. C. de, Prado, L. B. F. do, & Prado, G. F. do. (2019). Avaliação de material impresso sobre Distúrbios de Sono para ação de educação em saúde pediátrica. Revista Neurociências, 24, 1-26. Recuperado de https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/view/9961
Seção
Artigos Originais

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##